Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Areia certa ?

Sergio M.M. Torres25/05/2007 23:36
Areia certa ?
Estou repetindo a pergunta pq a anterior parece que ñ foi registrada.Estou usando areia lavada de embosso para fazer a mistura do substrato.Acontece que noto que a areia de embosso, dessas de obras, tem uma espécie de argila misturada a ela que ao ser lavada com água,sai um líquido esbranquiçado dela e parece fazer o substrato mais duro e impermeável. Misturo à terra vegetal e pedrisco, mas tenho dúvidas sobre a areia.Conheço um lugar aqui no Estado do Rio, Itaipuaçu, que tem uma areia mto boa apesar de ser de mar por que é fácil de ser lavada pois os seus grãos são grandes e são de sílica quase pura.Poderia ser usada tb ? Grande abraço !
Alcides Junior26/05/2007 07:33
Se você retirar toda essa argila que vem com a areia de embosso poderá usar sem problemas. Areia do mar não sei o que te dizer.
Felipe26/05/2007 08:52
Salve amigos,

eu estou utilizando areia de cachoeira, o legal dela é que não preciso colocar matéria orgânica, piis já vem junto.
areia de praia nunca utilizar...ela é salgada.
fabianoscosta26/05/2007 20:05
Sérgio,

qdo vc comprar areia de construção, cuidado para não comprar a argamassa, que é a areia com o cal juntos, prontos para a mistura com o cimento, fazer a massa utilizada para construção, que pela água branca q vc diz sair da lavação, acho que deva ser.

Compre areia pura, da média, em casa de construções mesmo, se vc colocar com cal, meu amigo...

A areia do mar, é discutível, tvz se deixar de molho por um dia na água doce depois de lavar muito, creio q tire sua salinidade, pode ser...vamos esperar outras opiniões pois isso eu nunca usei, o Felipe deu uma boa idéia, se vc tiver um rio ou riacho perto de casa, pode coletar um pouco e lavar bem também! Cuidado para n ocasionar erosão! 😂

Abraço
Fabiano
jcmorosky18/06/2009 15:18
Vou tentar com areia da praia... vou tentar lavar vários dias em água corrente, deixando de molho durante a noite. Vou coletar a areia mais próxima do calçadão (e longe do banho de mar), próximo à vegetação local. Vamos ver se funciona!
Lúcio Manoel Picanço21/06/2009 22:54
Oi amigos,
A areia da praia não serve para colocar nos vasos.
Pegue ela com a mão e vocês vão perceber que as pedrinhas são roliças, polidas pelo mar. A colocação de areia nos vasos é feita para melhorar o enraizamento da planta. A areia de rio pegue também na mão e vão ver que as pedrinhas são ásperas, assim quando uma raiz encontrar uma dessas pedrinhas, pela aspereza, elas irão se dividir, e assim por diante.
Esse é o motivo de colocarmos areia de rio grossa. Eu uso areia coletada por mim em um riacho perto de casa, deixo secar e depois passo por uma peneira, que aqui chamam de canjiquinha. Observem que o rio que vá coletar a areia não seja poluído, isso é muito importante, pois essa areia não serve também.
A areia que o colega talvez tenha adquirido seja de Itaguaí, é uma areia de água salobra e que contem muita tabatinga. Já usei e não serve, a planta não se dá bem.
Sucesso com a areia
Lúcio
jcmorosky22/06/2009 08:09
Lúcio Manoel Picanço escreveu:
Oi amigos,
A areia da praia não serve para colocar nos vasos.
Pegue ela com a mão e vocês vão perceber que as pedrinhas são roliças, polidas pelo mar.

Bom saber! Assim nem me dou ao trabalho!

Obrigado!