DiogoM14/05/2007 15:05
"Bonsai" de Supermercado - Tuia Jacaré
murilo14/05/2007 17:37
Olá,
Sobre o subtrato , eu recomendaria que você lesse o tópico:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=1229&highlight=shimpako
O caso em questão é de um shimpako, mas você pode seguir as dicas. Tem muito mais discussões a esse respeito, use a ferramenta de busca do fórum que você vai gostar. Se tiver mais dúvidas é só perguntar.
O vaso que você comprou é pequeno, não vai adiantar muito. E em uns meses você nem notara muita diferença, só alguns brotos, isso é tarefa para anos.
Poda não vai ter serventia ainda.
Eu adoro essa espécie, tenho vários pré. Ela é bem resistente, mas precisa de bastante sol.
DiogoM14/05/2007 18:34
Então por enquanto é só tranplantar pra um vaso maior e esperar, certo?
Nada também de arames pra educar, né?
O formato desse vaso é adequado? Onde comprei tinha pra vender um maior... 😄
murilo14/05/2007 23:09
Olá,
Pode começar a educar. A tendência dessa espécie é crescer na horizontal. Se você optar por um estilo cascata, pode deixar livre e só depois começar a modelar, mas se quiser qualquer outro, force sua planta a crescer na vertical. Pode aramar e dar movimentos que pareçam naturais, e tome cuidado para o arame não marcar.
Quanto ao vaso, o formato não é muito importante. Pode ser daqueles de plástico, e se for bem grande é melhor. Eu já comprei baldes uma vez, eram mais baratos, e de cor clara, assim não esquentam muito no sol. Pode plantar numa bacia também, ou no escorredor de arroz.
DiogoM15/05/2007 08:53
Obrigado pela respostas murilo. Já providenciei um escorredor aqui, devo fazer o transplante amanhã.
Não gosto muito do estilo em cascata, prefiro que ela cresca na vertical.
Tem alguma dica de educação ou estilo que eu possa seguir?
Abraços
Diogo
murilo15/05/2007 09:57
Veja muitas fotos para ter idéias. Com a planta nesse estágio as opções são muitas.
Glauco Bastos16/05/2007 20:59
Oi Diogo,
Parabéns pela sua muda, ela está aparentemente saudável e realmente é uma muda de Thuia Jacaré (Junípero Horizontalis), como o próprio nome já diz ela tem a tendência de crescer na horizontal favorecendo o estilo cascata, embora não impeça de que vc tente um outro estilo, precisando apenas de paciência e um pouco de trabalho com aramação.
- Utilize um substrato com boa drenagem contendo um percentual maior de pedrisco. (entre no site da Bonsaikai e acesse o "guia de cuidados", tem excelentes dicas).
- Para engrossar o tronco utilize um escorredor de macarrão e quando as raízes estiverem saindo pelos orifícios coloque sobre uma bacia maior contendo um substrato mais rico para dar uma "turbinada" no desenvolvimento dela. Mas não esqueça que a época para transplante é no início da primavera e que vc deve seguir algumas regras.
- Quanto ao fetilizante, tome cuidado com o que coloca, pois fetilizante demais tb mata, dê preferência a fertilizantes de NPK 10-10-10 ou 8-9-9 da Biofértil, sendo foliar borrife as folhas uma vez por semana após o inverno, e lembre-se que após reenvase com poda de raízes vc tem que esperar o período de recuperação que varia entre 30 a 45 dias. Vc também tem a opção de uitilizar a famosa dobradinha Torta de Mamona + Farinha de osso o que na realidade é o mais recomendado para mudas em desenvolvimento.
- Não faça nenhuma poda por agora, espere um pouco mais o desenvolvimento, mas se quiser já pode iniciar uma modelçagem com arames, mas de qualquer forma consulte o Guia de Cuidados da Bonsai Kai.
Lembre-se de que sua planta precisa de sol, de preferência pela manhã e no final da tarde. Espero ter ajudado.
Abraços fraternos.