Minha jabuticabeira! qual estilo?
Minha jabuticabeira! qual estilo?
Meu caro Smoke,
esta jaboticabeira, embora bem novinha,
já ameaça formar uma copa em leque (chamado de Hokidachi).
Este seria um estilo bem adequado para a jaboticabeira pois seus frutos nascem pegados no tronco e ramos.
É preciso bastante galhos para ela dar frutos espetacularmente.
Veja o estilo sugerido:

esta jaboticabeira, embora bem novinha,
já ameaça formar uma copa em leque (chamado de Hokidachi).
Este seria um estilo bem adequado para a jaboticabeira pois seus frutos nascem pegados no tronco e ramos.
É preciso bastante galhos para ela dar frutos espetacularmente.
Veja o estilo sugerido:

é o que eu estou pensando
Hokidachi e já era! depois podar e aramar né?
preciso trocar o substrato pq é terra vermelha vou por areia grossa materia organcia e pedrisco!
Hokidachi e já era! depois podar e aramar né?
preciso trocar o substrato pq é terra vermelha vou por areia grossa materia organcia e pedrisco!
antes de mais nada, aconselharia o amigo a colocar sua planta no escorredor para uso da velha técnica da "mamadeira".
utilize o sistema de busca. aqui no forum tem muita dica a respeito.
sucesso!
utilize o sistema de busca. aqui no forum tem muita dica a respeito.
sucesso!
newbe moro em apertamento e na janela não pode ir escorredor e nem mamadeira e além de que eu quero transformar essa jabuticabeira em mame
o ficus tbm vais er um sohin
o ficus tbm vais er um sohin
Olá,
Para transformar em mame de movimento ao tronco e depois poda drastica , espere as brotações e veja as possibilidades que a planta vai oferecer e desenvolva.
um abraço
Para transformar em mame de movimento ao tronco e depois poda drastica , espere as brotações e veja as possibilidades que a planta vai oferecer e desenvolva.
um abraço
João falei errado vais er um sohin mais agora de movimento ao tronco não tem como mais o tronco tá grosso fica dificil dá movimento
vai ser hokidachi mesmo
vai ser hokidachi mesmo
Olá Smoke,
Para ser shohin, e hokidashi, você vai ter de fazer duas defolhas por ano, plante em um vaso não muito raso.
Para ser shohin, e hokidashi, você vai ter de fazer duas defolhas por ano, plante em um vaso não muito raso.
Hum as desfolha é pra diminuir as folhas e dá apescto de tipo vassoura?
vaso redondo e raso certo?
vaso redondo e raso certo?