Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Redução de Folhas em Ipês

cesar_alr28/04/2007 14:16
Redução de Folhas em Ipês
Bom amigos, gosttaria de algumas dicas de como reduzir as folhas de Ipês.

Obrigado a todos
EBREO28/04/2007 15:31
desfolha
AMIGO, Nos usamos a desfolha , duas vezes , durante o periodo PRIMAVERA VERAO. E deixamos ela num lugar diferenciado aonde ficam as plantas que recebem pouca rega. E pouco adubo tambem! ATT. LUCIANO.
EBREO28/04/2007 15:38
desfolha
AMIGO, Esta planta mostrada abaixo, sofre 4 desfolhas por ano! O tamanho da folha do IPE, na natureza , e um pouco maior que todo o conjunto desta planta!

Tem que ver esta belezura florida!
ATT. LUCIANO.
cesar_alr01/05/2007 09:38
Obrigado por responderem meu tópico , mas eu gostaria de saber qual técnica na opiniaõ de vc's é a mais eficaz.
Pois eu tenho aqui cerca de 15 mudas de Ipê Rosa e Branco que já está precisando a começar a ser trabalho
Ferreira01/05/2007 14:37
Redução foliar
Cesar

Eu acho que a resposta do Luciano (Ebreo) de usar a desfolha para reduzir as folhas está perfeita.

As outras possibilidades são a redução de água e a limitação de adubo, mas ambas são mais difíceis de serem aplicadas, pois exigem um controle preciso, senão a planta pode enfraquecer e morrer. Eu não uso e não recomendo nenhuma das duas.

Em minha opinião, a melhor maneira de reduzir as folhas é o bom cultivo acompanhado de regime de podas adequado à espécie, para melhorar a ramificação. Quanto mais ramificação, mais folhas podem ser obtidas, de forma que ao longo dos anos da formação do bonsai as folhas podem se tornar cada vez menores, pois a superfície foliar total é suficiente para suprir as necessidades da planta.

No entanto, acredito que esta técnica é difícil de aplicar em algumas espécies, como o Ipê, cuja ramificação normalmente é baixa. Por isso, depois do tronco formado, a desfolha apontada pelo Luciano deve ser a melhor opção para reduzir as folhas nas espécies de Ipê.
cesar_alr11/05/2007 19:25
Olá , amigos,

Bom eu não sei direito se foi por aqui que li algum tópico, mas existe uma tecnica que consiste em corta a folha em sentido de cruz, ou seja, ao meio mas mantendo a nervura principal da folha a qual duizem ser muito eficiente tambem. Que tecnica e essa ? Fuciona bem com Ipês ?