Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

UMBURANA IDOSA.

CELSO RUBENS03/05/2007 10:21
UMBURANA IDOSA.
Umburana idosa.

Caros e caras foristas:

por favor acessem o endereço abaixo pois ainda não consegui colocar as fotos diretamente no texto. Socorro Glauco... 😢

Obrigado, Celso Rubens.

http://br.msnusers.com/cerubonsai/umburanamadeiraexposta.msnw
Renan Campara Braido03/05/2007 11:13
Maravilha de trabalho!

Gostei muito do Shari!!!

Em breve será um SHOW completo. 😄
CELSO RUBENS03/05/2007 11:46
Obrigado Renan pela apreciação.

Aproveitei ver suas galerias... belos exemplares!

Tem até uma figueira com shari central que desenvolvido, ficará parecido com o desta Umburana, não é?

Celso Rubens.
Renan Campara Braido03/05/2007 11:58
Poxa Celso, infelizmente não... 😂 Aquele Figo está no céu dos Bonsai... os cupins atacaram de novo e ai não teve jeito... 😢 😢

Mas de qualquer forma, obrigado pelo comentário sobre as outras plantas... 😄
Ferreira03/05/2007 12:09
Celso

Fantástica sua umburana!
Angela Fernandes03/05/2007 12:20
Alô crianças !!!!!!!!!!! 😂 😂 😂

Bela planta.....estava crente que era uma parceira minha ......que decepção..... brincadeirinha.......

Celso, como você chama de idosa esta menina na flor da idade ?????

Belíssima esta umburana.

Qual a altura dela ?????

Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
CELSO RUBENS03/05/2007 12:40
Meu caro Ferreira,

o texto abaixo não tem nada a ver com sua apreciação, a qual muito lhe agradeço.

Trata-se de reflexão antiga que agora escrevo:

As vezes sinto que sou injusto...

na verdade penso como sendo minha, esta Umburana...

que foi criada e trabalhada pela natureza,
talvez aí, por meio século,

vinda de uma semente,
criada no rigor da caatinga,
machucada pela seca
e inundada pelas águas do inverno,
quase rachada em duas...

Escolhida,
colhida
e resguardada
há mais de 15 anos
pelo meu caro Emmanuel...

E eu me aposso dela, por alguns trocados,
e em um único mês
dou-lhe uns retoques de sofisticação
raspo-lhe as folhas,
corto-lhe os galhos de defesa,
forço o brotamento de suas folhas
faço a maquiage, de suas madeiras mortas,
dou-lhe um banho e
fotografo bonitinho...

"Minha planta" vai a público,
e eu recebo elogios...

Será justo ???

Celso Rubens.
CELSO RUBENS03/05/2007 12:47
Caríssima Angela Fernandes,

Muito obrigado pela sua aprovação!

A Senhorita Umburana tem 50 cm, sem salto alto... 😛
Dizem que tem 50 anos, mas está tão conservada,
que ninguem lhe dá mais de 35... ❗

Um abraço amigo,

Celso Rubens.
Ferreira03/05/2007 13:11
Celso

Eu também penso que às vezes abusamos do possessivo. Mas como a umburana pertence à natureza e você também, acho que um possui o outro. Adorei a sua composição, que revela que você é um artista completo, do visual e das palavras. Parabéns pela umburana e pelo poema!
Angela Fernandes03/05/2007 13:38
Alô crianças !!!!!!!!!!! 😂 😂 😂

Valeu pelos dados Celso - O POETA - !!!!!!!!!!!

Esta planta vai ficar show !!!!!!!!

Algum forista deveria levar para Ribeirão uma umburana !!!!!!!!!!!

Seria o máximo e

Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
nickyfury03/05/2007 21:44
bonsai
Celso,

Faço coro aos demais colegas. Sua planta é muito linda. Parabens por sua ótima aquisição. 😄

Como voce mesmo disse, falta bem pouco para finalizar esse trabalho. É só formar a estruturação da parte aerea. Creio que uma copa onde o volume de massa verde está maior (galho da direita, na 1.a foto), e uma copa no galho que parece ser o apice, é o mais razoável, eliminando a massa verde no centro, para deixar o shari bem destacado, vez que ele, por si só, dá todo um toque especial para essa planta. 😄

Gostaria, se possível, de visualizar sua planta por outros angulos. Poderia postar novas fotos mostrando a parte de trás e as laterais? Ficaria mais facil sugerir algo mais adequado tendo esses angulos a vista. 😄
CELSO RUBENS03/05/2007 22:09
Isso mesmo caro Nick :

estava com idéia de desenvolver a massa foliar à esquerda (da foto) e diminuir embaixo as folhas da direita (na foto). A diminuição ao centro para realçar o shari, não tinha me ocorrido.

