Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Guajuvira

afonso Fengler10/05/2007 15:07
Guajuvira
Ola amigos do bonsai

Tenho esta guajuriva ha mais de 13 anos. Trabalhei muito pouco com ela, um dos grandes motivos: medo, por isso só fui mantendo ela. Mas agora sinto que vou ter que lapidá-la e principalmente podendo contar com a ajuda dos forista, pois vejo que ela não esta armoniosa. Devo cortar as raízes exposta? qual a frente que devo optar?, enfim o que na opinião de vocês devo fazer com ela. A planta tem 86cm de altura e o tronco tem uma cincunferência de 35 cm. Sem falar no vaso, mas tenho grande dificuldade em encontrar vasos.

Se precisar de uma foto mais detalhada, por favor, podem pedir.

Obs.: Na última foto onde aparace a madeira morta, seguia o tronco central, por mais uns 20cm, mas já estava morto quando a coletei, como eu havia lido em algum lugar que agora não lembro, que se deveria cortar, eliminar, as madeiras secas para evitar o comprometimento da árvore, então cortei, onde poderia te-la protogida e feito um jin, mas foi, claro isso a mais de 13 anos, hoje já não o faria.
SEKI - Elio Luis Secchi10/05/2007 17:36
Afonso, é uma beleza de material que tens aí.
E parabéns por matê-la tão bem durante tanto tempo, mesmo que sem, como mesmo dizes, ter as informações necessárias. Uma planta fantástica com muitas possiblidades. Tantas, que eu como principiante nem vou começar a sugerir. Acho que o ideal seria poder levar a uma reunião de bonsaístas mais experientes em estilização que iriam dar um toque nesta planta e ela ficaria um show.
Mas aqui no Fórum com certeza teremos boas opiniões.
Até fiquei curioso em acompanhar este tópico.

Abraços

Elio Luis Secchi
Clube Amigos do Bonsai - Rolante - RS
Alexandre S. Coelho10/05/2007 22:21
Oi Afonso

Concordo com o Elio ❗ 😂

Também deixo uma possível mudança...

1º - Eliminar os galhos e raízes marcados:

2º - ficaria + ou - assim:

3º - replantá-la numa bacia, para melhor recuperação, inclinar uns 15° para esquerda e conduzir as ramificações para esta possível estrutura:

repare que tem um segundo galho na parte de trás que deverá ser mantido conforme o projeto.

Espero ter ajudado.

abraços
afonso Fengler11/05/2007 10:40
Ola

Que é isso Élio, pode opinar.

Alexadre
Gostei muito da sua opção, mas que poda hein.
Relativo aquele galho de trás, vou postar fotos para você ver da onde ele brotou, eu marquei +ou- da altura na possivel frente. Alexandre a inclinação do tronco é para o lado desta possivel frente, eu sempre tinha a outra frente, como esta a segunda foto(da primeira postagem), vou ver se consigo mudar. Você pode ver na foto abaixo que a inclinação puxa mais para a direita, e que aquele galho do fundo com madeira morta representa quse a metade do tronco. E se eu elimar aquele galho de tras, quase teria que eliminálo por completo, como aparece no seu projeto, formando um V.

paulocamara11/05/2007 11:47
olá Afonso(como o meu filhote)eu não tenho experiencia na tesoura,nem a fazer virtuais mas vou arriscar.
eu eliminava o que está a vermelho tentava baixar um pouco o galho do lado esquerdo e trabalhva a trangulação do apice consoante os galhos laterais

se eu disse alguma asneira perdoem é mesmo falta de experiencia
afonso Fengler12/05/2007 09:15
Olá Paulo.

Obrigado pela idéia. O bom é que antes de seguir o projeto do Alexandre, posso fazer o teu projeto para ver se fica bom, com exceção do galho a direita, que faz parte do projeto do Alexandre.

Esta planta no meu ponte de vista não esta bem, pois ela não tem um ápice defenido, os três galhos partem quase todos do mesmo ponto.

Obrigado pessoal.
Paulo Roberto Marasca12/05/2007 21:12
Afonso,

Na idéia do Paulo acho que seria importante girar a planta como observou o Alexandre para mudar aquele "V" no centro do caule e melhorar a posição do ápice...

Abraço.
paulocamara13/05/2007 19:44
pois,pois 😄 touché a vantagem do Paulo Roerto é saber fazer virtuais 😎 até parece que lé os pensamentos 😉
afonso Fengler13/05/2007 20:29
Ola

Obrigado pessoal, olha fiquei em dúvida, os dois projetos são bons. De qualque forma vou ter que podar as raízes, planta-la com uma inclinação, e plantá-lo numa bacia com bastante furos inclusive lateral para depois numa mamadeira e por a pleno sol, pois ele estava muito na sombra, até ali os dois projetos tem em comum. E no mais, ainda é cedo para fazer uma poda drástica, principalmente se seguir o projeto do Alexandre, provavelmente deverei fazer esta poda pelo mes de julho ou agosto. Depois vou postar a evolução.

Paulocamara então somos dois a ter que fazer um curso de photoshop, pois eu também entendo pouco.

Estou muito grato pela ajuda.

E se tiver mais alguém pode mandar sugestões e críticas, estamos aí para aprender.

