Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Malus everest (macieira anã)

fabianoscosta15/05/2007 17:57
Malus everest (macieira anã)
Honrados amigos,

estou postando um pré/muda vinda do Tramujas semana passada, de macieira anã, malus everest, no qual é uma boneca de tanta flor, mas de estilo duvidoso, nem imagino o que fazer com ela a não ser hokidashi! 😮ops:

Gostaria de opiniões e se for possível, alguma projeção, sendo que os projetistas são todos meus amigos, 😈 , vou aproveitar! 😛

vamos lá:

possível vista frontal:

possível traseira:

vista superior:

flores:

e ainda são perfumadas...

Abraço à todos,
Fabiano
nickyfury15/05/2007 19:43
bonsai
Fabiano,

É bem como voce mesmo indicou: um hokidashi é o melhor caminho. Fique atento à aramagem. Costuma "marcar" muito rápido os galhos, e demora muito para desaparecer. Realmente, a floração é um bom atrativo para adquirir uma planta dessas. Parabens e boa sorte. 😄
Ferreira15/05/2007 21:35
Maçã
Fabiano

Uma beleza de planta! Minha esposa até chegou mais perto para olhar. Pena que o calor daqui do Nordeste maltrata as macieiras...

Quando aparecerem os frutos, mostra pra gente!
Angela Fernandes15/05/2007 21:41
Alô crianças !!!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂

Alguém sabe me informar se este tipo de macieira se adapta ao clima de minha cidade ????

O clima daki dizem, é mais ou menos parecido ao clima de Ribeirão Preto.

Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
RedOak15/05/2007 22:13
Belissima mesmo! Eu tenho minha queda por macieiras, mas tambem encontro dificuldade em achar estilo pra elas.. mas isso eh mesmo da especie..
Parabens pela planta 🙂
fabianoscosta16/05/2007 10:50
Oi

Nick, realmente é o que ela me proporciona, quem sabe se afastar os galhos das laterais pouquinho mais para aumentar sua copa, mas acho que será um naturalistic! 😂

Ferreira, ela é muito bela, seu tronco e galhos muito rígidos e sensíveis à aramação, tvz por ser uma rosácea.

Ângela, babou nas flores, né???? Meu filho Gabriel fica olhando uma por uma, cheirando e identificando o que é broto, o que é folha, o que é flor...ontem qdo fiz as fotos, fui guardar a planta e ele me pediu para ficar olhando um pouco mais...ele gosta...desde que nasceu aprendeu apreciando algumas orquídeas que eu tenho, foi em outubro, isso ajudou ele a nascer no meio de flores! 😂
Pode ser que ela se crie por aí, tvz n tenha a mesma intensidade de florada ou frutificação, como n sei se esta assim o terá, mas depois que veio do Tramujas, pegou um friozinho aqui de lascar, e se abriu toda, êta felicidade!!! 😛

RedOak, obrigado amigo, ela é linda, mas difícil de fazer bonsai bom, mas um hokidashi bem estruturado tem seu valor, assim como qquer outro! Você já conseguiu fazer macieira em outro estilo? Eu já vi em sites por aí, mas leva um tempão...

Alguém sabe se posso transplantá-la agora? deixo as flores e frutas caírem primeiro? Tá num substrato orgânico drenante mas não é o ideal.

Abração gente, e obrigado pela participação,
Fabiano
fabianoscosta16/05/2007 10:50
Vaso redondo? oval? alguma sugestão de cor???

Aiai qta dúvida numa coisa tão pequena... 😕

Fabiano
afonso Fengler16/05/2007 10:57
Bonita tua macieira Fabiano. A anciedade deve ser grande em ve-la num vaso bonito assim tão florida, mas tenha calma, não meche nela enquanto ela tiver flores e frutos.

um abraço.
Paulo Roberto Marasca17/05/2007 15:05
Fabiano...

Viajando e viajando cheguei nisso...Meio que impossível né...

