Lindas mudas de graça -A hora é agora
SEKI - Elio Luis Secchi11/05/2007 17:25
Lindas mudas de graça -A hora é agora
Alô amigos!!!
Vejo às vezes a dificuldade dos colegas de conseguir mudas.
Pois nessa época as pessoas estão fazendo a "limpesa" dos jardins e colocam na rua montes de galhos e troncos que foram arrancados. Ali se encontra muitas mudas fantásticas para bonsai, especialmente para principiantes (ficus, ligustrus, duranta (pingo de ouro), etc...etcc..)
Além disso, podemos pegar ótimas estacas das mais diversas espécies.
Em cidades menores, normalmente as prefeituras recolhem isso e colocam em algum local. Tendo acesso a estes locais podemos obter mudas "de camioneta".
Além de ser de graça, estaremos "salvando" plantas condenadas a morte.
Aproveitem!
Abraços
Elio Luís Secchi
Smoke11/05/2007 22:47
HEEHEH eu to doido já cara
Angela Fernandes14/05/2007 22:53
Alô crianças !!!!!!!!!! 😂 😂 😂
Amigo Elio, aki na minha cidade isso não acontece.... 😢 😢 😢
Bem que eu procuro e nadinha da silva ....
Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
SEKI - Elio Luis Secchi15/05/2007 10:16
Angela,
Acredito que em cidades maiores realmente não está tão disponível assim. De qualquer forma o pessoal deve fazer limpeza de jardim. Teria que descbrir a forma como isso é recolhido e para onde vai. Ou dar um giro pelos bairros. Talvez encontre algo.
Abraços
Elio Luis Secchi
fabianoscosta15/05/2007 19:34
Amigo Elio
vc deu uma ótima idéia para quem está começando, como despertou os iniciados que muitas vezes não estão mais ligados nestas situações, você é iluminado...
Abraços
Fabiano
BAIORS04/06/2007 13:44
Realmente uma otima ideia.
fabianoscosta04/06/2007 14:14
Elio,
ontem fui à um bairro de interior daqui da minha terra, e estacionei o carro bem no lado de galhos de goiabeira de uns 20cm de largura de tronco e com um movimento fantástico, dei aquela arranhadinha básica, verdão!!!! Foi pra dentro! Hoje vou serrar direito com a makita e vai pro enraizador, amanhã vai pro vaso com areia!
Abraço
Fabiano
SEKI - Elio Luis Secchi04/06/2007 16:40
É Fabiano e amigos!
Agora é aproveitar. Além de mudas enraizadas os galhos para estaquia estarão "dando sopa" por aí. A poda de resedá anda de vento em popa. É só para o carro e carregar. Muitos também estão podando a primavera- bougvilae - há troncos consideráveis com movimentos fantásticos. É botar prá enraizar e goooool!!!
Abraços
Elio Luis Secchi
Nivorley04/06/2007 17:09
E ai galera.....
A idéia é muito boa mesmo..... aqui na minha pequena cidade do interior do paraná (Assis Chateaubriand), é facil....
Mas tem um problema...... como fazer pegar essas estacas?????
Já tentei algumas de ficus e nao enraizou....
Alguém poderia explicar detalhadamente como far esse processo né!
Séria uma ajuda e tanto pra nós iniciantes.
Valeu!!!
fabianoscosta04/06/2007 19:15
Nivorley
eu coloco estas estacas maiores 1 dia de molho em água com enraizador, eu mando manipular tiamina, mas pode utilizar qquer tipo de enraizador, só cuide com o q o fabricante especifica para cada litro de água!
Depois eu coloco em um vaso ou bacia com areia lavada, essa de construção.
Deixe bem firme, daí eu rego bem a areia com o líquido em q ela estava de molho. 😉
Na primeira semana deixe sempre úmido com enraizador, depois água normal, mas n deixe a areia secar!
Elio,
Eu fiz uma troca de árvores em uma empresa daqui da minha cidade, de resedás por ipês, tive q tirar resedás velhos e quebrados (que ruim), e colocar mudas caneludas no lugar. Fazer o quê?? São ócios do ofício. 😂
Abraço
Fabiano
Alcides Junior05/06/2007 07:45
Vou começar a prestar mais atenção a isto.
