ligustro passo a passo
EBREO26/05/2007 10:37
ligustro passo a passo
Amigos, Continuando os passo a passo, ai vai mais uma!
A planta em estado bruto.

Começando a eliminar os ramos mais baixos.

Começando a desfolha, nescessaria para evitar o estresse da planta e visualizar melhor os ramos.

Começando a aramaçao.

Vendo por baixo e continuando a aramaçao.

Ja quase finalizando a aramaçao.

Finalizada a aramaçao.

Agora começa o transplante.

Ameaçando a planta no vaso.

Ja envasada.

Amigos, ficarao alguns vazios e esta nao e posiçao correta dela.
Com o decorrer das novas brotaçoes , pretendo preencher os vazios e
arrematar melhor ela!
As fotos foram by Joanna Moreira Benyakob.
Espero ter ajudado.
Att. Luciano.
mziede26/05/2007 11:20
parabes fico muito bom e nos ajuda muito ...
Felipe26/05/2007 11:31
Amigo Ebreo,
tenho uma duvida.....vc fez todo este trabalho em um dia né?
então deixa eu te perguntar uma coisa. Vc fez desfolha, poda, aramagem, transplante..isso não é muito stress pra a planta. Ou esta espécie não tem problema fazer isso tudo de uma vez.
Obrigado pela atenção.
EBREO26/05/2007 13:27
radical
Felipe, Certas plantas suportam este manuseio ! Normalmente eu faço assim e nao tenho tido problemas! Note tambem que eu transferi ela de substrato , tipo tijolo, para um bem mais aerado e solto! As vezes eu faço isto e ainda passo a Makita! Nunca tive problemas! Att. Luciano. Ps. E ele ficou num vaso , que contem apenas um decimo do substrato original!
sergioturbo1026/05/2007 17:51
Felipe um tio da minha esposa me ligou as 4 horas da tarde e falou: " Sergio aquela planta que tu queria eu arranquei ela 9 horas, e ela ta aqui te esperando" fui correndo(de moto) chegando la, o pobre ligustrum estava de raiz pra cima, sem terra nehuma. resultado.... ta ali em um vaso, bem saudavel!!! essa semana vou postar foto dele.
Detalhe!!!! tem planta que so de olhar pra ela com cara feia ela ja começa a secar as folhas. LIGUSTRUM E PAU DE DA EM DOIDO.
GIULLIANO CARNEIRO26/05/2007 18:28
Achei interessante a forma com que você faz a desfolhas, arrancando as folhas. Imaginava que seria necessário o uso de tesoura, cortando a folhas e deixando o talinho.
EBREO26/05/2007 18:46
manuseio
Amigos, Eu ja fui mais meticuloso em relaçao as transplantes e desfolha, porem com o tempo voce aprende que planta pode ou nao sofrer este tipo de manuseio. E aprende tambem certos atalhos,que so ajudam a apressar a confecçao da peça! Todo este processo nao levou mais que uma hora! Existem certas regras , que com o tempo aprendemos a quebrar! Att. Luciano.
Edmar Claudio M. da Silva26/05/2007 22:20
Re: ligustro passo a passo
Muito bom o seu trabalho, amigo! A sua confiança em procedimentos radicais que espantam alguns colegas, inclusive eu, deve-se, sem dúvida, à experiência acumulada em anos de prática nesta arte. Uma das coisas que mais me limita neste campo ainda é a questão climática! Parabéns!
EBREO27/05/2007 07:56
tempo
Edmar, No dia que fiz esta planta a maxima foi 17 graus e a minima 8 graus a noite! Tambem ajuda! Att. Luciano.
sefo4027/05/2007 18:11
Parabéns!
Não posso fazer comentário técnico algum. Comecei agora...
Mas...parabéns! Achei o máximo entender como funciona a elaboração de um bonsai.
Parabéns, mais uma vez, pela sua arte.
Saudações fraternais.
Alcides Junior28/05/2007 08:02
Muito bom seu trabalho Luciano, novamente PARABÉNS ❗ ❗
EBREO28/05/2007 19:33
plantas
Amigos, Farei outros , passo a passo , e postarei! Nao sao nada de maravilhosos , porem e uma boa epoca para fazer-los! podemos praticar atos extremos e ir mais fundo em tudo! E bom para que se perca o medo de certos procedimentos por parte de quem esta começando! estou estreando novo avatar , vestido em roupas a carater! Att. Luciano.
Roberto Teixeira28/05/2007 21:14
Novo avatar
Bob Esponja pirou, Tamarineira nele! Daí, só camisa de força.
Se "contido" tá esse show de passo-a passo, imagina a hora que vc tiver alta, he, he...
Estive aí perto ontem, mas não deu para passar no seu viveiro. Estou devendo a entrega do pau mulato.
Grande abraço.
EBREO28/05/2007 21:20
sumiço
Roberto, Estas sumido!!! Quem escolheu o avatar foi a Joanna! A madrinha , planeja um evento de dois dias para nos, contamos com tua presença! Att. Luciano.
Ricardo Paiva28/05/2007 22:51
Olá Luciano, também ando sumido do forum por total falta de tempo por causa do trabalho.
Parabéns pelo passo-a-passo e pelo resultad. Teu ligustrum ficou maravilhoso!!!
Sempre que leio material sobre espécies, inclusive o Ligustrum, indicam sempre que o transplante deve ser feito no final do inverno / início da primavera. Pelos seus comentários, você não segue esta orientação.
