Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Shimpaku início de trabalho

Paulo Henrique de S. Garc30/04/2007 20:27
Shimpaku início de trabalho
Olá a todos...
Hoje, em mais um tour por um viveiro, não resisti e comprei mais um shimpaku, é uma muda boa, com um tronco de aproximadamente uns 3cm e possue três galhos grossos, meio na horizontal. Gostaria de saber se posso começar a trabalhar com ele, ir aramando e iniciar as podas. Não farei nenhuma poda muito drástica, porém quero diminuir o tamanho dos galhos, pois estuo querenfo fazer um shohim de troncos múltiplos. Será que posso começar ou terei que conter minha ansiedade até o inverno?

Um grande abraço a todos e

Té mais...
nickyfury30/04/2007 22:35
bonsai
Paulo,

Conquanto voce não pode as raízes, nem reenvase seu shimpaku, outros trabalhos como pinçagem, poda e aramagem não tem problema fazer. Fique atento apenas para não apertar demais o arame, e acompanhar o desenvolvimento da planta, afim de evitar que o arame constrinja demais e marque galho ou tronco em demasia. 😄

Antes de cortar, uma vez que voce pretende formar um shohin, seria interessante aramar todos os galhos, mesmo os menores, e dar-lhes movimentos bem acentuados, o que irá permitir que, ao invés de estar cortando, voce os use descascados, para fazer lindos jin, que tornarão sua planta mais atrativa, visualmente falando. 😄

Mas se ainda assim decidir cortar, arame tambem. Ao cortar, poderá estaquear e fazer suas próprias mudas, enterrando as estaquinhas em areia, que graças ao trabalho de aramagem, terão um belo movimento inicial. 😄
Paulo Henrique de S. Garc02/05/2007 22:36
Nicky,
obrigado pelas dicas. Quanto as estacas, no shimpaku qual tipo de estaca a ser feito: ponteiro, lenhosa ou semilenhosa?
Ps.: comecei a aramação e estou gostando dos resultados...

Um grande abraço e

Té mais...
joaoporto03/05/2007 14:44
o shimpaku pega fácil de estacas de ponteira de até a grossura de um lápis, plante em areia fina e deixe no sol.