Provavelmente esta será minha primeira atitude.

Postarei em alguns dias a modificação e as fotos de outros ângulos, da planta.

Abraço agradecido,

Celso Rubens.
GIULLIANO CARNEIRO03/05/2007 22:12
Celso,

Apesar da quantidade de elogios que você recebeu não poderia deixar de fazer meus elogios, a Umburana apresentada é magnífica, é sem dúvida um belíssimo exemplar!

Parabéns!
Glauco Bastos03/05/2007 23:23
Amigo Celso,

Não se preocupe, o mínimo que posso fazer é postar estas fotos para que todos possam ver esta maravilha, realmente ela está muito bonita, vc deu belos toques de acabamento nesta jovem senhora, tanto que de início não a reconheci. Parabéns e pelo visto as Umburanas de Emanuel ainda vão dar o que falar, rsrsrs. Abraços fraternos.
Ps. Segue abaixo o conteúdo do link.

UMBURANA IDOSA

Caros amigos e amigas: esta é uma umburana (yamadori) com presumíveis 50 anos (?) de idade, que adquiri no viveiro do Emmanuel em Feira de Santana, BA. Este shari, segundo o Emmanuel, é autêntico (ou da própria natureza), assim como o pequeno Jin ramificado, lateral. Estou trabalhando com ela, há um mês apenas. Após poda de ramos sub-radical e desfolhamento total, apliquei a solução sulfo-cálcica e agora ela se apresenta assim...

Deverei passar cinza de madeira para diminuir o impacto do branco muito OMO, da sulfo-cálcica e tenho planos para elaborar a copa e a distribuição da folhagem. Gostaria de receber sugestões!
CELSO RUBENS03/05/2007 23:35
Meu amigo Glauco, me ensine a pescar e eu não lhe perturbarei mais, pedindo para você tirar o peixe do anzol!

Obrigado pela ajuda com as fotos e eu gostaria de retribuir, fotografando no domingo, aquela danada de "tronco triplo", pode ser?

Outras plantas também serão bem vindas!

um abraço amigo Celso Rubens.
nickyfury04/05/2007 15:43
bonsai
É gratificante vermos plantas nativas, na maioria desconhecidas por grande parte dos foristas, lindamente trabalhadas e apresentadas aqui no forum. 😄

Uma iniciativa que começou com o pessoal do nordeste, particularmente Sergivaldo Costa e Bergsom Vasconcelos, seguidamente imitados por outros, que têm mostrado muita planta diferente do que normalmente víamos aqui no forum. Isso é algo muito bom. 😄

Agora, somando aos nossos conhecidos amigos, vêm os novos baianos: Glauco, Emanuel, Celso, que apresentam outras plantas, igualmente maravilhos e com um potencial extraordinário. Isso só estimula e nos aquece a alma, pois amplia ainda mais o leque de possibilidades de plantas autoctonas com que poderemos estar trabalhando e realizando belos bonsai, alem é claro, de estar valorando nosso material potencialmente rico. 😄

Claro que não posso deixar de mencionar o Ferreira, o Luiz Galvão, que tambem estão somando junto a essa nobre fileira. 😄

Temos ainda o pessoal do sul, Leandro, Valdir Hobus, Arno, Sergio Yamadori, Elio, que tem todos nos brindado com outras nativas igualmente atrativas, igualmente bem trabalhadas e com um rico potencial igualmente: cambuim, branquilho, guajuvira, dentre outras. 😄

Estamos saindo da era dos bonsai importados e começando a formar o verdadeiro bonsai nacional, a exemplo do que fazem outros países, explorando nossa rica e exuberante flora. 😄
Isso, para mim, é motivo de júbilo e contentamento desmedidos. 😄

Até bem pouco tempo, choravamos quando viamos uma jabuticabeira, ou uma pitangueira ou acerola. Agora, graças aos nossos "desbravadores", estamos visualizando plantas e aprendendo seus nomes, comuns umas, cientificos outras, que nem imaginavamos existir. 😄

