Quixabeira de estrada
Ferreira01/05/2007 20:54
Quixabeira de estrada
Pessoal
Na beira de uma estrada no sertão, um arbusto raquítico de futuro incerto...
Tomando seu futuro nas mãos, depois de enfrentar um formigueiro furioso..
Apenas exatos 6 meses depois, já recuperada, graças às formigas que aeraram as raízes e à Rejane e Jairo (Aldeia Bonsai), que regaram generosamente...
Detalhe da base dupla...
Primeira poda, início da estilização como tronco duplo inclinado...
A quixabeira (
Bumelia sertorum) é uma nativa do sertão muito utilizada na medicina popular. Pertence à família
Sapotaceae e possui folhas pequenas (até 2 cm) e muitos espinhos. Aguardo por sugestões e projeções dos colegas para conduzir a formação deste exemplar.
darkaso01/05/2007 21:15
Ferreira,
ela lembra a piracanta, legal ser produto nacional. Boa aquisição. O caminho é esse mesmo, vai ficar muito bom. A planta tem um movimento interessante e vai ter um futuro brilhante nas suas mãos.
T+
Ferreira01/05/2007 21:19
Darkaso
Realmente a quixabeira lembra muito a piracanta, pois as folhas são pequenas e com formato parecido, embora mais lisas e um pouco mais espessas. Mas os espinhos, são muito mais dolorosos... experiência própria!
EBREO01/05/2007 22:01
quixabeira
FERREIRA, Aonde eu nasci tinha muita QUIXABEIRA! Sei que tem uso medicinal, nao lembro qual!?! Mas te parabenizo pelo belo exemplar e pelo futuro que sei que ela tera!!! DEMAIS!!! Isto e na area de TORITAMA ou mais pra dentro do AGRESTE? ATT. LUCIANO.
Ferreira01/05/2007 22:25
Valeu todo o esforço
Luciano
Quanto ao uso medicinal, você sabe como é, vai desde dor de barriga até contraceptivo. Ela tem vários princípios ativos.
Esta foi do sertão brabo mesmo, em Sera Talhada, minha cidade natal. Em uma excursão aproveitei o único horário vago (meio-dia, sem almoço!) e coletei com sol a pino. Depois carreguei o bolo no ombro por 1 km, até o alojamento. Era assim, ou nada. Mas valeu!
EBREO01/05/2007 23:24
local
FERREIRA, Da para descrever a visao de quando tu vai chegando em SERRA TALHADA? Aquele visual!!!!Se for ao entardecer, ai a coisa e para poeta!!! Mas antes que eu tenha um ataque de saudades, voltemos a planta! CARA, o contraste de cor entre as folhas e tronco , e demais!!! E o tamanho das folhas? Ela frutifica!!! Nao consigo parar de pensar nas infinitas possibilidades dela na arte do bonsai! PARABENS!!! ATT. LUCIANO.
Ferreira01/05/2007 23:47
Luciano
Eu acho que o antigo nome da cidade, Vila Bela, era mais condizente com a beleza natural da região. Muito seca, quente e... bela.
Acredito que algumas plantas nordestinas, incluindo quixabeira, juazeiro, umburana, umbuzeiro e cajazeiro, ainda vão dar muito o que falar. Isso sem apresentar a pitombeira e a mangabeira (dificílima de cultivar). O mundo ainda vai conhecê-las!
Um abraço,
EBREO02/05/2007 00:05
plantas
FERREIRA, Tu ja viu coisa mais bela que um UMBUZEIRO? Aquela copa fantastica e ramificaçao linda ,as folhas pequenas e deliciosas! Ja disputei com muito cabrito aquelas folhas durante as andanças na CAATINGA! Na minha cidade havia um JUAZEIRO, que quando foi abaixo para construçao de uma rodoviaria, muita gente chorou! E as CAJAZEIRAS? OS MULUNGUS? ATT. LUCIANO. PS. Aquela paisagem do começo da materia , doeu de saudades!!!
EBREO02/05/2007 12:56
planta
FERREIRA, Ja vi este topico no minimo , umas 10 vezes! Talvez por saudades do agreste,talvez por admirar demais este exemplar! ATT. LUCIANO.
Ferreira02/05/2007 15:32
Luciano
Este exemplar foi coletado de improviso. Agora, imagine a qualidade dos que poderão ser coletados com planejamento!
EBREO02/05/2007 16:23
coleta
FERREIRA, Se fores preprado para uma coleta na area mencionada. Certamente teras surpresas e traras muita coisa acima do que planejas! ATT. LUCIANO.
Alexandre S. Coelho03/05/2007 00:18
Êpa... acho que já ví esta planta 🙄 😈 ❗ ❓ 😂
Ferreira meu amigo
parece que está começando muito bem esta transformação ❗
abraços
Ferreira03/05/2007 12:28
Sr Presidente
Meu amigo Alexandre,
meu Presidente (plagiando a querida Ângela):
Sua aprovação me faz ter ainda mais fé no futuro desta planta. Discutiremos as possibilidades ao vivo, no próximo encontro da APB. Contarei com sua experiência prática e competência neste trabalho.
Grande abraço,
Angela Fernandes03/05/2007 12:36
Alô crianças !!!!!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂
Ferreira - O MODERADOR - bela planta......como sempre, nós do sudeste desse imenso Brasil não conhecemos estas plantas que você e meu afilhado tanto falam.....
Ferreira......vocês deveriam EXPORTAR para nós estas maravilhas !!!!!!
