Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Como desenvolver rapidamente um Pinheiro Negro?

dusantos29/04/2007 15:55
Como desenvolver rapidamente um Pinheiro Negro?
Como fazer para minha muda se desenvolver rapido?

Abraços,
DuSantos.
nickyfury29/04/2007 17:06
bonsai
Dusantos,

A melhor maneira é acondicionar sua planta em um escorredor, com um substrato bem drenante (caco de telha+pedrisco, p.ex.), e alimentá-la bem com um bom adubo orgânico. 😄

Deverá ficar atento, observando o momento em que as raizes começarão a sair pelos orificios no fundo do escorredor, quando então colocará o escorredor sobre a superficie de um solo rico em matéria orgânica (terra granulada, pedrisco e adubo curtido (gado ou equino), continuando com a adubação continua (mensal ou a cada 45 dias).

O tempo minimo para se formar um bonsai razoável de PN, usando dessa ténica acima descrita, é de dez anos. 😄

Parece muito, mas não é, se voce se dispuser a tanto. Findo esse tempo, terá em mãos um excelente Pinus, quando então poderá dar inicio a formação estrutural (galhos e ramas), visando firmar o estilo pretendido, que irá permitir então a finalização de seu trabalho (em termos, vez que isso não tem fim, né?). 😄
dusantos29/04/2007 17:10
Mas ele ficaria os dez anos no escorredor?

Eu queria ate criar um topico para perguntar mas vou aproveitar e perguntar aqui mesmo.
Pra que serve colocar o escorredor torto na mamadeira.

DuSantos.
nickyfury29/04/2007 17:34
bonsai
Dusantos,

Desculpe minha falha. Ao observar a saida das raízes pelos orificios no fundo do escorredor, deverá então colocar o escorredor sobre o solo organico, contido dentro de uma bacia maior que o escorredor. Ao adubar, deverá colocar parte do adubo ainda no escorredor, mas a maior parte irá para a bacia. 😄

O escorredor ficará torto ao longo do tempo, mas não é para ser colocado assim inicialmente. Aliás, se possível, devemos tentar corrigir essa distorção, evitando que isso venha a ocorrer. Creio que isso se deva a que, ao misturar o substrato da bacia com o adubo organico curtido, acaba ficando uma parte com mais matéria organica que outra, atraindo então mais raízes para essa area, "puxando" o escorredor e provocando essa distorção. 😄

A planta irá ficar os dez anos no escorredor. O escorredor, ao longo desse tempo, sofrerá as condições climáticas, quando então irá até mesmo se desintegrar aos poucos. Enquanto isso, sempre que novas raízes sairem pelos orificios no fundo, vai se acondicionando o escorredor dentro de outro, ou de uma bacia. Quando essa tambem ficar se desmanchando, irá para dentro/cima de outra e assim, sucessivamente, até que sua planta esteja plenamente desenvolvida. 😄

Lembre-se que, para adequar o cultivo, é importante não deixar escorredor ou bacia sobre o solo, para que as raízes, ao sairem pelos furos do fundo, não cresçam no solo, o que irá dificultar sua retirada. Mestre Hidaka usa lajotas, apoiando as bacias sobre elas. Eu uso bancadas de cimento, mas o que importa é evitar o contato raizes/solo, ok? 😄

Isso permite que voce, ao longo desse tempo todo, vá fazendo as correções e trabalhos que julgar necessários, além do aporte hidrico via rega e de adubação, retirando as agulhas secas, verificando a presença de pragas e outras enfermidades, visando manter sua planta saudável, enquanto se desenvolve. 😄
dusantos29/04/2007 23:51
Re: bonsai
nickyfury escreveu:

A planta irá ficar os dez anos no escorredor. O escorredor, ao longo desse tempo, sofrerá as condições climáticas, quando então irá até mesmo se desintegrar aos poucos. Enquanto isso, sempre que novas raízes sairem pelos orificios no fundo, vai se acondicionando o escorredor dentro de outro, ou de uma bacia. Quando essa tambem ficar se desmanchando, irá para dentro/cima de outra e assim, sucessivamente, até que sua planta esteja plenamente desenvolvida. 😄

Não comprendi oq devo fazer quando o escorredor se desintegrar.
Devo colocar um escorredor dentro do outro?
Como vou tirar ele da bacia sendo que as raizes estão afundadas na terra?
Devo cortar as raizes?

O negocio de entortar o escorredor eu falei pq ja vi algumas fotos em que parece que o escorredor esta ate calçado por uma pedra ou coisa assim para ficar torto.
E ja vi tb vasos serem colocados tortos com alguma coisa calçando.

Abraços,
DuSantos.
nickyfury30/04/2007 04:32
bonsai
Dusantos,

Vamos por partes. Que tal, para iniciar, voce passar seu PN para um escorredor? 😉
dusantos30/04/2007 09:42
Eu to sem pedrisco mas assim que tiver eu vou mudar.
Mas to ate com medo.
Minhas plantas estão morrendo ou ficando doente.
Perdi um buxo por minha culpa, o shimpaku ta estranho, a azálea ta estranha, agora que meu pequi ta reagindo.
Vou benzer tudo.
Smoke30/04/2007 20:57
Plantei 7 sementes de Pn 1 mofou e 1 germinou e tá crescendo logo logo vou misturar areia tijolo e brita zero n1!

só que o problema é o seguinte eu moro em ape e não tem como colocar em escorredor e vou partir para o avso ou pote de sorvete de 2 l todo furado o que vcs me aconselham?

desculpa Dusantos pegar carona no seu topico 😮
fabianoscosta30/04/2007 21:02
Dusantos,

A benzedura funciona se vc tiver fé, muita fé! 😉

Abraço
Fabiano
dusantos01/05/2007 00:44
Eu tenho fé em mim e na natureza.
Espero que isso resolva.
hehehehhe...

Rapidinho elas estarão bem.

Abraços
fabianoscosta01/05/2007 11:26
Que bom amigo,
"fé demais" nunca é o bastante.
Você viu os yamadori do Nick de PN??
Ô Nick, dá mais uma canja e mostra aquela foto dos caixotes de madeira enfileirados...Dusantos, é de dar raiva de ver isso, mas é um colírio... 😂

Nick, vc vende essas esculturas? 😕 tenho que vender meu carro?? 😂
Doa? 😂

Abraço amigos,
Fabiano
dusantos01/05/2007 11:34
Com certeza vai dar tudo certo.
Eu tenho uma coisa boa que é:
Se dessa vez não der certo da proxima vai dar, se não der dinovo um dia eu sei que consigo.

Eu sou fotografo e já apanhei muito pra fazer minhas fotos.
É tudo uma questão de tecnica e paixão.
Paixão eu tenho, tecnica eu estou conseguindo com vocês que me ajudam.

Abraços