Bruno06/05/2007 17:00
Um pré de jacarandá
Prezados,
Sou iniciante e meu pré de jabuticaba também... ele tem um ano e foi plantado por eu mesmo.
Desde fevereiro está no escorredor e há um mês lançou suas raízes e eu a coloquei na mamadeira. De lá para cá o resultado foi muito bom, com diversas brotações e um verde bastante bonito.
Gostaria de consultá-los se devo podar/aramar ou se devo esperar um pouco mais.
Grato pela atenção e uma boa semana a todos.
Bruno

Elio06/05/2007 23:03
Olá Bruno!
Ainda está bastante fininho. Como vc prentende que ele cresça mais, razão de tê-lo colocado em mamadeira, deixa crescer mais. Só que acho a mamadeira muito rasa. As raízes vão bater no fundo e reduzir o crescimento.
Qual o substrato que vc colocou na mamadeira?
Abraço
Charles07/05/2007 15:43
Re: Um pré de jacarandá
Oi Bruno...
Não conheço essa espécie de jacarandá! Sabe seu nome científico?
Eu trabalho com alguns jacarandá-mimosos, mas são diferentes dos seu... 🙄
Concordo com as dicas do Elio! .... Suas mudas estão muito jovens ainda e é cedo para trabalhar com elas, seja poda, seja aramação... 🙄
Não sei se voce tem outras plantas, mas sinto uma grande vontade sua em colocar a mão na massa!.... 😄
Se não tiver outras, sugiro comprar algumas mudas simples e baratas em casas de jardinagem, talvez buxinho, jabuticabeira... mas com o tronco com um diâmetro mais desenvolvido, com os quais voce poderá ir praticando trabalhos de poda e aramação...
Boa sorte,
Charles
Bruno17/05/2007 08:32
Prezados Elio e Charles,
Este é um jacarandá-da-bahia, Dalbergia nigra, espécie nacional e de madeira muito resistente, porém sem a beleza das flores do jacarandá-mimoso.
Consegui algumas sementes e fiz o plantio há um ano, sendo que outras plantas dessa mesma época foram plantadas no solo e estão mais crescidas, até porque no meu apto a quantidade de sol não é intensa durante todo o ano.
Há um tempo vi um bonsai dessa espécie e achei muito interessante, por isso decidi iniciá-lo, mesmo que seja um grande teste de paciência, rs...
Grato pela atenção e até breve.
Bruno17/05/2007 08:37
Esqueci de responder ao Elio sobre o substrato, segui algumas orientações encontradas aqui no fórum e coloquei somente húmus de minhoca com pequena parte de terra vegetal.
Mais uma vez grato pela atenção.
Elio17/05/2007 10:52
É isso aí, Bruno, agora é esperar!!
fabianoscosta18/05/2007 20:46
Acho que se plantar em uma bacia bem drenada seria ótimo para seu desenvolvimento mais rápido, se não puder fazê-lo no chão!
Abraço
Fabiano