Valeu Elio
Nivorley05/06/2007 10:51
valeu Fabiano....
vou tentar desta maneira....
Obrigado!
edubessa05/07/2007 14:54
Caro amigo Fabiano quanto tempo essas estacas devem ficar na areia ?
Eu ja ouvi falar tambem q deveria plantar essas estacas num substrato normal, qual dos dos metodos seria o melhor?
Abraços
fabianoscosta05/07/2007 19:23
Olá,
Deixe-as na areia lavada por 1 ano, onde as raízes já estarão bem desenvolvidas, depois coloque em substrato adequado à planta.
Sempre se possível, na entrada da próxima primavera.
Cuidado com a umidade da areia pois seca rápido, embora eu deixe com sol só na parte da tarde, às vezes seca ligeiro.
Na hora do transplante, é só levantar a planta e dar um jato d''agua, sai tudo sem sujar nada! 😉
Abraço
Fabiano.
Ivanil Pimentel Vieira05/07/2007 21:00
Caro Elio,
Não com muita frequência, mas tenho visto galhos jogados na rua de
boas plantas, mas que na maioria das veses já se encontram com folhas
secas...mesmo assim se poderia tentar as estaquias?
Um abraço,
Ivanil
edubessa06/07/2007 09:15
fabianoscosta
Muito obrigado pela sua resposta, espero q ela sirva pra tirar a duvida de outros assim como tirou a minha.
Abraços.
SEKI - Elio Luis Secchi06/07/2007 09:55
Ivanil.
Nesta época o pessoal está fazendo as podas e em função da temperatura amena, conforme o local em que estes galhos estão jogados ou amontoados, podes pegar os que ficaram mais por baixo e estaquiar tranquilamente, mesmo que estiveram jogados aí por 2-3 dias.
Tem também plantas com raízes e que ficaram com um pouco de terra. As folhas murcharam, mas com certeza estas plantas crescerão, se fizeres uma poda drástica e enterrar o tronco.
Quanto às estacas, observe se estão com a casca brilhosa ainda, ou se já tem aspecto de murcho. Se já estiverem murchas é difícil que retornem.
De qualquer modo, coloque num vasinha com água com hormônio enraizador e faça a estaquia.
Dependendo do local e umidade do ar, seria interessante fazer uma micro-estufa, colocando um plástico por cima.
Estaquiar na areia, deixando sempre úmida.
Abraços
Elio
fabianoscosta06/07/2007 11:37
Amigo Ivanil, me perdoe a intromissão em respondê-lo tbm, mas esperemos além de minha resposta que serve apenas como relato de fato, o amigo Elio no qual foi solicitado.
Certa vez em menos de 1 mês acho eu, achei várias estacas de todas as grossuras de goiabeira, algumas bem grossas.
Coloquei em areia pura, já tenho uma estourando brotos, de uns 40cm de alt. e 3 a 4 cm de grossura. Não sei se vão vingar as outras, mas como disse, achei no lixo, sem folhas, mas arranhei o caule e vi q ainda estava verde, por isso investi na estaca.
É nesse ponto q quero chegar, arranhe a casca e veja se está verde, no meu entender é muito fácil de pegar, o problema é a época, o certo seria na primavera como vc já sabe, o fato é q não tem época para encontrar estas estacas, mas como não se tem investimento, e estamos tentando salvá-las mesmo, no mínimo, vale a intenção! 🙂
Como disse anteriormente, nesses casos, deixo 1 dia no enraizador, depois areia e rego 1x/sem. com o enraizador, fora isso, não deixo secar nunca, com água.
Grande abraço à você,
Fabiano
SEKI - Elio Luis Secchi06/07/2007 11:51
Amigos,
A questão da época, não tem muita escolha pois estas podas de limpesa estão sendo feitas "agora" e não na primavera. Então quem quiser aproveitas estas estacas tem que fazê-lo agora.
Mas mesmo que não fosse assim, sempre preferi fazer mudas por estacas mais cedo do que mais tarde. Estaquiando um pouco antes da primavera, elas já vão formando o calo de onde sairão as raizes.
