Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Azaléia - 6 anos

12
Ralile07/05/2007 22:05
Azaléia - 6 anos
Pessoal,
gostaria de poder contar a ajuda de vocês para sanar algumas dúvidas que tenho.

Acabei de pegar uma Azaléia, a 2 meses, e durante este período não fiz qualquer adubação. Perdi os meses de Março e Abril, mas ainda devo fazer algo agora em Maio, ou aguardo até Setembro? Acredito que antes de me entregarem, realizaram a adubação normalmente, pois a procedência é de confiança.

Caso deva realizar alguma adubação, qual seria a sugestão para este momento?

Outra dúvida que tenho é sobre a quantidade de substrato próximo ao tronco. Acho que com a rega, as raízes começaram a ficar um pouco a mostra, pois o arame que amarra ao fundo do vaso ficou aparente no solo. Posso completar com terra vegetal, tipo Plantax? Alguma sugestão?

Muito obrigado pelas dicas.
Angela Fernandes07/05/2007 23:12
Alô crianças !!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂

Ralile.....gostaria de ver uma foto da sua planta porque você é do RJ e precisamos além de ver a planta saber o município porque varia muito a adubação de município para município em virtude da temperatura entre outras coisas e

Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
Ralile12/05/2007 14:55
Azaléia - 6 anos
Angela,
Muito obrigado pela a atenção.

Moro na zona sul do RJ, próximo a muito verde, com temperatura agradável mesmo nos dias de sol. O vaso fica em uma bancada de mármore, base da janela. Coberto, pegando sol pela manha, e com luz solar indireta durante todo o restante do dia.

Já que estou mandando algumas fotos, aproveito para fazer mais uma pergunta. Que insetos são estes, como o que aparece na ultima foto? Vivem na terra e aparecem sempre que realizada a rega.

Seguem algumas fotos:

Obrigado.
Ferreira15/05/2007 21:20
Rodrigo

Sua azalea tem muito potencial, parabéns pela escolha.

Você pode completar o substrato com aquela matéria orgânica, pois sua planta irá gostar. Mas tome cuidado para não colocar uma quantidade demasiada, pois pode compactar o substrato.

Não sei que bichinho é aquele, nem mesmo se é inseto, pois não vi a quantidade de patas (insetos têm 3 pares).
Glauco Bastos15/05/2007 21:33
Oi Rodrigo,

Me confirme se esta azaléia é a Satsuki. Vamos por partes:
- Em relação a adubação nós já estamos chegando na época em que não se aduba mais para que a planta possa descansar, mas se vc quiser fazer uma adubação utilize um foliar de preferência com NPK 4-14-8 e recomendo da Biofértil, utilize uma vez por semana, mas só se sua planta estiver saudável. Mas pare quando o inverno chegar realmente, o produto via foliar é absorvido em menor quantidade mas age mais rápido, é como se vc estivesse dando comida direto na boca da planta, rsrsrs.
- Quanto ao substrato vc pode colocar o plantax, mas eu pessoalmente misturaria com um pouco de areia grossa para aumentar a drenagem evitando assim a compactação do solo.
- E este ilustre morador da sua azaléia é um tipo de baratinha que gosta muito de umidade, aconselho a vc toda vez que encontrar faça uma catação manual, digamos que eles não são muito benéficos para seu bonsai.
Espero ter ajudado, e não se preocupe que vários companheiros irão te ajudar.
Abraços fraternos.
Ralile15/05/2007 22:20
Azaléia - 6 anos
Ferreira, Glauco,

mais uma vez muito obrigado pelos comentários. É uma Satsuki sim.

Abraço,

Rodrigo.
darkaso16/05/2007 18:19
Ralile,

sua azaléia tem futuro, mas precisa de umas correções para ter um desenho melhor. Em vermelho tem um galho que precisa de adequação de tamanho em relação aos outros. A única possibilidade é poda nos outros e deixá-lo crescer. Ele deve alcançar os outros em pouco tempo. Em laranja galhos que precisam de poda para adequar a proporção com os outros e fazer brotar galhos mais próximos do tronco. Em amarelo precisa de poda que já seria na melhoria da conicidade da copa e ápice.

