Estratificação de Sementes de Acer
kotta19/05/2007 20:08
Estratificação de Sementes de Acer
Depois de ler atentemente o processo discrito pelo João Carlos no bonsai Milenar
http://www.bonsaimilenar.com/forum/viewtopic.php?t=102&postdays=0&postorder=asc&start=25
Decidi experimentar, como não tinha todo o equipamento, simplifiquei o processo.
Peguei um recipiente que pudesse ir ao lume
Coloquei água e deixei aquecer a 38º, retirei do lume e mergulhei as sementes de acer (de diversas espécies).
2 a 3 vezes por dia levei de novo ao lume com atenção para ke não excedesse a temperatura desejada(38º).
48 horas depois , preparei o substrato, utilizei terra normal de jardim, juntei um pouco de areia, misturei bem e umedeci, juntei as sementes e coloquei dentro de um frasco , tapei e coloquei no frigorifico, exatamente no dia 28 de Fevereiro ( por cá ...ainda é inverno).
semanalmente agitei o frasco, e no dia 8 de Maio encontrei isto
No dia 11 de mMaio, abri o frasco e despejei todo o seu conteudo
Selecionei as sementes mais desenvolvidas e plantei , as restantes voltaram para o frasco e para o frigorifico.
Hoje (dia 19) as sementes plantadas ja estavam assim

Fabiana Ribeiro Costa24/05/2007 01:43
Excelente matéria, parabens.
Vai ser muito util.
Fiquei muito contente em encontrar sua materia, ate porque minhas semente de acer devem chegar amanha.
😄
Abraço.
kotta02/06/2007 20:29
Brigada Fabiana 😄 😄
E ...vão crescendo

Smoke02/06/2007 23:41
Nossa que show várias plantas crescendo!!
afroditte17/08/2007 21:02
Olá, Kotta...
Vc mediu a temperatura com um termomêtro?? porque para mim não veio a temperatura ideal.. já ia colocar fervendo.. hehehehehe
Estou meio perdida... porque minhas sementes chegaram hoje... acer rubrum... e veio a instrução para germinação da seguinte forma:
"1º Passo - Coloque as sementes em água quente por 2 dias. Vc pode usar uma garrafa térmica para tal, e trocar água 1 vez por dia.
2º Passo - Coloque as sementes em água gelada e coloque na geladeira, por 30 dias. Trocar água TODOS OS DIAS.
Após passo 2, é só plantar e observar germinação. O solo deve ser uma mistura de 50% de substrato orgânico(encontrado em qualquer loja de plantas) e 50% de areia vegetal, ou areia lavada. É aconselhável cobrir a germindora com um plástico para simular uma estufa. Não precisa regar enquanto o plástico esteja úmido por dentro."
Estou meio perdida... Não sei qual é o método mais fácil... quero cultivar uma Bonsai por hobby... 🙂
Ah, comprei também sementes de Paulownia Tomentosa... Você sabe como cultivar as sementes?? Essa não veio instrução... hehehehehe...
Abraços 😉
😉 😉 😉 😉 😉 😉
kotta18/08/2007 12:50
Olá afrofitte
sim ...eu medi a temperatura da água com um termometro, mas...como a temperatura ideal ronda os 38º , tb não é mto complicado, não esqueças ke a nossa temperatura ronda os 36,5º, portanto os 38º será +/- o ekivalente a agua pouco mais ke morna.
Essa sugestão da de usar a garrafa térmica , é bem interessante, axo ke vou usar em próximas estratificações desta espécie 😎 😎 , sempre evito andar a amornar a agua várias vezes por dia.
a partir do passo 1, ja não sei ke te diga, pois nunca experimentei, eu fiz exatamente como descrevi no poste, só posso dizer ke tive uma taxa de sucesso bem rasoável.
Mas ..podes sempre dividir as sementes, e experimentar das 2 formas.
Depois diz como correu
Quanto ás sementes de Paulownia Tomentosa, não te posso ajudar pq não conheço
afroditte18/08/2007 21:01
Muito Obrigada
Vou fazer o teste... depois escrevo como foi... aí tiro fotos.. para postar... 😉
TITA19/08/2007 07:41
Kotta
Sua aprendiz de 5 estrelas e "idiota" sempre com novas ideias 😄 😄
Muitoo bem está de parabéns com a estratificação das sementes de Acer, é assim quem gosta de plantas como nós, inventa tudo e experimenta tudo.
Quero ver esses Aceres no Bonsaimilenar 😈 😈 Bjs
flavio bonsai20/08/2007 08:03
materia de primeira muito boa valeu por compartilhar com a gente.
kotta20/08/2007 14:14
Ups ... fui descoberta 😮ops: 😂 😂 😂 😂
Bigada Tita pelo "aprendis 5 estrelas ", vindo sim .... fico bem vaidosa 😂 😂 , mas ...axo ke anda a ver pouco no milenar ...esta matéria tb la está !!!
e prometo ainda hj actualizar
Vou deixar foto tirada ontem , para acompanharem a evolução , desta minha 1ª aventura na estratificação de sementes de acer 😂
Obrigado tb pa ti Flavio henrique
A partilha desta experiencia , foi apenas um singelo agradecimento pelo mto ke tenho aprendido por aki
TITA21/08/2007 07:27
Olá Kotta
Que espédie é de Acer?!?!?!?! parece o Acer Platanoide 🙄 🙄
kotta21/08/2007 13:52
TITA escreveu:
Olá Kotta
Que espédie é de Acer?!?!?!?! parece o Acer Platanoide 🙄 🙄
Essa vai ser aparte mais dificil Tita, foi o João Carlos ke me ofereceu as sementes, e inda por cima eram de várias especies!!!!!!
nabase25/08/2007 13:52
Grande e importante matéria. Vou experimentar, visto que da outra vez que tentei olantar as minhas sementes de acer, nada deu certo.
Vou experimentar este método.
Natalino Sampaio
kotta30/08/2007 11:45
Isso aí Nabase 😂 😂 😂
É fazendo experiencias ke aprendemos né ???, é um processo um bocadito demorado mas, cmgo bateu certinho , continuam crescendo mto bem, espero ke quando chegar o Inverno, estejam suficientemente granditos para o suportarem 😂 😂
Depois conta como correu a tua experiencia .
Cleriston09/11/2007 14:02
Olá tenho algumas dúvidas em relação a este processo.
Eu tenho sementes de
Em qual parte da geladeira eu coloco o recipiente? Eu coloco em cima (congelador) ou embaixo?
Precisa ficar colocando agua no recipiente?
Alguém sabe qto custa um termômetro deste aqui no Brasil?
kotta20/11/2007 18:36
Coloque o recipiente na zona da geladeira destinada aos legumes (portanto, na parte de baixo).
O substrato deve estar humido, e assim ele se vai manter, não deve precisar de voltar a humedecer, mas nada como ir vigiando!!!!
Não precisa de termometro especial, apenas um pouco de sensibilidade, afinal os 38ºs correspondem ao ke normalmente denominamos com "morno"
josecarlosbarros20/11/2007 21:18
Cara só de pensar em uma belezura dessas:
Realmente vale a pena todo este trampo pra fazer germinar as sementes! 😉
kotta10/01/2008 18:17
Só pa vos mostra como estavam as minhas mudinhas de Acer no final do Verão ( Setembro , por aki )

