Re: Humus com minhoca? o que acontece...
marcelodezena escreveu:
...Eu comprei um saco de humus de minhoca e pra minha surpresa quando eu abri o saco estava com bastante minhocas, muitas delas vivas... é normal isso? Posso usar normalmente com ou sem minhoca?
Minha pergunta pode ser estupida... mais essa seção é pra isso também né...
Abração
Olá Marcelo...perguntas estupidas, só aquelas que guardamos...por vergonha/timidez
Este era um Acer palmatum
atrupurpureum Var. bloodgood que comprei em 2004.
Na altura vinha num vaso enorme, quando cheguei a casa resolvi passa-lo para um menor, mas mesmo assim de dimensões consideraveis.
Ao fazê-lo, constatei que no meio, as raizes estavam envoltas numa saca de rede com Turfa; Humus e terra Preta...e, literalmente o solo mexia-se... 😲 😕
Estava cheio de minhocas + ou - da grossura de um dedo de adulto...como presumi que pelo tamanho delas, já estariam por ali à bastante tempo...a julgar pelo aspecto dele não me pareceu estar muito incomodado, logo como estava, assim ficou...apenas me limitei a cortar o saco para libertar as raizes.

Aspecto dele
Quando procedi ao transplante para este vaso, estava à espera de encontrar o "Alien" e a sua "prol"... 😲 qual não é o meu espanto quando nem uma se encontrava lá...provavelmente terão morrido com as adubações, ao certo não sei
Acabei por o oferecer a um amigo este ano, para o colocar no jardim, porque é isso que esta espécie dá, um excelente arbusto de Jardim...já como bonsai deixa muito a desejar 😉...
Este já estava mais ou menos encaminhado, mas não gostei de o trabalhar. como tal preferi trocar o espaço dele, por outra mais interessante...vai dar lugar a um Carpinus Coreano 😉
Por isso, quando vir uma nos meus nem vou preocupar, afinal atesta a saúde do solo, ...o processo de digestão delas, converte matéria orgância
não disponivel em matéria orgânica decomposta, pronta para ser assimilada pelas raizes.
Os buracos delas também não são assim tão grandes, eu nunca dei por eles... a sua existência favorece a oxigenação do sistema radicular e estes anelideos, continuam a produzir húmus, cuja fonte de bactérias vai enriquecer a flora microbiana do substrato, cujo beneficio será a fixação dos micronutrientes, etc...
Boa sorte
Cptos.
Castro