Felipe,
Desculpe se não respondi logo. Olha o que fiz foi puxar uma mangueira emborrachada, mais resistente, de 3/4 desde a saída da caixa de agua (3 mil litros), até próximo do viveiro. Acoplei uma conexão tipo "T", sendo que na parte maior dessa, está ligada a mangueira que vem da caixa. Nas duas pontas do "T" coloquei duas mangueiras de cada lado. Mesma medida: 3/4, fechadas com tampão no final. Ao longo dessas mangueiras, coloquei outras conexões do mesmo tipo "T" sendo que nas extremidades maiores desse "T" estão as mangueiras que seguem por dentro das fileiras. Veja só: coloquei uma no espaço entre uma bancada e outra, pulei o espaço seguinte, colocando no outro, e assim sucessivamente. São ao todo cinco mangueiras para cada duas bancadas ou duas fileiras.
Na ponta dessas mangueiras, acondicionei um tipo de torneira metálica com entrada e saída, conhecida por registro. A alavanca que aciona é comprida e abre apenas acionada para uma posição, de maneira que não ocorra nenhum acidente e a abra sem querer. Na ponta, adicionei mais um pedaço de mangueira 3/4, onde encaixo o esguicho, do tipo chuveirinho japones, vendido nas lojas de bonsai, como a Nipon, Bonsai Brasil, dentre outras.
Apesar do volume da caixa de agua, gasto em torno de 300 litros por irrigação, que faço apenas no final da tarde. A cada vez que termino uma fileira, retiro a conexão tipo chuveirinho japones, acoplando-a na saída seguinte, fechando antes a "torneira". Assim, passo para a outra mangueira, sucessivamente, até terminar todo o processo. Gasto em média de 45 minutos para irrigar todo o viveiro.
Veja uma parte do meu viveiro para voce entender como fiz com as mangueiras:
Colocando as mangueiras da forma que falei, irrigo tudo sem a necessidade de estar levando a mangueira de um lado para o outro, o que só demanda mais tempo e atropelos, vez que fazendo isso, a mangueira "agarra" ou fica presa em alguma planta no solo, ou se prende nas colunas de sustentação das bancadas. Com a disposição que fiz isso não acontece. 😄
A ducha que uso é parecida com essa:
O sistema automático indicado por alguns colegas é extremamente prático e mais barato que o meu. Por outro lado, onde moro ocorre com frequencia queda de energia, faltando luz às vezes. Então, numa situação dessas, estando ausente no momento em que isso ocorrer e não tomando conhecimento de maneira a acionar meu "auxiliar", as plantas, após um dia inteiro expostas ao sol tórrido e ao calor intensos que faz por aqui, ficarão sem reposição hidrica. As maiores, em bacias e vasos grandes, não sofrerão tanto, mas as menores, e minhas bandejas com os minis bonsai, certamente terão perdas. Então, em razão disso, não pude usar o sistema automático, que sem duvida nenhuma é bem menos trabalhoso que o meu. 🙁 🙁 🙁
Cada um faz como pode e da maneira que atenda às suas necessidades, não é mesmo? 😉