Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

figueira

rafaelvitorio21/05/2007 11:13
figueira
ontem achei está figueira no sitio de um parente, tem outra que está bem mais grossa que essa e nasceu dentro de um tronco.

que estilo dou a ela, podo , aramo ou deixo assim e espero um pouco mais????????????

acho que ela tá meio grande
SEKI - Elio Luis Secchi21/05/2007 14:24
Rafael,
De fato, grande e reta.
Eu faria uma poda radical, cortando logo acima do primeiro galhinho.
Este galhinho cortaria também, com uns 5 cm. Daí esperar novas brotações para definir. Isso daqui a um ano, pelo menos.
Com um tronco, reto e liso como está, dá para fazer pouca coisa....
Precisa de mais brotações perto do nebari, se não será um futuro bonsai "pescoçudo".

Abraços

Elio Luis Secchi
Associação Amigos do Bonsai - Rolante - RS
rafaelvitorio21/05/2007 14:30
eu poderia fazer uma alporquia nesta figueira??

assim poderia aproveitar a parte superior da planta que está com muito mais possibilidades de se trabalhas o que acham????????????
SEKI - Elio Luis Secchi21/05/2007 14:46
Com certeza, Rafael.
Poderia fazer um alporque.
Para isso o melhor momento é no início da primavera.

Abraços

Elio Luis Secchi
Glauco Bastos26/05/2007 17:47
Rafael,

Ficus é uma planta bastante resistente, e tenho que concordar com o Elio, eu também faria uma poda logo acima do primeiro galho e tb reduziria este galho ficando na espera de uma nova e forte brotação que virá agora na primavera, basta vc colocar em um substrato bastante drenante e (após o período de recuperação radicular, é claro) adubar corretamente e com frequência correta, com certeza vc terá várias possibilidades e opções novas. Quanto a alporquia, vc pode tentar sim ou fazer uma estaquia, mas embora ela pegue muito bem por estaquia fazendo alporquia é mais garantido. Lembrando que a melhor adubação para mudas em desenvolvimento é orgânica (farinha de osso + torta de mamona e umedeça com Biofértil pluis) fica muito bom. Abraços.
Paulo Roberto Marasca28/05/2007 22:31
Rafael.

Uma opção pra tua figueira... Inclinando pra esquerda...

Abraço.
rafaelvitorio29/05/2007 09:35
valeu

uito obrigado pelas dicas