Escorredor ou Bacia plástica? O que usar?
nickyfury15/05/2007 12:19
bonsai
Wilson,
Sua metodologia de trabalho é bem parecida com a minha, em que alcançamos bons resultados. Há que ressaltar, porém, que tal procedimento deve ser considerado pelo cultivador em potencial, observando o local em que habita, vez que as variações climáticas em nosso país são bem diversificadas de região para região. 😄
Mas tirante isso, creio ser a melhor maneira de estarmos sempre com um bom material à mão para trabalharmos. 😄
Além das que voce elencou, exploro no mesmo sistema a piracanta, serissa, celtis, caliandra, piteco (tortum e dulce), resedá, carmona, ficus, ligustro, amora, dentre outras, pela facilidade que essas espécies têm quanto a velocidade de crescimento e engrossamento do tronco, além, é claro, da emissão de raízes. 😄
Wilson Fracassi16/05/2007 08:29
Wilson Fracassi16/05/2007 08:41
Sinceramente não sei o que esta acontecendo que não aparecem as fotos, fiz um teste no tópico fotografia e deu certo, aqui fiz da mesma maneira e as fotos não aparecem. ???
murilo16/05/2007 09:55
Olá,
Muito legal seu viveiro. É mais ou menos o que eu quero fazer, mas eu vou bem devagar e estou usando o escorredor no chão, pra facilitar depois.
Parabéns.
Wilson Fracassi16/05/2007 10:50
Eita, agora acho que deu certo.
bergson16/05/2007 13:29
Wilson,
A transformação do espaço é fantastíco, um terreno vazio em uma estrutura pronta.
Gosto de tudo desta maneira, organizado e bem executado.
Parabéns!
nickyfury16/05/2007 16:36
bonsai
Wilson, parabens pelo excelente trabalho. Realmente, concordo com o Bergsom: estando tudo bem organizado é muito mais prazeroso nossa faina diária. 😄
Não esqueça de postar fotos com atualizações. Atualmente, creio que as plantas mostradas devam estar maiores, hein? 😲
Jaderson de Oliveira30/09/2011 10:50
Transplante para a Bacia!
Olá, adquiri uma muda de caliandra ou Leucena, ainda tenho que descobrir qual é exatamente, porem ela está num vaso de Bonsai, e fui aconcelhado a coloca-lá num ambiente maior para o seu desenvolvimento!!
Como sabemos entramos na Primavera no dia 23 de setembro agora, eu devo fazer o "transplante" dessa Caliandra pra um vaso maior? ou espero o próximo Inverno??eu já gostaria de fazer isso no sábado agora dia 01/10...
e agora??alguem me aconcelha??
Pethrus Barros30/09/2011 11:59
Pode sim
Filipe Henrique30/09/2011 12:36
muito boa a discussão... acompanhando!
Wilson, eita que é meu sonho de consumo um espaço desses! blz eim!
parabens
abraços
rodolfo_cj13/12/2011 20:18
ei alguem poderia me dizer a porcentagem de cada item para faze um substrato para uma bacia... e como montar... procurei aqui e não achei...
Minha planta é um Ficus Cariaca
Marlon.D.S.S14/12/2011 12:41
como visto no topico, uma das tecnicas usadas e deixar a muda no escorredor e enterra-la no chao. Ai me veio uma duvida, o substrato do escorredor e o mesmo do chao?? Enterrar o escorredor ate quanto? A muda deve ficar em sol pleno? Deve receber todos os cuidados de adubaçao, agua diaria?
nickyfury14/12/2011 12:42
bonsai
Anote aí: caco ceramico, 50%; terra granulada,20%; pedrisco, 10%; carvão, 10%; casca de pinheiro, 10%.
Lembrando que a terra granulada pode ser obtida através da quebra de cupinzeiros antigos (vermelho escuro), escolhendo a parte mais dura, que geralmente fica na base. Após fragmentar em tamanhos mais ou menos iguais a uma bola de ping-pong, queime por quinze a cvinte minutos dentro de uma panela grande, deixando esfriar ao sol. A queima tem por finalidade eliminar resíduos, ovos de insetos, inclusive térmitas, sementes de gramineas e de capim.
Após o esfriamento, quebre em particulas menores que uma semente de maçã, peneirando os granulos para separar em diversos tamanhos e guardando em seguida (o pó é desconsiderado, jogado fora).
Se não tiver cupinzeiro, cave um buraco no chão, de uns 50cmx50cm, retirando a camada inferior a essa profundidade e peneirando em seguida. Os granulos resultantes devem ser expostos ao sol para secar e endurecer. Não e preciso queimar. Não use terra da superficie, pois contem muita impureza. A terra assim obtida é desvantajosa em relação a de cupinzeiro, pois se decopõe mais rapidamente, pulverizando-se graças a agua da rega diária.
A terra de cupinzeiro, queimada, dura em média quatro anos antes de ser totalmente pulverizada. A de solo um a dois anos, no máximo.
MarcoBonsaiPoa14/12/2011 15:53
Que blz de tópico, estou marcando pra acompanhar, tem mais pano pra manga!
Green_bsb14/12/2011 17:46
Acompanhando. Esclarecedor!
Marlon.D.S.S14/12/2011 19:24
ok, e quanto ao cultivo?
juningeografo15/12/2011 11:44
ola
bom, se a raiz pivotante serve apenas para a sustentação, e absorçao de agua e de outros poucos micronutrientes, acho que nao é muito interessante colocar a planta na terra. talvez uma bacia mto bem furada e ou mamadeira/solo possa ser mais eficiente controlando a pivotante e estimulando capilares!
Vejamos, o yamadori de plantas grandes, e que nao suportam um transplante com poucas raízes, como os ipes, pitangueiras e suas familia,pinus.. enfim... Ja tive algumas perdas por conta de retiradas que deram algo errado, mesmo fazendo a sangria!
agora se sao plantas que suportam muito bem um transplante da terra para o vaso como as primaveras, amoras, caliandras, acho muito viável coloca-lo no solo!
sera?
MarcoBonsaiPoa16/12/2011 08:17
Olá!
juningeografo, plantando no chão vç tb pode controlar a pivonte, cortando ela antes do plantio, depois disso, a mantunção vai ser periódica somente nas raízes finas.abç