Trabalho com ulmeiro chines
taffarel19/05/2007 20:36
Trabalho com ulmeiro chines
Achei interessante esse trabalho feito com ulmeiro chines.
http://www.orlandobonsai.com/chinese_elm.htm
Você pode acessar o site do www.altavista.com e colocar
para traduzir se tiver dificuldade.
Abraço a todos,,,,
Frangors31/07/2007 01:02
Realmente os trabalhos desse cara são bons!!
conhece os TAFFAREL de Esteio??
valeu
ARQPATRIK31/07/2007 10:03
Taffarel, já tinha visto a matéria, é realmente inspirador esse trabalho, ótima evolução e muita técnica, um dia eu chego lá!!, hehheheh@@
Djalma13/08/2007 21:12
Show de bola ver o tempo passar heim !!!!!!
Mas pessoal, pq ele fez akilo em furar o tronco e colocar um pekeno galho ali ????
Abraços
SEKI - Elio Luis Secchi14/08/2007 09:19
E aí Taffarel, o amigo reapareceu!!!
Boa matéria.
Djalma, este método de furar o tronco e passar um galho é, digamos, um enxertia, ou melhor, transfixia. Assim você coloca um galho no local em que está faltando. É necessário ter um broto mais longo que foi deixado crescer para ser usado, fura-se o tronco passando este galho port dentro do furo, coloque pasta cicatrizante para evitar entrar umidade e fungos onde foi furado. Em alguns meses o galho vai "soldar" ali e então a parte de traz poderá ser cortada e terás um galho exatamente onde quer.
Abraços
Elio Luis Secchi
Alcides Junior14/08/2007 14:08
Muito boa matéria. Vem reforçar o que o Dom Mário sempre diz...PACIÊNCIA
Djalma14/08/2007 15:36
Ah legal essa técnica heim....
quais espécies tem mais aceitação a essa técnica, vc sabe me dizer Elio??????
Obrigado e abraços.....
SEKI - Elio Luis Secchi14/08/2007 17:47
Djalma!
Não tenho experimentado com muitas espécies, mas em princípio deve funcionar com quase todas. A diferença será no tempo de consolidação, uma vez que tem espécies com uma cicatrização muito rápida, como ulmus, jaboticabeira, resedá, ligustrum, etc. outras são mais lentas, em consequência terás que esperar talvez um ou mais anos para cortar. Outra coisa é que para a cicatrização mais rápida a planta tem que estar em franco crescimento vegetativo, então este galho que foi passado pelo furo tem que deixar crescer à vontade até consolidar. Se o restante da planta também estiver crescendo bem, vai ajudar ainda mais, cicatrizando o furo e consolidando o galho.
Espero ter ajudado. Espero que alguém com mais experiência com outras espécies possa complementar minhas colocações.
Abraços
Elio
Smoke15/08/2007 20:54
Nossa uma belo trabalho!
Djalma15/08/2007 21:38
Hum, legal Elio, pode ser então que o ficus receba muito bem essa técnica, já que ele tem ótima resistência......
Vc sabe o nome desta técnica????? seria enxertia mesmo ???
Obrigado e abraços....
SEKI - Elio Luis Secchi17/08/2007 11:33
Djalma, não se chama enxertia. É comumente chamado de transfixia, mas não sei se tem outro nome técnico. Transfixia pelo fato de se transpassar um galho com posterior fixação.
Veja aqui no Fórum MATÉRIAS, o tópico Enxertia e suas características, do nosso amigo Geraldo Inocêncio.
Abraços
Elio
Djalma17/08/2007 19:36
Blz, Elio, vou ver sim.........
Obrigado e abraços.........
flavio bonsai20/08/2007 13:53
que sequencia de fotos , alguem sabe qto tempo demorou do inicio ao fim desse trabalho.
Alcides Junior20/08/2007 15:47
tempo
Flavio, ao lado das fotos tem o comentário do que foi feito e a data.