Como tudo é questão de poda e espera, fica fácil de resolver. Só tem que esperar o início da primavera ou pelo menos até fim de agosto para fazer as podas, no outono/inverno não é uma boa.

T+
Ralile16/05/2007 20:43
Azaléia - 6 anos
Darkaso,

bem legal a sua didática, muito importante para os principiantes.

Obrigado pelas dicas, sem dúvida vou pesquisar muito até o momento da poda, para realizar da melhor maneira possível.

Abraço,

Rodrigo.
Ralile18/05/2007 21:13
Azaléia - 6 anos
Pessoal,
estou tendo dificuldade em encontrar Plantax e areia grossa para comprar aqui no RJ. Alguém tem alguma indicação?

Obrigado.

Rodrigo
Glauco Bastos18/05/2007 21:41
Rodrigo,

Vc pode usar terra vegetal de boa procedência e areia grossa ou de aquário ou de filtro para piscina, que inclusive tem 03 granulações, veja a que mais se adequa a sua planta. Abraços.
fabianoscosta22/05/2007 19:57
Oi Ralile,

Cuidado com o tatuzinho, essa criatura bonitinha que é hóspede em seu vaso de bonsai, ele pode, devagar, comer suas raízes, veja algo que encontrei para vc:

http://www.pragas.com.br/pragas/geral/tatuzinho.php

Abraço
Fabiano
Ralile23/05/2007 21:07
Obrigado
Fabiano,
mandou bem, realmente são tatuzinhos. Encontrei algumas espécies muito parecidas com esta, pela web, mas o fato é que estes que habitavam meu jardim não tinham a característica de se enrolar quando ameaçados.

Lendo neste mesmo site que indicou, descobri que para controlar estes crustáceos, deve-se diminuir a quantidade de matéria orgânica e umidade do solo.

Porém dizem ainda: "Dificilmente necessitam ser controlados e devem ser deixados por serem úteis na incorporação de matéria orgânica ao solo."

E agora? Será que esta orientação é geral, em função de determinadas espécies serem prejudiciais e outras não? Afinal, devemos fazer o que?

Obrigado.

Abraço,

Rodrigo
fabianoscosta23/05/2007 21:09
Ralile,

você vai transplantá-la nesta primavera? Se for meu amigo, não esquenta, daí vc retira todos!

Abraço
Fabiano
Glauco Bastos24/05/2007 08:46
Ralile,

Amigo, siga o conselho de Fabiano e aproveite o transplante da primavera para retirá-los, pois algumas espécies destes bichinhos não prejudicam muito "plantas normais" mas popdem ser fatais para nossos bonsais, por via das dúvidas retire-os. Abraços.
fabianoscosta24/05/2007 10:36
Glauco,

Como filosofia minha, após 180 anos de pensamentos profundos, recluso numa caverna em Katsuyama, que:
Ser vivo no meu vaso só pode ter o bonsai, tvz um musguinho, controlado, no mais uma plantinha de assento à poucos centímetros, mas meu negócio é flora, fauna tem que ficar longe do vaso de bonsai... 😂
kakakakakaka

Abração à todos, desculpem a brincadeira,
Fabiano
Glauco Bastos24/05/2007 22:23
Fabiano, concordo com vc embora não tenha tantos anos de experiência nem nunca tenha ficado recluso em nenhuma caverna em...."onde mesmo ? " rsrsrs. Na realidade o único animal que toca meus bonsais sou eu mesmo, embora minhocas, lesmas, tatuzinhos e outros tentem eu não deixo pq sou muito ciumento, rsrsrs. Brincadeiras a parte Rodrigo, retire todos eles pois eles tendem a competir ou usufruir da saúde de suas plantas, o que com certeza não é benéfico. Abraços fraternos.
Ralile24/05/2007 23:06
Um resposta leva a outra pergunta
Fabiano, Glauco, muito obrigado pela contribuição e bom humor.

Me digam uma coisa, qual o mês que devo realizar o transplante? Qual a melhor combinação de substrato para minha Azaléia?

Abraço!!