Um abraço.
EBREO14/05/2007 13:04
planta
Afonso, esta planta e FENOMENAL!!!! De qualquer maneira ela e linda!!! Todas as projeçoes foram acertadas, e ainda cabe mais projeçao!!! Lembra a planta do Bergson, a cada angulo uma alternativa! E possui uma qualidade a mais, UMA BASE de lascar!!! Att. Luciano.
EBREO15/05/2007 13:27
planta
Afonso, Das mais de 200 pessoas que viram esta planta, vi umas 30 vezes! Demais!!!! Att. Luciano.
Alexandre Mattoso15/05/2007 14:59
Afonso;

Com certeza a projeção do meu chara Alexandre é perfeita. Você vai ficar com uma planta baixa com um belo nebari. E por ai mesmo.

Não tenha medo o Bonsai é isso evolução e visão.

Um abraço;
Alexandre Mattoso
Kaku Bonsai
fabianoscosta15/05/2007 18:46
Meu caro Afonso,

Acho que vc tinha razão qto à tentar primeiramente o projeto do Paulo, e caso não dê certo, pular para o do Alexandre.

Os dois projetos são lindos e como disse o Luciano, existem muito mais a se fazer, quem sabe vc tem outra idéia durante o processo de um para o outro, para quem deixou esse tempo todo em stand-by, não custa mais um pouco, não é verdade.

Pessoalmente eu gosto (no momento), de bonsai maior, se vc tem material para isso, e isso meu amigo, vc tem!

Pode crer, o peso será o mesmo! 😂

Grande abraço,
Fabiano
afonso Fengler15/05/2007 20:53
Obrigado pessoal.

Então mãos a obra, vou seguir a projeção do Paulo, vou postar a evolução, para que voces possam me ajudar. É como disse o Fabiano, quem esperou tanto, dois ou tres anos a mais ou menos na arte do bonsai não é tempo. E se não conseguir me aproximar do projeto do Paulo, partirei para o do Alexandre.

Um abraço
Angela Fernandes15/05/2007 21:44
Alô crianças !!!!!!!!! 😂 😂 😂

Afonso....o Paulo Roberto fez uma projeção que adorei....

Possuo 3 guajuviras e todas 3 têm potendial. são bem mais finas, mas muito mais finas que as suas e o desenvolvimento de cada uma delas é fantástico....

Ainda não tive coragem de mexer em nenhuma....estou deixando elas livres - em termos porque podo as folhas sempre -

Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
afonso Fengler13/03/2010 10:14
Bom retomando a guajuvira de 2007, que fiz algumas podas e deixaei a planta se recuperando e criando mais opções, estou de volta a pedir ajuda de vocês.
Com a ajuda do João Pedro trabalhamos ela um pouco e ficamos para ver com os colegas o que dá pra melhorar.

Seguem as fotos.

João Pedro não medindo esforços para trabalhar com ela. Trepado em cima da mesa.

a foto que o Jão Pedro postou e deixou em suspense

a frente que nos elegemos. aberto a sujestões de podas e outras mais

outra possivel frente. Não muito viável, porque a base fica bem pra dentro, mas não aparece muito na foto. Para ser possivel teria que ter uma inclinação muito grande para tras. Mas não impossivel

Preferimos deixar todas as raízes, por enquanto, para uma melhor análise, pois a planta será afundada um pouco mais, e aí não vão parecer aérias.

um abraço
Afonso
Alexandre S. Coelho15/03/2010 19:02
Oi Afonso

O tempo é mesmo o "senhor da razão" no universo do bonsai!!! Olha só como as opções vão aparecendo...

Nesta 1ª foto eu retirava o 1º galho da direita e tentava arrumar o nebari... No mais partiria para uma árvore baixa e frondosa 💡
Laudir16/03/2010 09:37
Este promete mesmo, como o Alexandre disse, uma arvore frondosa.

Imagino ela como uma árvore solitária à beira de um lago num campo bem gramado qualquer..... (nossa que poético isso kkkkkk)
afonso Fengler28/03/2010 21:44
Hoje tirei uma foto e a guajuvira já esta toda brotada

ainda não fiz as intervenções sugerida, mas provavelmente na primavera as farei.

um abraço
Afonso
claudionor anacleto28/03/2010 22:41
afonso Fengler escreveu:
Ola

Que é isso Élio, pode opinar.

Alexadre
Gostei muito da sua opção, mas que poda hein.
Relativo aquele galho de trás, vou postar fotos para você ver da onde ele brotou, eu marquei +ou- da altura na possivel frente. Alexandre a inclinação do tronco é para o lado desta possivel frente, eu sempre tinha a outra frente, como esta a segunda foto(da primeira postagem), vou ver se consigo mudar. Você pode ver na foto abaixo que a inclinação puxa mais para a direita, e que aquele galho do fundo com madeira morta representa quse a metade do tronco. E se eu elimar aquele galho de tras, quase teria que eliminálo por completo, como aparece no seu projeto, formando um V.

Ola Afonso foram tantas variáveis que não irei opinar sobre o assunto,mas gostaria de saber se já tera feito estaquia de galhos e se os mesmos deram resultado pois neste bonsai tem galhos que dariam ótimos trabalhos futuros.abraços.
Arzivenko29/03/2010 09:29
Está ficando linda! Mais dois ou três anos neste ritmo e será um belíssimo exemplar.
afonso Fengler01/04/2010 16:51
Olá Claudionor, nunca fiz estaca com guajuvira e nem alporque, também nunca vi ninguém fazer. Mas acredito que alporque não teria problema, pois ele larga essas raizes quase que aéreas.

Olá João Pedro, esta saindo uma brotação bem vigorosa, muito boa.

um abraço
Afonso