Os dias muito quentes que já ocorrem de agosto em diante ajudam a desidratar a planta e contribuir para que sequem.
Conheço produtores de mudas que só fazem estaquia em junho/julho.
Além disso tem muitas plantas que já estão com o processo vejetativo a pleno vapor.
Falarmos apenas em estação (primavera), é meio complicado, pois ela vai até 20 de dezembro e inicia somente em setembro quando todas as plantas já brotaram. Então é preferível cedo do que tarde.
Abraços
Elio Luis Secchi
fabianoscosta06/07/2007 12:05
ôooops, o Elio já tinha respondido! 😮ops:
Amigo Elio, então vc acha q no inverno é mais interessante estaquiar?
Essa teoria/prática é muito interessante, sendo q só ouvi relatos ao contrário, mas realmente algumas estacas q fiz com frio, e aqui fez frio, deu certo!
Legal, mas será q tem diferenças de coníferas e frut/floríferas?
Abraço
Fabiano
EBREO06/07/2007 17:49
yamadoriAmigos,
Amigos, Certa feita, nos tempos que eu morava bem na roça mesmo! Passava sempre ao lado da lixeira da cidade. E obtinha peças maravilhosas, nestas ditas reformas de jardins! Uma vez eu ia passando , num domingo e vislumbrei ao longe uma arvore , arrancada inteira com copa e tudo! e flores laranjas ! Quando cheguei perto vi que era uma Roma! Inteira , com uns 2 mts. de altura! O nebari havia sido efetuado a tecnica : varrido pelo facao!!! Mas dava pena de ver uma arvore linda daquela , jogada fora! Sem ferramentas, amarrei a arvore inteira no bagageiro da moto e sai arrastando ela por 9 kms.. Fama de maluco eu ja tenho , entao liguei a tecla Ph., e fui !!! Quando cheguei em casa, ela ja havia diminuido e sido desfolhada por atrito ! Estava com 90 cmts.! Sobreviveu e esta toda linda no Rio! Att.Luciano.
SEKI - Elio Luis Secchi06/07/2007 18:07
É isso aí Luciano!
Não podemos deixar de tentar simplesmente pelo "acho que não vai dar certo". Temos que pensar no "acho que pode dar certo".
Fabiano, sempre fiz minhas estaquias antes da "primavera do calendário". E sempre com sucesso.
As diferenças de período de saída de dormência não são apenas separadas por coníferas, floríferas, frutíferas, etc... Mesmo dentro destes grandes grupos umas tem período diferente das outras. Tenho por exemplo, 3 tipos de cerejeira japonesa. Uma está florida e já brotada agora. As outras duas somente florescerão daqui uns 60 dias.
A prática é o melhor professor de bicicleta.....
Abração
Elio Luis Secchi
Ivanil Pimentel Vieira06/07/2007 20:58
Caro Elio,
já me deparei com plantas com todos os requisitos para serem aproveita-
das, mas tinha em mente trabalhar a partir de sementes ou pequenas estacas, e vc já sabe o resultado na demora para se ter uma pequena mu
da ou um pré-bonsai.Depois de ausente por algum tempo, vejo que devo
partir para algo com resultados mais rápidos e ai uma oportunidade de
adiantar-mos muitos anos não é mesmo.?
Te agradeço pelas informações postadas.Vamos aproveitar o que possa
aparecer daqui para frente...
Fabiano,
É isso mesmo, ajudar e opinar sempre que aparecer oportunidades é a
maneira de enriquecer-mos o Fórun, dando nossas contribuições a quem
espera ajuda de todos os Foristas.
Um abraço
Ivanil
Edmilson06/07/2007 21:31
Minha experiencia
Tenho uma certa experioencia em cobservar isto.
Ano passado coletei (entro de uma caçamba de emtulho) uma planta, nem sabia que plant er.
Despois vim adeacubri que tenho um pelo ´pre de romã, tem uns 30 CM,
Atenciosamente
Edmilson
Angela Fernandes06/07/2007 23:52
Alô crianças !!!!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂
Será que só eu não tenho esta sorte ????????????
😢 😢 😢 😢 😢 😢 😢 😢
Procuro e volto a procurar e nadinha da silva.....
Estou deprimida
e