Que planta interessante !!!!!!!!!!
Numa das fotos aparece um uro natural ou "formigal" muito legal e
Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
Ferreira03/05/2007 13:42
Cara Ângela
Obrigado pelas palavras. Também gosto muito da quixabeira, pois lembra a minha infância: o fruto é doce e saboroso, mas deixa os lábios colados pelo látex!
Quanto a exportar, acredito que em breve isso poderá ser feito por nossos colegas viveiristas, pois eu sou somente um entusiasta de apartamento. Mas eu desejo que isto aconteça, para que possamos ter com esta espécie exemplares magníficos.
Pois é, as formigas terminaram ajudando, pois o buraco do formigueiro criou um sistema de aeração das raízes. Acredito que isso ajudou bastante na recuperação, pois normalmente as raízes desta espécie são muito profundas, para buscar umidade no sertão seco, dificultando a coleta.
Um abraço,
Angela Fernandes03/05/2007 19:12
Alô crianças !!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂
Ferreira - O MODERADOR - espero que os viveiristas providenciem logo a "exportação".........
Sou a primeira da fila e tenho privilégios em virtude da idade....lembrem-se que a pessoa idosa tem preferência..
Ganharei mais essa ....hihihihihi
Angela Fernandes
EBREO03/05/2007 20:34
planta
MADRINHA, E pensar que esta arvore e extremamente comum no nordeste! sao pequenas atitudes assim , que dao a maior levantada de bola numa especie vegetal! Haja visto as caliandras , paus mulatos, araças e etc.... A minha maior aspiraçao e ver UMBUs , sendo trabalhados como eles sao na natureza! Parabens!!! ATT. LUCIANO. Ps. A paisagem mostrada pelo moderador e que causa um impacto gigantesco nos foristas agrestinos e nordestinos! saudade!!!
Ferreira03/05/2007 22:53
Fotos
Luciano
As fotos iniciais estão muito ruins, pois estão contra o sol (e contra as técnicas da fotografia!). O problema é que eu não podia ficar na posição correta, para não ser atropelado por um caminhão ou torrar o pescoço ao sol inclemente do meio-dia. Quando for possível voltar à região, farei algumas fotos para você matar a saudade.
EBREO15/05/2007 13:24
planta
Ferreira Conterraneo, Como esta a planta? Quando fores a Serra Talhada, para coletar. Tira umas fotos do lugar, pra deixar os agrestinos e sertanejos morrendo de saudades! Att. Luciano.
fabianoscosta15/05/2007 19:11
Ferreira, só agora vi este tópico!!!
Que legal cara, você tem realmente espírito yamadori, para caminhar 1Km no sol com uma planta dessas nas costas, com espinhos...cara, quando eu for pro mato coletar alguma planta grande e espinhenta, vou te chamar, vc tem muita prática e dom pra isso! 😂 😈 😂 😂
Amigo, vc salvou aquela planta e ainda puxou mais uma opção para o bonsai, com isso vc realmente contribui tanto para a natureza, qto para a arte, e sem dizer para a coitada que iria ficar lá desprezada até seus últimos momentos...
Fiquei pensando: qtos mais estão lá...esperando um ombro amigo para carregá-las, se precisar, me chame!
Abração querido amigo
Fabiano
Ferreira15/05/2007 20:45
Salvando
Fabiano
Eu estou sempre disposto a uma coleta de salvamento. Mas meu trabalho não me permite muito tempo para sair em viagem. Tenho que aproveitar quando há uma excursão e usar o único horário livre: meio-dia, sol na vertical!
Muito obrigado por suas palavras. Quem sabe, se o apagão aéreo for resolvido pela CPI, pode vir por aí a Ponte Aérea Yamadori Sertanejo!
Angela Fernandes15/05/2007 21:37
Alô crianças !!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂
Só urubuservando os tópicos e revendo as maravilhas postadas aki....
Ferreira - O MODERADOR - como anda esta planta ???? Já fez algum trabalho nela ?????
Aguardo fotos e
Angela Fernandes
Ferreira15/05/2007 21:48
Brotos
Cara Ângela
A quixabeira vai muito bem, com boa saúde e aparecendo novas brotações. Ela está tomando sol na Aldeia Bonsai, da minha professora de bonsai Rejane Liberal. Acho que só vou mexer com ela novamente daqui uns 3 meses. Mas sempre que puder, colocarei fotos dela por aqui.
Ferreira15/07/2007 11:57
Ressuscitamento
Pessoal
Estou ressuscitando este tópico, para mostrar uma foto mais atual da planta e um belo projeto "
made by Luciano Ebreo", nosso colega forista.
Foto em 05/07/07:
Projeto "
by Ebreo":
Eu gostei muito do projeto, que me lembrou uma daquelas lindas e velhas oliveiras européias. Acho que os uros (ou grandes cicatrizes de poda) que o Luciano imaginou deram um melhor aspecto de idade avançada do que os jins que eu imaginei fazer. Até a época de executar o projeto ainda vou decidir se removo o segundo tronco, que estava na minha idéia inicial para estilização. Espero opiniões para me ajudar a decidir.
darkaso15/07/2007 18:28
Ferreira,
realmente a possibilidade é muito boa. Esta projeção é completamente possível com os novos brotos que ela deu. Te recomendo seguir o projeto.
Vai demorar um pouco para chegar ao nível do segundo uro e a copa acima dele, mas a paciência é uma virtude dos bonsaístas.
T+