No sábado passado, na confraria de bonsai que participo aqui em Porto Alegre, o pessoal parece cauteloso para reenvasar e fazer trabalhos mais "profundos" nas plantas.
Você diria que não tem problema algum?
Que outras espécies você diria que podem sofrer este tipo de trabalh "geral"?
Com o frio as plantas podem sofrer mais para se recuperarem?
Agradeço desde já pela atenção.
Abraços
Paulo Roberto Marasca28/05/2007 23:13
Luciano.
Mto legal tua demonstração disponibilizada a todos... Tua experiência nos indica o caminho... Obrigado... E muito...
Penso ser mais ou menos este o futuro dela...
Abração.
EBREO29/05/2007 07:58
divida
Paulo, Tenho varias dividas, para contigo! Mais uma projeçao maravilhosa! Obrigado!!! Att. Luciano.
_newbe29/05/2007 13:12
Luciano,
Bela planta. Gostei muito do nebari.
Como você disse, com o tempo a aramação será refinada e a planta ficará ainda melhor.
Quanto às perguntas dos amigos do tipo "com que plantas posso fazer esse tipo de trabalho nessa época?", temos que ficar atentos à de que locais estamos falando!
O Luciano pro exemplo, está no RJ, o amigo Ricardo Paiva no RS. Não podemos nos basear de forma tão confiante nestas recomendações e pensar que "por que fulano fez eu também posso fazer".
Aqui no DF, por exemplo estamos entrando em uma época onde a humidade do ar chega aos incríveis 15% 😲
Não há planta que aguente transplante em tais condições!
Daí se de repente arrisco um transplante agora (ainda que seja de um ligustro), corro o risco de ser acometido por um momento desses e perder a planta. (Acreditem: no mesmo período do ano passado perdi um MAME de serissa! Isso mesmo! Serissa, que é tão forte a este tipo de procedimento quanto o ligustro!)
Devemos sim, atrávés da prática, observação e troca de informações com os amigos das proximidades, aprender a perceber qual a melhor época para fazer o quê! Temos que lembrar que estamos em um país de dimensões continentais e que algo que pode ser feito num estado em determinado momento, pode não ser aplicável em outro estado às vezes até relativamente próximo 😉
De qualquer forma, a qualidade do passo a passo exibido aqui é indiscutível e certamente será de grande auxílio para todos.
Luciano,
Parabéns pela planta, pelo trabalho, e pela disposição de exibí-lo aqui!
Um grande abraço.
Ricardo Paiva29/05/2007 14:07
Newbe, sei das diferenças climáticas de nosso país e sei que isto faz muita diferença, por isso fiz estes questionamentos pois aqui em Porto Alegre faz tanto frio como em Teresópolis.
O Luciano falou que estava 9º e aqui no mesmo dia, tava 11º.
Mas valeu a dica para todos amigos do fórum.
Abraços
EBREO29/05/2007 15:49
local
Amigos, O colega Newbe tem razao! Aqui estou a 1000 mts. de altitude , com uma taxa de umidade que beira aos 70% constantemente! Com temperaturas baixas ate no Verao! E mais facil para mim fazer este tipo de transplante tao radical! A 1 hora e meia daqui no Rio ou Niteroi, tem que se tomar mais cuidado! Att. Luciano.
Ricardo Paiva29/05/2007 16:27
Luciano, não estou a 1000 mts de altitude mas olha os dados de hoje aqui de Porto: Temperatura mínima: 4º, Temperatura máxima: 11º e Umidade relativa: 65%.
Amanhã, vai esquentar. Dá uma olha na previsão: Temperatura mínima: 9º, Temperatura máxima: 15º e Umidade relativa: 72%.
Se você me der as dicas que solicitei, vou aplicar e depois dou meu relato.
Inclusive meu interesse é em função de umas Nanas que estão num substrato muito ruim e com folhas amarelando. Tô querendo trocar uma parte do substrato velho mexendo pouco em raízes. Será que dá pra fazer?
Abraços
EBREO29/05/2007 17:08
plantas
Ricardo, As Nanas, sao assim mesmo no inverno! As minhas amarelam as folhas , pra caramba! E uma boa hora para mexer nas coniferas de origem oriental! Elas estao entrando em dormencia. Eu barbarizo na diminuiçao de espaço e atos radicais . Eu so mexo nas Nanas e outras desta especie a cada tres anos! Sempre quando os Outonos e Invernos sao mais inclementes! Este ano sera assim! Att. Luciano.
Alcides Junior29/05/2007 17:19
Caro Luciano, estava pensando em começar o transplante de alguns exemplares, inclusive alguns nana que tenho, aqui está bastante frio, minimas de 0° e maximas de 14, 15, acha q terei sucesso ou espero a primavera ❓ ❓
EBREO29/05/2007 17:44
transplantes
Junior, Eu sempre transplanto estas especies nesta epoca! Sao todas de origem oriental! A semana que vem postarei um Acer Japonico , indo para uma caixa de madeira! Numa diminuiçao de espaço Brutal, zerando-o , deixando apenas o tronco para recomeço total! Att. Luciano.
Alcides Junior30/05/2007 07:33
Obrigado Luciano... Vou começar este final de semana já... tenho alguns que estão em péssimos substratos. Mãos a obra 😄