Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Mário A G Leal

Mário A G Leal24/03/2005 00:20
Mário A G Leal
Estou com esta árvore, LIGUSTRUM SINENSIS,há muitos anos e iniciei um trabalho de aramação em Fevereiro de 2004.

Em 1997 era assim:

Em 2004, diminui o tamanho pois o galho maior estava tendo problemas com brocas. Fiz algumas modelagens com arame e ancoragens
Vista de baixo e mostrando a parte de trás

Vista por trás

Vista pela frente

O vaso tem 50 cm de largura, cerâmica, feito à mão.
A árvore tem 45cm de altura. O tronco maior tem 7cm. Todos juntos, pois é a mesma árvore, 20cm.

Acredito que a frente não fique definitivamente como apontada acima. É uma questão de tempo. Com o intuíto de participar estou expondo esta árvore da qual tinha estas fotos.
jackson24/03/2005 05:55
Sr. Mário,

Neste seu trabalho, vc conseguiu transmitir para nós a grandeza da natureza em um pequeno pedaço desta. Um belo trabalho que, só é possível ser realizado quando se coloca o próprio sentimento .

[]s

Jackson
Sergivaldo24/03/2005 08:04
Olá Mário,

É sempre muito bom poder apreciar seu trabalho e, através dessa árvore, percebe-se toda sua sensibilidade.

Gostei por demais da imponência desse seu bonsai e fiquei curioso para saber qual a espécie.

Parabéns, amigo!!!

Sergivaldo
Mário A G Leal24/03/2005 08:20
Jackson, obrigado pelas palavras

Sergivaldo, já corrigi a minha falha. A árvore é um Ligustrum Sinensis. Obrigado pela observação.
Felipe Frango Zappala24/03/2005 09:14
Olá Mário,

Excelente trabalho.
A foto com o céu ao fundo ficou bastante expressiva.
Abraços.
Charles24/03/2005 09:30
Re: Mário A G Leal
Oi Mario, tudo bem?

Muito legal mesmo!!!
Sabe de uma coisa?.... Esse bonsai tem sua "marca registrada".... !
Digo isso porque, embora seja um bonsai, tem um certo ar de paisagem completa.... tal como seus conhecidos penjing...
Até o musgo e o vaso se mesclando contribuem para essa sensação...

Parabéns....
Charles
Daniel.Viterbo24/03/2005 09:58
Grande professor Mário,
Simplesmente maravilhoso seu trabalho. Saiba que sou um grande admirador dos seus trabalhos, pois são realmente dignos de grandes profissionais.

Grande abraço,
Daniel
Lando24/03/2005 12:50
Mário,

Quando olho para seu bonsai, tenho a sensação de estar olhando para uma árvore gigantesca!

Meu espírito compreende sua arte como um penjing, porque vejo um quadro de uma paisagem... O formato natural da planta (sem a preocupação com um padrão); a elevação do substrato formando um morro; o conjunto inteiro me causa essa impressão.

Curto deveras esse estilo.

Majestoso trabalho - arrebatou-me.

Meus parabéns!

Um grande abraço.

Até mais,

Orlando (Lando)
Mário A G Leal24/03/2005 16:59
Felipe, Charles, Daniel e Lando, é muito bom quando de alguma forma nosso trabalho agrada. Sei que não tenho o desenho do artista do bonsai pois, como já disse, é um dom. Tem lá um modo chinês este trabalho.
Antonio Castro24/03/2005 17:14
Olá Mário Leal,

Como já foi aqui referido, realmente dá ares de "Penjing", e por sinal com um realismo espetacular, ao transmitir uma sensação de que poderia ter sido retirado de um qualquer monte na natureza.

É sempre um um prazer poder apreciar mais um dos seus trabalhos.

Mtos. Parabéns.... 😄

[ ]s

Castro
Mário A G Leal24/03/2005 17:58
Antonio Castro, é uma árvore interessante. Valeu pelas palavras. Incentivam acima de tudo!
Alexandre S. Coelho24/03/2005 19:06
Parabéns amigo Mário !!!

Bela árvore... e como já foi dito antes, naquela segunda foto podemos ''viajar'' e nos imaginar sentados a sombra deste exemplar... !!!

abraços
andre24/03/2005 21:28
belo exemplar.

pelo acompanha mento das fotos esta cada dia mais belo.

parabens.
andre24/03/2005 21:29
belo exemplar.

pelo acompanhamento das fotos esta cada dia mais belo.

parabens.
MARCIO ROLDÃO24/03/2005 22:01
Impresionante
MÁRIO
Esse trabalho é muito belo, da impressão de uma árvore velha isso mostra porque você é bonsaísta de renome intenacional.
gosto muito do seu trabalho como artista e de divulgação da arte bonsai , isso é uma virtude de poucos
abraços Márcio roldão
Mário A G Leal24/03/2005 22:12
Alexandre, é muito bom quando nossa árvore passa alguma impressão.
Valeu André!
Márcio, na verdade requer um pouco de esforço isto de divulgar e manter a Arte Bonsai disponível a todos. É na verdade quase um sacerdócio e, muitas vezes é cansativo e, porque não dizer, bastante solitário, visto que toda a divulgação sempre foi feita, desenvolvida e, o mais difícil, mantida por mim. Agora com o Fórum, percebo quantas pessoas podem estar ajudando.
Quanto a árvore estou trabalhando aos poucos.
Obrigado a todos!
Cissa28/03/2005 16:29
Olá Mário!

Belíssimo trabalho!!!!
Realmente a sensação de estar na natureza é demais!!!!!
Parabéns.

Abração
Cecilia
Mário A G Leal29/03/2005 12:53
Cissa, esta árvore está caminhando para uma nova definição em breve. O problema no tronco maior corrompeu bastante sua estrutura. Assim que alterá-la vou postar.
Cláudio C. Ratto30/03/2005 10:28
Mário,

Muito legal ver num só bonsai tanta expressão do penjing........aquela foto com o céu então ficou muito boa mesmo !

Parabéns !
Mário A G Leal30/03/2005 21:28
Cláudio, é sempre muito agradável quando percebem que nosso trabalho tem características próprias.
Valeu!
Baduuuu02/04/2005 21:08
Muito bonitio essa planta...

Meus parabens mario.

Abraços
sergiofilipi09/05/2005 18:11
REALMENTE UM MESTRE, AGORA TAMBEM NA ARTE DE FOTOGRAFAR.

GRANDE MARIO PARABÉNS

FILIPI
Mário A G Leal09/05/2005 18:58
Badu, Sergio, é um trabalho que vai se desenvolvendo e nos proporcionando alegria.