Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pré de Ulmus

abehne13/05/2007 20:14
Pré de Ulmus
Boa noite

Segue abaixo fotos desse pré de ulmus. Gostei muito do movimento do tronco por isso o adquiri.
Gostaria de informações sobre essa espécie.
Pretendo transplantá-lo para uma bacia maior ou escorredor. Gostaria de saber se posso fazer isso agora ou devo experar ate a primavera, uma vez que o vaso em que está plantado é de plástico.
Também gostaria da opnião, a respeito da frente, pois a frente que eu escolhi a estruturade galhos não fica muito boa, porém a arvore nao fica inclinada para frente, caso altere a frente, a estrutura de galhos fica melhor, porém há uma inclinação do tronco, por favor me ajudem, sou principiante... e muito
Frente

Direita

Costas

Esquerda

Desde já muito obrigado

Andre
Uibirá Piaia Bernardi13/05/2007 22:28
Abenhe

Ei utilizaria pra ser a frente a posição da 1ª ou da 3ª foto, seondo que na primeira há uma cicatriz grande e na terceira teríamos que retirar os galhos que apontam para a frente (observador).

Frente as duas opções ficaria com a primeira. Trabalharia a cicatriz, deixaria somente os galhos das partes externas da curva e os que estão próximos ao ápice, pois o tronco, na sua parte final, perde o movimento e assim sendo será necessário escolher novo ápice que acompanhe o movimento do tronco. Trocaria de terra, utilizando boa drenagem e acabando o inverno utilizaria de forte adubação (forte mesmo) pra que a planta possa desenvolver uma massa verde bem compacta (característica do ulmus) e só nete momento escolher os galhos definitivos e aramar.

Essa é a minha opinião.

Caso tenha alguma dívida, me coloco 'a disposição para ajudar.
abehne14/05/2007 11:18
Estimado Uibirá

Muito obrigado pelas dicas. Você comentou que trabalharia a cicatriz, por favor me explique o que você faria com ela...

Muito obrigado
Andre
EBREO14/05/2007 13:09
ulmus
Amigos, Esta planta quando for transplantada, explodira, como o Ulmus faz! Atirando ramos em todas as direçoes! Conselho de amigo , nao jogue nenhuma raiz fora! Levante-as e transforme em novos Ulmus! Att. Luciano.
Cláudio José Teixeira19/05/2007 10:19
Olá,

Acho que sua idéia de colocá-la em um recipiente maior é muito boa, experimente um grande vaso de plástico preto, a cor escura retém o calor do sol e os ulmeiros apreciam bastante raízes em ambiente quente,bem como as variedades de ficus.

A frente eu acho que poderia ser a da primeira foto, mas acho que em um recipiente maior você poderá direcionar os galhos com mais rapidez e facilidade e isto poderá criar uma nova frente para ela.

No mais é botar a mão na massa e avaliar o desenvolvimento, surpresas sempre aparecem, redirecionando nosso trabalho.

Abraços,

Cláudio.