Abração.
fabianoscosta17/05/2007 15:18
Puxa vida Paulo,

ficou lindo, fiquei empolgado e comecei a comparar, mas não acho impossível, já guardei o projeto e lhe agradeço de coração o trabalho a mim e minha planta que vc prestou.
Para lhe falar a verdade acho que é a forma mais fácil e rápida de se fazer um moyogi, saindo um pouco da única opção de hokidashi, pode ter certeza que isso nem passava pela minha cabeça, ficou realmente show!

Valeu amigo, 😉
Fabiano
Leotenfen17/05/2007 15:27
Olá Fabiano

Para dar forma as macieiras nos usamos arames tensores e estacas para apoiar os galhos e separa-los dando a forma desejada. Quanto a as macieiras aceitam qualquer modelação estilos ( mais formais, hokidashi, ereto forme, moyogi). Posso te enviar fotos de macieiras que cultivamos que são verdadeiros bonsais gigantes. A época para transplate é o inverno, pois estas plantas entram em dormencia. Para terem uma produção bela de flores e frutos precisam de 500 a 900 horeas de frio abaixo de 7,5 graus.

Abração
EBREO17/05/2007 15:32
maças
Fabiano, Quando eu as tinha, trabalhava baseado nas fotos que seguem abaixo. Eu retirava todos aqueles tocos que saiam para cima e trabalhava apenas com um tronco! aproveitando os novos ramos ramos que brotavam!

Retirei estas fotos de catalogo de Heildelberg, que me foi dado pelo Guerpe!
Olhas os preços e idades! Att. Luciano.
Mauro Kugler Filho17/05/2007 20:12
estilo
Cara esta planta é o bicho, Crab apple e as kinzus são o q há para chamar atenção.

Vou dar minha opinião, e quero deixar bem claro q é somente meu ponto de vista para q fique uma planta bonita. Como é uma espécie rara, acho q não me importaria de investir o tempo q precisasse para deixá-la perfeita, investiria em galhos de sacrifício de 2 em 2 anos para cabrichar na base, o afunilamento, acho q para não estressar a planta em vaso, colocaria em escorredor e uma mamadeira gigante. Acho q vale a pena se dedicar alguns anos apenas na base. Ainda mais se for seu punico exemplar, depois por ser caduca, não importa o estilo q escolha. o interesse é caprochar nas desolhas religiosamente, para conseguirmos uma boa densificação, e trabalhá-la com detalhes minuciosos estas ramificaçÕes, para quando florir e fruticar, se não me engano ela fica semi caduca, deixando um aspecto de perfeição de ramos e galhos.

Cara, mas até lá, vai tempo. tenho algumas aqui, pense no quanto de mudas poderá fazer de alporque estaca, enquanto estiver engordando a danada. Boa sorte e paciência. Um abraço!!!!
RedOak17/05/2007 21:57
Ola amigo!
Entao, a maioria das macieiras que tenho estao em desenvolvimento plantadas na terra mesmo.. tenho uma soh em forma "pre-bonsai" que logo mais tiro fotos pra mostrar aqui! Mas essa ainda eh bem jovem e ta magrinha hehe
Elio18/05/2007 10:22
Olá Fabiano!

Material de primeira que vc tem em mãos. Como os colegas postaram vc tem aí diversas opções.............................dúvida cruel!!..............rs!

Fabiano, me permita usar teu tópico para colocar uma dúvida minha. Como estamos falando de maçã, alguém pode me dizer a época ideal para desfolha??

Abraço
fabianoscosta18/05/2007 10:53
Bem gente, estou muito feliz por tanta gente participar deste tópico!

