Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Conselho pra vencer a anciedade!

Marcio Garcia06/05/2007 11:31
Conselho pra vencer a anciedade!
Caros amigos foristas, meu mais saudoso cumprimento a todos!

Este topico que resolvi criar, me dirijo principalmente a iniciantes como eu mesmo, que mesmo a dez anos que conheco e pesquiso a arte nao possuo nenhuma planta, as unicas que eu possuiam eram todas "pre" e morreram quase todas com minha mudanca pro exterior ( ninguem cuida delas melhor que o dono), as que restaram porque pedi que plantassem no chao pra engrossar e la elas estao sobrevivendo.
Ja vimos varias pessoas postando fotos de mudinhas em vasos, plantinhas pequenas de um ano ou pouco mais e intitula-las de Bonsai, e necessario um verdadeiro entendimento quanto a o que e um bonsai, nao podemos chamar a qualquer mudinha de bonsai, o que causa isto com certeza e a anciedade de ter uma planta e chama-la de Bonsai, coloca-la na mesinha central da sala no domingo, chamar os amigos pra ve-la, isso e natural, creio que todos ja passaram por isso.
Entao fica aqui minha sugestao aos que estao comecando assim como eu, faca um pequeno investimento e adquira uma planta ja formada e envasada, pra conter a anciedade. Adquira algumas plantas ja em estado avancado, isso reduzira em muitos anos de trabalho e espera.
E assim em pouco tempo vc tera condicoes de ter uma pequena colecao e uma serie de plantas a caminho, vencendo assim essa tal de anciedade!

Que a paz de Jesus esteja com todos!

Abracos,
SEKI - Elio Luis Secchi07/05/2007 11:53
De fato Márcio, especialmente os principiantes como eu ficam muito ansiosos em fazer alguma coisa com a planta tentando agilizar a transformação dela num bonsai. Ficar horas em dormir imaginando podas e aramações, e coisas deste tipo. Sua sugestão é muito pertinente.
Também seria interessante que o iniciante tivesse diversas plantas para ir trabalhando e não ficar o tempo todo "em cima" de uma ou duas. Assim ele acaba "torturando" a planta a toda hora levando a um stress e reduzindo o seu desenvolvimento, quando não matando.

Abraços

Elio LUis Secchi
GERALDO INOCÊNCIO08/05/2007 09:01
Márcio,

Concordo contigo e com o Elio. A dica do Elio é uma das melhores para conter a nossa ansiedade de ficar burilando a planta a todo instante. É melhor ter uma pequena coleção onde sua atenção possa diversificar entre as plantas do que ter apenas um ou dois bonsai e ficar tentado a mexer nele a toda hora. Fui fazendo isto e hoje conto com uma coleção de mais de quatrocentos bonsai em vaso e quase outro tanto formando no chão.

Do amigo Geraldo Inocêncio