Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus - equilibrio de ramos

duprat02/05/2007 04:25
Ficus - equilibrio de ramos
Pessoal tenho uma nova dúvida.
Ficus benjamim se não me engano. Depois de perder uns galhos tentando arramar ficou assim.
Desconsideram o conjunto. Vai para o escorredor e para o chão pois para ficar minimamente razoavel precisa de um tronco umas três vezes mais largo.
A forma que consegui apontar foi esta que ai está. Mas para que ela funcione.... daqui a alguns anos quando o tronco engrossar.... preciso que o galho mais baixo e a frente, tenha a mesma grossura do que está logo atrás e acima. Qual seria o procedimento ideal para equilibrar a espessura dos dois galhos?

Ricardo Paiva02/05/2007 07:04
Olá Duprat.

Pode o mais grosso e deixe crescer os demais.

Abraços
Sambarilove02/05/2007 11:18
Não sei como fazê-lo, mas a resposta acima não satisfaz à pergunta.
Ferreira02/05/2007 11:47
Sambarilove

Quanto mais podamos um ramo, mais tempo ele necessita para voltar a crescer, enquanto o ramo não podado continua o crescimento normal. Assim, pode-se estabelecer o desejado equilíbrio de crescimento entre ramos. Portanto, na minha opinião, a resposta do Ricardo Paiva está perfeita.
darkaso03/05/2007 18:35
Amigos,

a resposta do Ricardo está corretíssima. Também uso a mesma coisa e dá certo, inclusive para raízes.

T+
duprat03/05/2007 20:16
Desculpem a pergunta meio basica. Na hora em que estamos com a tesoura surgem as duvidas. Mais ou menos eu imaginava isso mas em verdade a duvida era se havia algum principio basico.

O ramo de tras tem ja uma forma que gostei e fiquei a imaginar em começar a formar sua copa e deixar o outro crescer. Mas ao podar o ramo tende a encher. e assim um ramo pequeno mas cheio de folhas tende a engrossar tal como um grande mais ralo. Assim penso em podar na forma o ramo de tras mas mante-lo com o minimo de folhar ate o outro engorssar.
Creio que é isso não? bem se alguem achar que existe outro processo ou que este ta errado por favor se manifeste ok.
Agradeço a ajuda de todos.
darkaso03/05/2007 22:56
Duprat,

se fizer a poda e ele encher, para o "engrossamento" do galho será necessário deixar crescer os ramos que se multiplicaram. Assim dará a mesma possibilidade sim, mas com uma naturalidade maior no caso que você citou.

T+