Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Vaso compacto de grande efeito visual

duprat01/05/2007 07:20
Vaso compacto de grande efeito visual

Amigos foristas,
estava a dar uma volta pelo art of bonsai e não resisti em comentar aqui este velo bonsai. Achei genial a relação do vaso com a arvore. O vaso socado meio pequeno mas com a mesma profundidade da largura do tronco.
A textura muito parecida assim como a cor criaram uma relação intima entre os tronco e vaso. a cobertura do solo ativou uma forte relacao entre a forma e proporção do vaso e a forma e proporção do trabalho feito nas copas.
Vaso compacto e no limete de dar estabilidade visual ao conjunto.
Original e de muito bom gosto. Deu um encanto ainda maior a bela árvore.

Aliais , que estilo é esse? (brincadeirinha)
bergson01/05/2007 07:33
Duprat,

Integração perfeita, entre o vaso e a planta!
Ricardo Paiva01/05/2007 09:10
Realmente muito bonito o conjunto.
Eu gosto muito de vasos rústicos e este ficou perfeito sendo tão semelhante a textura do tronco deste larix.
Pela relação tamanho do vaso e tamanho da planta, o controle de rega e adubação deve ser muito cuidadoso.

Vale Duprat.

Abraços
sergioturbo1001/05/2007 09:19
Muito bonito o vaso! olhei bastante essa foto, de cara me pareceu perfeito, mas ao olhar mais um pouco... o vaso me pareceu pequeno!

quanto ao estilo...

"O estilo deste bonsai é o surpreendente. É o simplesmente belo."
Dilomar Copette - Bonsaista SM

abraços
Edmar Claudio M. da Silva01/05/2007 10:14
Vaso compacto!
Só para efeito de comparação visual fiz esse esboço no paint. O que acham agora?
bergson01/05/2007 10:24
Edmar,

Para mim perde a harmonia do conjunto, desequilibra a composição!
sergioturbo1001/05/2007 11:29
Tenho a impressão que a planta da primeira foto esta para cair a qualquer momento! ela parece ser mais pesada que o vaso.
nickyfury01/05/2007 15:07
bonsai
Sergio,

É exatamente nessa falsa impressão de desequilibrio vaso/planta que reside a harmonia perfeita desse lindo bonsai. 😄

Há uma interação total entre a construção dessa bela árvore e o recipiente que a contém!!! Sem dúvida, ainda temos muito a aprender sobre essa nobre arte.

Comparando com a montagem feita pelo colega Edmar, todos concordamos que o primeiro vaso é o mais adequado, visualmente falando.

O interessante é que se fosse qualquer de nós a compor esse quadro, certamente optariamos por um vaso retangular, com bordas assimétricas e leve relevo, numa cor marrom ou ocre. Ninguem iria usar um vaso redondo como o da foto, nem por brincadeira, diga-se. 😲

Eis um modelo Tokoname, que poderíamos usar:

sergioturbo1001/05/2007 15:58
Não há como questionar a combinação quase perfeita do vaso e da planta.

Agora pelo menos para mim não é ilusão de ótica não! tá desequilibrado mesmo.(mais isso é ponto de vista meu, quem sabe depois mude de ideia)

A edição feita, distorceu muito as caracteristicas do vaso, então não há como comparar sem ter prejuizo.

Se alguem que manipule bem imagens no photoshop ampliasse o vaso ficaria mais justo a comparação.
nickyfury01/05/2007 16:04
bonsai
Sergio,

Tenho uma idéia melhor. O amigo Duprat apresentou tempos atrás um programinha ótimo para esse tipo de dúvida, sobre qual o vaso mais adequado para qual tipo ou estilo de planta. 😄

Duprat, que tal fazer umas alterações com esse programinha e postar os resultados aqui, para que tenhamos a oportunidade de estar verificando qual seria o mais indicado? 😲
fabianoscosta01/05/2007 16:33
OI

Na minha humilde opinião, se tivesse um vaso tokoname desses do Nick, com a textura que aquele redondo tem, acho que ficaria perfeito!

Abraço
Fabiano
duprat01/05/2007 23:14
Bem acho isso tudo desnecessário mas ...

no primeiro senti necessidade de diminuir a profundidade.

particularmente permaneço preferindo o original
bergson02/05/2007 06:09
Duprat,

Cocordo plenamente com você, o original está perfeito!
Ferreira02/05/2007 08:48
Excesso de vaso
Pessoal

Eu também manteria o original, pois nenhuma das simulações utilizou a recomendação de que o vaso tenha no máximo 2/3 da largura da copa. Em minha opinião, em todas as simulações a planta foi ofuscada pelo excesso de vaso.
Ricardo Paiva02/05/2007 08:56
Também ficou com o Duprat, Bergson e Ferreira.
O equilíbrio está perfeito e as simulações valorizaram mais o vaso do que a planta. O vaso deve ser complemento, não elemento principal do conjunto.

Muito bom este exercício.

Abraços
nickyfury02/05/2007 14:05
bonsai
Duprat,

Obrigado pela ajuda, com esse seu programinha. Mas era apenas para dirimir essa questão mesmo. 😄

Eu tambem prefiro o original. 😄

Ricardo, o colega pode ver, mas o vaso, nesse caso, não é complemento, mas sim elemento principal, como ficou patente pelas substituições sugeridas. 😄 Tanto é assim, que o trabalho original foi escolhido pela maioria, que preferiu manter o vaso postado 😄
fabianoscosta02/05/2007 18:12
eeeeeeeeeeeee

GANHA EM DISPARADA O ORIGINAL!!!!

Tô com vcs, realmente fica vaso demais!

Sabemos que as regras são para uniformizar e desarmar grandes equívocos, digamos assim, mas quem sabe, sabe! Pode fazê-lo sem pestanejar, não é verdade?

Abraço
Fabiano
Alexandre S. Coelho02/05/2007 23:06
Pessoal

Gostei demais deste tópico, bastante didático ❗

...ah! O bonsai em questão é lindo!!!

abraços