Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

pitecolobium de telhado

EBREO25/05/2007 18:26
pitecolobium de telhado
Amigos, Esta e mais uma das esquecidas do telhado! Apos 3 anos ela começou a tomar forma!

Marçal , estou apanhando da luz!!!
Att. Luciano.
Cláudio José Teixeira25/05/2007 19:20
Luciano,

Bela planta, como consegues manter seus pithecolobiuns sem que eles percam galhos? tenho tido muitos problemas desse tipo, os meus sacrificam galhos por encharcamento, por seca... e outros que nem sei o porquê.

Mais uma vez parabéns pelo exemplar.

Abraços,

Cláudio.
Glauco Bastos25/05/2007 19:43
Amigo Luciano,

O único comentário que posso fazer a esta planta é "onde fica este telhado, rsrsrs", mais um belo exemplar que vc nos brinda, esta é uma das plantas que comecei a me apaixonar, estou com 10 mudas de sementes em uma sementeira e devo separá-las agora na primavera, o problema é que estão muitos retos, já fiz o primeiro corte para forçar uma melhor ramificação o que pelo visto já está dando certo, estão com troncos do diâmetro aproximado de um cigarro, será que já posso aramar para dar movimento ao tronco ? Outra coisa, vc já viu algum bonsai de Jacarandá da Bahia ? Tem folhas compostas mas não são muito grandes, e na floração só ficam praticamentes flores rôxas que dão um espetáculo visual. ( estou com umas 40 mudas feitas de semente)Abraços fraternos.
EBREO25/05/2007 19:45
plantas
Claudio , aqui eles crescem menos e nao enforcam com aramaçao! A perda de galhos tambem tem haver com o substrato, quanto mais acido, mais galhos ele perde, observei isto acontecer comigo e com outros bonsaistas. Este ai esta em 70% de areia, tento imitar o solo do lugar de aonde eles vem! Possuo um grande na areia pura, com arames ja marcando e nao perde galhos! Claro que dou adubo, Biofert e organicos, mensalmente. Porem o veiculo perfeito de manutençao da saude deles tem sido a areia grossa. Pode ser um pequeno detalhe , porem tem funcionado comigo. Att. Luciano.
EBREO25/05/2007 19:51
plantas
Glauco, Eu costumo inibir atraves de corte as mudas a partir da grossura de um palito de fosforos! Claro que agora desta grossura que mencionaste teras que utlizar arames mais grossos, porem e viavel! Quanto ao Jacaranda, aqui mesmo no forum ja vimos varios! O Charles , tem um belissimo! Eu possuia um , porem vendi! Estou fazendo outro, e viavel e muito bonito! As vezes vejo alguns na net., feitos na China e Africa do Sul. Att. Luciano.
fabianoscosta25/05/2007 20:22
Glauco,

achei o do Charles, dá uma olhada:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=3885&highlight=jacarand%E1

Abraço
Fabiano
Cláudio José Teixeira25/05/2007 20:55
Luciano,

Eliminei totalmente o material orgânico dos meus, realmente melhorou muito, contudo, continuo com algumas perdas... Tenho usado areia e tijolo triturado, tudo peneirado. Seria a argila que ainda gera minhas perdas?

Em relação aos arames que foi mensionado anteriormente, acho muito viável inclusive na formação dos galhos, alguns colegas não apreciam muito.

Em crescimento pleno, e aqui no calor do Rio elas realmente crescem muito, os arames costumam morder o caule e galhos. Contudo, o contínuo espessamento facilmente eliminam estas marcas.

Abraços,

Cláudio.
EBREO25/05/2007 21:21
acidez
Claudio, Nao tem como escapar, o ambiente interno do substrato acaba gerando acidez, devido a fermentaçao provocada pele temperatura acima de 20 graus! O Marcello de Cabo Frio tinha uma soluçao logica, usava saibro junto com a areia no substrato! Mais alcalino que saibro e dificil de encontrar! Att. Luciano.
Glauco Bastos25/05/2007 23:17
Luciano,

Obrigado pelas dicas, tentarei aramar para dar movimento aos troncos amanhã mesmo para aproveitar o tempo que esfriou um pouco, estou com algumas mudas posso fazer várias tentativas e laboratórios diferentes até ver a melhor forma de trabalhar. E parabéns novamente por suas plantas e pelo "telhado" também, rsrsrs.

Fabiano,

Obrigado pelo tópico do Charles, muito bom mesmo, foi um excelente trabalho que ele fez e vai servir de inspiração para trabalhos futuros, estou com uma sementeira contendo umas 30 a 40 mudas, farei um ótimo laboratório. Abraços fraternos.
sefo4026/05/2007 00:28
opinião de leigo
Sou totalmente leigo...
mas, sinceramente, vc está de parabéns.
É uma espécie maravilhosa.
EBREO26/05/2007 07:36
planta
Sefo , obrigado!!!! Glauco, ainda temos mais Jacarandas aqui no forum! Att. Luciano.
Edmar Claudio M. da Silva28/05/2007 21:52
Re: planta
EBREO escreveu:
Sefo , obrigado!!!! Glauco, ainda temos mais Jacarandas aqui no forum! Att. Luciano.

Luciano, esse piteco tá lindo, cara! Parabéns!
Alexandre S. Coelho28/05/2007 22:52
amigos

...eu queria ter um telhado desses... 😂

Parabéns conterrâneo ❗
EBREO29/05/2007 08:05
telhado
Alexandre Conterraneo, O Telhado e minha alternativa para plantas que precisam de calor! Tipo Ficus, Pitecolobium,Reseda, Ipe,Bouganville, e outras que tem que sofrer o estresse hidrico , para florir ou ficarem plenas! Agora elas estao sofrendo o efeito de temperaturas baixas! Att. Luciano.
Leonardo Lyra Lyrio30/05/2007 19:38
Ebreo,

Acho que vou construir um telhado para meus bonsais hehehe.

Muito lindo...sem comentários.

Abraço.
Leonardo L. Lyrio