Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

outro pré de jabuticaba

kgodoyb10/05/2007 12:55
outro pré de jabuticaba
Oi, pessoal

Comprei este pré-"bonsai" num supermercado (não briguem comigo, tava baratim) e fiz uma pequena poda na copa dela.
Qdo for a época certa, vou colocá-la no escorredor. Que tipo de poda vcs acham que eu posso fazer? Na época, eu posso fazer a poda drástica e de raízes e colocar no escorredor?
Que substrato vcs acham que seria bom pra ela? Aqui eu tenho terra adubada, tijolo, fibra de côco e areia.
Sou iniciante em bonsai. Tive outra jabuticabeira e fiz a poda de raízes, poda drástica da copa e transplantei para um vaso grande para que ela pudesse desenvolver bastante. Mas fiz uma tremenda burrada e matei a planta. O substrato era só terra adubada. Cheguei a trocar a terra, misturando tb fibra de côco mas nem assim, ela não resistiu e morreu. Agora sei que uma boa mistura é terra adubada com telha picada e areia...
Agradeço as dicas 🙂

[s],
Kelly

ps: mais tarde eu adiciono outras fotos.

Copa

Felipe10/05/2007 14:53
Amigo kgodoyb,

se esta planta fosse minha a primeira coisa que faria era tirar deste vaso de plastico e coloca-la no escorredor com substrato com boa drenagem. Depois qdo as raízes começarem a sair pelos buracos vc coloca na mamadeira com bastante matéria orgânica. Isso vai estimular e apressar o crescimento da sua planta. Vai ganhar mais vigor, vai engrossar o tronco mais rapidamente e os galhos tb.
não faça mais nenhuma poda, deixa-a crescer livremente.
ARQPATRIK10/05/2007 19:04
TENHO A MESMA OPNIÃO!!
ESSAS MUDAS DE SUPERMERCADO, SÃO FÁCEIS DE MORRER POR CAUSA DA TERRA QUE USAM, ACHO QUE A PRIMEIRA COISA A FAZER É COLOCAR NO ESCORREDOR.
kgodoyb10/05/2007 22:48
e a raiz? Se por acaso estiver embolada e tal... devo desembolar, podar... ou nada?
Qual mistura vcs acham ideal pra jabuticabeira?

Obrigada pelas dicas 🙂

[s],

Kelly
Alcides Junior11/05/2007 08:03