Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

meu primeiro pré-mame

Leonardo Lyra Lyrio11/05/2007 19:21
meu primeiro pré-mame
Olá amigos aí vai mais uma plantinha minha que acho que tem um bom potencial, é o primeiro pré-mame de um iniciante, portanto todo comentário é um aprendizado.
É uma Nana que tenho a 3 anos, era apenas um gravetinho, ainda está fininha mas bastante saldável, está na mamadeira para engordar o nebari venho conduzindo esta plantinha com muito cuidado pois me informaram que não aceita grandes interveções sendo muito frágil.
Pretendo colocá-la em um vaso retangular mame daqui a alguns anos.
Se alguém puder fazer uma projeção ficaria grato.

Frente

Costas

Obrigado,

Leonardo L. Lyrio
nickyfury11/05/2007 19:42
bonsai
Leonardo,

Desculpe-me, mas sua planta não é uma nana. É um shimpaku, ou mais comumente conhecido por junipero sinensis ou chinês. É uma ótima planta para se trabalhar, vez que "aguenta" um "tranco" bem maior que a nana, não requendo tantos cuidados para sua sobrevivência. 😄

Em primeiro lugar, vez que sua planta tem tres anos de cultivo, segundo voce informa, poderá estar iniciando agora a aramagem do caule, visando dar-lhe um movimento mais sinuoso, que criará uma finalização mais bonita que o caule ora mostrado. 😄

Mesmo considerando que voce pretende fazer apenas um mame, pode tambem escolher algumas das ramas e arama-las, para acompanhar e harmonizar com o movimento do caule. Uma boa possibilidade é criar, após a retirada do arame, um shari desde a base até um dos galhinhos, que seja retorcido, como se fosse algo natural. Isso deve ser feito de forma gradativa, retirando um pedaço de casca de cada vez, e nunca pelando o caule todo a um só tempo, ok? 😄

Sua planta tem um futuro promissor. Agora é por mãos a obra e formar um lindo mame de junipero shimpaku. 😄
Leonardo Lyra Lyrio11/05/2007 20:01
Olá Nick, deculpe a minha ignorância mais iniciante é asim mesmo, eu jurava que se tratava de uma nana, menos mau em ser um shimpaaku.

Ainda mais que ja está a 3 anos em minha região e suportando bem o tempo quente...muito quente, coisa que achava que os shimpaku não resistiam.

Me resta em pensar num movimento para dar ao tronco agora, se algum amigo puder sugerir algo ficaria grato.

quanto ao shari vamos esperar mais uma engordada na mamadeira para só depois pensar discutir as possibilidades.

Devagar e sempre.

Muito obrigado pela ajuda Nick

Abraço

Leonardo L. Lyrio
Alexandre S. Coelho14/05/2007 22:41
Oi Leonardo

Concordo com o amigo nicky, você já pode aramar os galhos que serão necessários para formação do estilo desejado, deixando um galho de sacrifícil crescer livremente para ajudar no engrossamento do tronco 😉

Parabéns pela saúde deste exemplar!!!

abraços
Leonardo Lyra Lyrio17/05/2007 18:36
Olá amigos,

Já tratei de dar um movimento ao tronco, não foi fácil dar a envergadura desejada do tronco, foi necessária muita força e fiquei com medo de quebra-lo. Tentarei postar uma foto para os amigos visualizarem e opinarem.

Obrigado
Leonardo Lyra Lyrio14/06/2007 23:41
Atualização
Conto com a opinião dos amigos.

Foto atual
Alcides Junior15/06/2007 10:30
Muito bonito seu shimpaku, eu apenas retiraria um pouco das agulhas para aparecerem mais os galhos. 😉
EBREO15/06/2007 11:36
melhor
Leonardo, Boa noticia!!! O shinpaku tolera melhor o calor!!! Att. Luciano.