rafaelvitorio21/05/2007 11:09
ficus
SEKI - Elio Luis Secchi21/05/2007 14:44
Rafael,
Esta plantas "trançadas" não são indicadas para bonsai. O que acontece é que isso dá uma visão muito artifical na planta. Neste caso o ideal agora seria plantar esta árvore no chão para ela crescer e assim tentar fazer desaparecer este efeito de trança. Para auxiliar neste disfarce, pegue uma faquinha ou estilete e faça inúmeros pequenos corte nesta região que está trançada. A cicatrização destes cortes mais o crescimento do tronco vai ajudar a disfarçar estas tranças.
Depois deste visual arrumado, faça uma poda radical deixando vir novas brotações e então definir estilo, etc...
Abraços
Elio Luís Secchi
Associação Amigos do Bonsai - Rolante - RS
mziede21/05/2007 14:55
Alem disso amigo falou ai em cima eu axo q vc tem q colocalo num vaso maior para adiatar o creimento do tronco vai ser mais apido tirar esse
apecto de tronco trançado junto com as cicatrizes..
Gui Lopes Soares22/05/2007 15:56
Seguindo a opinião dos amigos, eu acho que plantá-la no chão ou em algum vaso maior, ou até mesmo em escorredor e mamadeira, ajudariam no encorpamento e no crescimento, disfarçando as tranças.
Mas outra opinião, que no meu ver seria o ideal, era fazer uma Alporquia no tronco, bem onde termina a marca das tranças, usando a 3ª foto como frente. De lá concerteza você conseguiria um exemplar muito bom de Moyogi e já com uma base bem grossa e bonita. Sem falar que Ficus pega muito fácil. No máximo em dois meses acredito que você estaria tirando a muda dali, já encaminhada pra um Pré-bonsai muito bom. Enquanto isso, o restante do tranco, que seria a parte trançada, plantaria no chão e faria os cortes assim como o Elio disse.
Os amigos concordam? 🙄
Vou tentar fazer uma projeção hj, se der, posto ela mais tarde!
Abraços!