Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Germinação de Pteco...

Felipe17/05/2007 16:25
Germinação de Pteco...
Salve amigos,

Gostaria das ajuda de vcs de como se faz a germinação de semsntes de Pteco.....

colhi algumas um tempo a tras.....tentei planta-las na areia pura e nada...tentei plantarem substrato com, materia organica e nada.....ou minhas semsntes estão falhadas ou estou fazendo errado.
Gilson Mendes de Góis17/05/2007 22:11
Oi Felipe
As sementes do piteco não germinam sem uma "forcinha" extra.
Eu fiz o seguinte com as minhas, dei uma lixadinha nas pontas das mesmas. Mas cuidado lixe apenas para facilitar o enxarcamento da mesma, não aprofunde muito, senão acaba matando a semente.
Dessa forma, a taxa de germinação é bem alta.
Espero que tenha sucesso!
Um abraço fraterno
Gilson
Felipe18/05/2007 08:57
Gilson,

Obrigado pelos esclarecimentos...vou tentar fazer com algumas.....espero conseguir.
Elio18/05/2007 12:13
Felipe, pode fazer como o Gilson orientou.
Fiz assim e germinaram todas as sementes.

Abraço
fabianoscosta18/05/2007 20:30
Felipe

Esquentando mais o tempo vamos lá fazer aquele yamadori de piteco que falamos, daí vc terá plantas mais velhas desta espécie que por aqui é difícil de conseguir!
O Cristiano falou comigo para ligarmos e irmos fazer uma visita no viveiro dele qquer fim de semana, vamos combinar isso tbm! 😉

Temos que agitar essa vida bonsaística de nossa terra que está tão morna!

Abração
Fabiano
Felipe18/05/2007 20:38
Fabiano,

vamos combinar de irmos no Cristiano no px final de semana. O que vc acha?
Aqueles Yamadoris de Pteco.....vai ser dificil encontrarmos.....mas de Pitangeurias eu sei um lugar Show de bola...perto da minha casa.
Felipe18/05/2007 20:40
Fabiano,

vamos combinar de irmos no Cristiano no px final de semana. O que vc acha?
Aqueles Yamadoris de Pteco.....vai ser dificil encontrarmos.....mas de Pitangeurias eu sei um lugar Show de bola...perto da minha casa.
fabianoscosta18/05/2007 20:42
Felipão

A gente se liga, quem sabe próximo domingo...

Abraço
Fabiano