A toda essa galera, meus parabens, e meu muitissimo obrigado. 😄
Edmar Claudio M. da Silva05/05/2007 01:06
Re: UMBURANA IDOSA.
Ô Celso, essa velha senhora é belíssima e foi muito bem cuidada. Não sei se você concorda, mas a imagem dessa árvore já é,de certa forma, um penjing.
Os galhos parecem pequenas árvores no alto de uma colina, as bordas do shari são margens ladeando uma queda d'água que se projeta das alturas em branca espuma! Um abraço!
Glauco Bastos05/05/2007 21:35
Caro Nick,

Muito obrigado por me incluir nesta relação, embora o meu maior mérito tenha sido a divulgação de algumas plantas do Emanuel, mas realmente concordo com vc que está na hora de nos organizar-mos para valorizar as nossas nativas, afinal se as nativas deles são nossas valiosas importadas, porque não as nossas nativas serem as importadas deles ? Já não temos alguns pitecos premiados internacionalmente ? Faço côro com vc em prol do bonsai nacional. Abraços fraternos.

Celso,

Amigo, me desculpe mas minha Umburana de tronco triplo ainda não está pronta para ser fotografada, nem ela e nem aquela monstrinha que está no chão a quase 03 anos esperando que eu vá buscar, rsrsrs, ainda faltam alguns retoques para que elas tenham o prazer de estar em as suas competentes lentes fotográficas, mas não se preocupe, assim que estiverem prontas será vc mesmo que irá fazer o serviço, rsrsrsrs. Amanhã verei se tem alguma planta que tenha condições de ser fotografada e levarei. de qualquer forma estarei levando uma Thuia Jacaré (que um dia foi um mausai) para estilizar como cascata e também um pé de tangerina que estou tentando transformar em bonsai, está na mamadeira a 08 mêses e está me dando um trabalho terrível em função de pragas comuns em cítricos e que não conheço muito bem. Me informe o que devo levar de ferramentas e material para trabalhar aí. Abraços e até amanhã.
CELSO RUBENS05/05/2007 21:49
Caro Edmar,
gostei muito dessa sua interpretação!

Muito interessante essa visão, além de muito real, pela semelhança da arvorezinha e seu Shari, com uma cachoeira e sua paisagem em torno!

É de imaginação e poesia, que se veste a alma de um bonsai.
Veja como é possível vermos diferentes imagens, em um mesmo objeto...

Eu chamo, há algum tempo essa árvore de o "Velho Samurai" e consigo ver, no movimento embutido nela, um guerreiro ferido, com a lança em uma mão e um escudo no outro braço.

Confira, por favor, no desenho, ao fim da página deste URL:

http://br.msnusers.com/cerubonsai/umburanamadeiraexposta.msnw
CELSO RUBENS05/05/2007 21:57
Meu caro Glauco,

acho que tenho de tudo para trabalharmos nas nossas plantilhas neste domingo; fotografaremos o antes e depois e publicaremos o resultado. Estou com aquele "URO-umburana", vulcão em erupção, para tirarmos da terra e envasarmos.

Será parada dura... !

Um abraço e até amanhã, amigo!

Celso Rubens.
Glauco Bastos06/05/2007 17:37
Ok Celso, estou postando o Guerreiro Samurai em comparação a sua Umburana. Abraços.

Leo06/05/2007 21:20
Grande Celso,
Parabéns pelo trabalho maravilhoso.Vc é realmente um artista,por isso nas nossas reuniões ouço sempre suas opiniões sobre minhas plantas.
Um abraço forte,
Leo
Alexandre S. Coelho06/05/2007 23:59
Oi Celso

Parabéns pela bela planta!!!

Me desculpe por dar esta opinião neste fórum, que não é o mais apropriado, mas gostaria de mostrar este projeto:

enterrando mais um pouco a planta e tentando formar uma copa maior, como um "vassoura", poderia combinar com este tronco "forte" e de beleza ímpar! Que acha? Seria possível esta maior ramificação nesta espécie??

abraços
CELSO RUBENS07/05/2007 09:27
Meu caro Leo, que prazer ter aqui seu comentário.

Logo que comecei a participar ativamente no Fórum, percebi sua ausência.
Glauco me disse que você andava sumido. Sei que teve doenças e perdas na família e deixo meus sentimentos.

Bemretornado ao Fórum e obrigado pelos elogios!

Celso Rubens.
CELSO RUBENS07/05/2007 09:30
Alexandre, meu caro...
que maravilha...
muito obrigado pela sua projeção que ficou magnífica!

Espero conseguir algo parecido nos próximos anos, se a Umburana assim colaborar!

Um abraço e muito obrigado!

Celso Rubens.