Leotenfen,
Você que é meu conterrâneo, e morador da cidade maior produtora de maçãs do Brasil, deve entender muito bem do que fala, né?
Realmente acho que por tensão é melhor, a casca é macia e tenho medo de só aramar, já marcar. Penso em afastar os galhos muito próximos, caso o estilo seja mesmo o hokidashi, pelo menos os das laterais mais afastadas, vc acha q apoiando com borracha de câmara de pneu, na parte de contato com a casca, é suficiente, ou tem outra opção?
Vou transplantá-la no inverno sim, mas estive conversando com o Tramujas, e ele me deu o toque de polinizar com cotonete para ver se consigo boa frutificação, caso dê certo, esperarei até acabar a colheita, 😂 , se não pegarem os frutos, logo após a floração, eu transplanto.
Claro que quero as fotos de seus gigantes, acho que não vou conseguir este frio todo por aqui, mas qquer coisa levo aí pra vc cuidar uns tempos pra mim, 😉 , e pego todo frutificado, heim??? 😂
Amigão deve estar frio pra caramba na sua cidade, heim? Aqui tá bem friozinho e a maciera agradece com floração abundante!
Abraço amigo.

Luciano,
Que maravilhas à se espelhar, heim?? A sua idéia é correta e tentadora, mas a que me dará mais trabalho e mais tempo aplicado ao produto dito "final". O que será q eu faço?? Ainda bem que n posso mexer nela por enquanto, isso me deixa mais aliviado. 😄 Obrigado!

Oi Mauro,
Sua opinião de deixá-la em treinamento em um escorredor/mamadeira acho correta, e trabalho com tempo será necessário. Sobre os alporques, se for fazer o que Luciano sugere, daria lindos mamês, heim??
Obrigado pela sua opinião.

RedOak,
Mostra sua macieira e sua plantação pra gente ter idéia de como vc faz!
Abração.

Grande Elio,
Sua pergunta é minha também, quando e quantas vezes por ano se desfolha a macieira?
Valeu amigo.

Valeu gente, agradeço mais uma vez a participação dos amigos tentando ajudar, Grande abraço e fiquem com Deus!
Fabiano
Leotenfen18/05/2007 11:45
Ola amigo,

Pode ser com pedacinhos de borracha para fazer a proteção das estacas nos galhos.
Quanto a polinização com cotonete, funciona sim. No japão as criançãs das escolas usam pinçéis para polinizar as plantas. Porem a polinização deve ser cruzada, ou seja usar uma outra planta para melhorar a genética. Estas flores estão fora de epoca, agora as macieiras estão entrando em dormencia.
E claro amigo se vc quiser cuido delas pra vc sem problema.
Viu na semana do dia 12 de junho estarei em Flopis, podiamos marcar alguma coisa. Ai levo uma macieira que tenho com maçãs para vc olhar.
Att;

Leotenfen
fabianoscosta18/05/2007 11:55
Pôxa meu amigo,
será um prazer recebê-lo em minha casa, geralmente estou na loja, das 10~12:00-13:40~21:00h, fica na marginal da via expressa, de quem vai pra ponte, lado direito, vc vai ver a estátua da liberdade que tem no pátio da Havan, estou dentro do pátio ao lado desta, a loja chama Florabrasil.
Venha que terei imenso prazer em conhecer mais um membro da família no bonsai, como estará friozinho, tomaremos um cafézinho que passarei na hora, se vc me avisar o dia, posso tentar falar com Rafael daqui também, para nos reunirmos!!

Grande abraço meu amigo das macieiras,
Fabiano
Leotenfen20/05/2007 19:59
Ola amigo,

Desculpe a demora para responder, mas é que eu tava sem net, sabe como é ne, cidade pequena tudo demora.
Mas sim vou te avisar o dia ai podemos conversar sobre a arte bonsai.
Um abração

Leotenfen
joaoporto22/05/2007 11:55
Olá Pessoal,

As macieiras se dão bem em clima quente ou não ? Ou existe alguma espécie mais indicada para climas mais quentes ?

obrigado
Leotenfen22/05/2007 12:01
Ola amigo,

Ja ouvi dizer que existem especies de clime temeperado e quenete, ja tem ate produção de maças no vale do São Francisco. É o que sei a respeito.

Att;

Leotenfen
joaoporto22/05/2007 16:07
Olá leotenfen,

vamos ver se alguem conhece estas espécies.