Marcos Castilho23/10/2008 21:40
Não entendi na hora que coloca tudo no frigorífico ou geladeira. Coloca as sementes com água???????? Ou só terra misturada com as sementes???
Ricardohentz25/03/2010 00:48
Olá..
Só Como referência:
Estou germinando sementes de Acer Palmatum.
O processo é o mesmo, porém, ao invez de esquentar a água diversas vezes, o vendedor me recomendou que deixasse as sementes dois dias atráz da geladeira em um saquinho com água. Usei um pregador de roupas para prender o saquinho na grade da geladeira e cobri com um pano para garantir a temperatura. Acho que estava ideal pois a água permanecia morna.
O restante do processo fiz igual. Estão agora na geladeira esperando que germinem.
Só não estou agitando o frasco. Será necessário? Acho que vou começar a fazer isso.
Ótimo post... com certeza ótima referência para todos.
Abraços.
Rafaelsantos28/09/2011 10:00
Gostei da materia espero em Deus que as minhas Germinem...
wellingtonfonsecan17/10/2012 20:23
Bom fiz esse mesmo procedimento, inclusive seguindo as diretrizes da Kotta, espero que dê certo faz duas semanas que estao na geladeira, enfim vamos ver no que vai dar, assim que puder postarei algumas fotos, por falar em fotos como estao as mudas hoje, se puder postar algumas fotos Kotta pra a gente ver... abraço!
Seph190318/10/2012 01:31
acer
Acho que a dúvida é saber se o procedimento pode ser feito nessa época...
Também tenho poucas sementes e tava querendo fazer agora no início de novembro,
pra coincidir a germinação com o início do inverno, já que elas
devem demorar uns cinco ou seis meses pra germinar...
wellingtonfonsecan19/10/2012 09:27
Seph, nao sei se isto acontece com todos, mas ja li sobre casos de sementes que com 2 meses germinaram, nao todas mas algumas e penso que a média fica em torno de 3 meses, bom assim espero, tambem fiquei pensando sobre a época mais propicia a se iniciar o processo de estratificaçao, analisando algumas questoes pensei, ja que o fato de colocarmos as sementes no frigorifico é para simular o inverno penso que o ideal seria começar no fim do outono ou no maximo no começo do inverno, para que as sementes possam sair da geladeira no raiar da primavera...
Isto levando em conta que embora o clima de cada lugar seja diferente as estaçoes tendem a ser parecidas mudando apenas a intensidade ex: o clima aqui é diferente do clima japones, americano e etc...
Mas pode ser relativo pois o acer tem se desenvolvido em varios lugares embora tendo certos cuidados, Mas seguindo uma linha de raciocinio baseado na logica do procedimento concluiremos que o começo do inverno seria a melhor epoca a ser feito tendo por base uma media de tres a quatro meses no maximo para que germine, bom é isso, me corrija se eu tiver errado, Abraçao amigo...
Seph190322/10/2012 00:21
acer
wellingtonfonsecan, aí que ficam as dúvidas...
para mim, eu iniciaria no máximo em janeiro, deixaria um tempo na
geladeira, de forma a quebrar a dormência e ela germinar no início do inverno...
aí ela teria todo o período de frio, aqui no sul para se desenvolver...
digamos que ela teria um período maior de frio até a primavera...
Mas ainda não me decidi...rsrs
Abraço