adriano paes28/05/2007 15:51
Opinioes e criticas
Ola pessoal,
Estou mostrando minha pequena pra vcs opinarem e darem sugestoes e aproveitando colocarei a foto de uma outra pequena tbm pra vcs opinarem, afinal é com as criticas construtivas é que crescemos.
Primeira ->
http://bonsaiken.gigafoto.com.br/?id_foto=13008736
Segunda ->
http://bonsaiken.gigafoto.com.br/?id_foto=13008930joaoporto28/05/2007 16:00
Olá Adriano,
Não dá para ver as fotos.
adriano paes28/05/2007 16:05
Correção

darkaso28/05/2007 18:31
Adriano,
parece uma acerola fukinagashi, isso mesmo?
Dê mais detalhes do que fez e pretende dela.
T+
adriano paes28/05/2007 18:51
Darkaso,
Como pode ver, tentei direcionala para um han-kengai ou entao kengai.....nao sei ainda....estou no aguardo pra ver o q a planta me reserva, porem observando o q vc falou, realemente esta lembrando uma fukinagashi
Ah, nao é uma cerelola e sim um pingo de ouro se eu nao estiver enganado
O q vcs acham???Opinem por favor
EBREO28/05/2007 19:45
cascata
Adriano, Se for uma semi-cascata,ja esta a caminho! Muito boa a ideia! Att. Luciano.
adriano paes29/05/2007 13:11
Ebreo,
Olhando esta parecendo uma mistura de fukinagashi com han-kengai
O fukinagashi saiu sem intençao......
Desculpem a pergunta idiota, mas pode se misturar mais de um estilo em uma unica planta???
Como os radicais veem isso???
Alcides Junior29/05/2007 16:58
Eu li em algum outro tópico sobre se misturar 2 estilos, me parece q não tem problema, porém tem que haver harmonia entre ambos.. 😄
darkaso30/05/2007 23:04
Adriano,
para han-kengai vai ter que abaixar ela um pouco mais. O estilo fica caracterizado com o tronco mais baixo do que está. O tronco está alto e os galhos estão só de um lado e abaixando, parecendo um fikinagashi. Veja o que pode ser feito para corrigir.
A mistura de estilos é bem comum, o difícil é não misturar. Salvo em estilos como o hokidachi, kengai e chokkan, por exemplo, que são mais fáceis de separar e caracterizar, algumas plantas pode-se observar um pouco de cada parte como sendo parte do estilo. Para isto é importante entender que esxitem estilos básicos, que para você entender mais fácil vou chamar de primário, e os estilos que se poderia chamar de secundários.
O chokkan por exemplo pode ser colocado no primário. Ele tem estética definida desde o nebari até a copa, ou seja, existe uma espécie de roteiro que deve ser seguido para se alcançar o estilo. Mas os estilos "secundários" muitas vezes não possuem este roteiro completo. Por exemplo o raiz exposta. Ele te dá liberdade para usar uma copa que seja mais para moyogi ou para hokidachi por exemplo. O Ebreo mostrou uma hokidachi a pouco tempo.
O fukinagashi pode ser colocado raiz na pedra ou plantado na pedra, estilos diferentes que podem ser feitos sem problema. Se tiver uma planta que seja com o tronco grosso, pode ser feito o sharimiki, que é outro estilo. O que vai ser classificado o bonsai é o fukinagashi , se estiver bem caraterizado.
Portanto pode ser misturado. O que vale é a estética bem aplicada.
T+