Rodrigo
Glauco Bastos24/05/2007 23:19
Rodrigo,

Em via de regra os transplantes são feitos agora em setembro, no início da primavera quando as plantas recomeçam a brotação com toda força depois do descanso, utilize um bom substrato com areia grossa e pedriscos, sendo que após 40 a 45 dias de cuidados e observações(pós-operatório) vc deve voltar a utilizar fertilizantes com acalma e aos poucos, onde eu sugiro um fertilizante com bastante fósforo para favorecer a floração, recomendo o uso do biofértil de NPK 4-14-8 de aplicação foliar, mas vc pode(deve) utilizar adubação organica (torta de mamona + farinha de osso + biofértil plus 8-9-9 para umedecer), pois na primavera as plantas acordam famintas e principalmente as frutíferas e floríferas necessitam de uma abubação mais forte. Mas lembre-se que adubação deve ser cuidadosa após transplante e que tem o período que não pode adubar para não queimar as raízes novas. Abraços.
Ralile28/05/2007 22:37
Substrato
O que acham da mistura 50% de Argila, 30 % areia grossa e 20% de terra adubada?

Abraço,

Rodrigo
Glauco Bastos28/05/2007 22:51
Rodrigo,

Esta mistura irá compactar rapidamente, diminua a argila e aumente a areia grossa senão vc não conseguirá drenar corretamente o substrato provocando empoçamento de água o que poderá acarretar apodrecimento de raízes e tronco, além de favorecer o surgimento de fungos. Abraços
Ralile03/06/2007 14:51
Substrato
Me tirem outras dúvidas:

a terra vegetal deve ser peneirada antes de misturada ao pedrisco e argila?

Caso positivo, qual o tipo de peneira que devo usar?

a argila pode ser em pó?

Vocês costumam aquecer a terra no fogão doméstico mesmo?

Obrigado.

Rodrigo
Glauco Bastos03/06/2007 20:31
Rodrigo,

Não precisa peneirar a terra vegetal se ela for de boa qualidade, a argila pode ser em pó sim, ou como argila expandida, quanto ao processo esterilização do substrato pode ser em fogão doméstico mesmo, ou então vc já compra a terra esterilizada. Abraços.
darkaso03/06/2007 21:45
Glauco,

argila em pó vai fazer um estrago muito grande no substrato. Ela irá compactar e virar uma lama grossa, como a argila natural. Portanto, argila em pó nunca.

Ralile,

Use caco cerâmico, você mesmo pode fazer quebrando os tijolos ou telhas. Esta é uma boa forma de usar a argila. Peneirar a terra vegetal ou o húmus de minhoca é uma boa saída garantir a boa drenagem através de uma granulometria maior. Se puder use a peneira de feijão, entre 3 e 5mm. Depois use o que ficou na peneira.

T+
Ralile07/07/2007 12:06
Ajuda
Estive viajando durante um período (continuaram a realizar a rega normalmente por mim) e agora que retornei, percebi que minha Azaléia estava com muitos galhos com a cor marrom claro, como se estivessem mais secos que outros, e nestes as folhas secando de fora para dentro.

Percebi alguns pontinhos pretos abaixo de algumas folhas verdes, e ao examinar com mais atenção, percebi que se mexiam, e se curvavam. Retirei manualmente alguns.

Muitas folhas estão parcialmente amareladas, até mesmo em brotos novos.

Sinceramente a aparência não é mais a mesma.

Fui tirar algumas fotos para postar, e vejam, um novo tipo de inseto encontrado. Conclui que os pontinhos pretos são larvas deste inseto.

Poderia ser um ataque de insetos e fungos ao mesmo tempo, em função das manchas?

O que pode ser? Como combato? O que fazer com os galhos destruídos, eles voltam a brotar??

Obrigado e pronto para agir!

Rodrigo.
Glauco Bastos07/07/2007 18:08
Oi Ralile,

Pela foto me parece ser um lacerdinha muito encontrado em folhas de ficus, mas eu nunca ví lacerdinhas em azaléias, quando ataca o ficus a folha se fecha e se enrola ficando com vários pontos entre pretos e marrons. Se for o lacerdinha use o combat spray ou o Dimy, mas não tenho certeza que seja esta praga, vejamos se os colegas tem mais alguma informação para complementar.
Abraços.
12