Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pitanga de sua opniao

mziede29/05/2007 11:46
Pitanga de sua opniao
Essa pitanga tem + - 6 anos ....
Eu dei um estilo diferenciado ....vcs acham q ficou muito forçado ?
Por favor podem falar pois é so assim q eu posso aprender...pois aki nao tem curso .... 😢
Obrigado

O que eu devo mudar ... 😉
mziede30/05/2007 14:27
ta tão ruim assim q ninguem afalou nada 😮ops:
Ferreira30/05/2007 18:50
Definição
Mziede

A pitangueira tem um belo movimento de tronco e bons galhos à disposição para trabalhar.

A sua aramação também está muito boa, mas eu acho que o posicinamento dos galhos poderia ter sido um pouco diferente, para definir o estilo.

Da maneira como estão posicionados, os galhos abaixados dão a idéia de moyogi (vertical informal) e os levantados dão idéia de hokidachi (vassoura). Talvez você tenha feito assim com a intenção de triangular a copa. Embora dois estilos possam ser misturados, acho que o resultado não será muito bom com estes dois estilos.

Sua planta permite escolher qualquer um dos dois estilos (ou mesmo outro). Se preferir o vassoura, levante todos os galhos. Se preferi o moyogi, baixe todos os galhos, deixando apenas um como ápice (ponteira).

No caso de moyogi, ficará ótimo se você fizer o seguinte:

1) baixar para trás o galho que está no centro;
2) baixar o galho da esquerda que está para cima;
3) fazer o ápice com o galho que está à direita;
4) usar a ramificação da direita para posicionar um galho à direita.

Acredito que assim você terá um futuro moyogi bem estilizado. Não vou postar um desenho porque sou péssimo com as imagens, mas um outro colega pode ajudar.
mziede30/05/2007 19:56
Ferreira ...
muito obrigado vc me ajudou muito axo o q ta faltando em mim é esse olhar clinico de poder ver anos a frente o trabalho ...
esse fim de semana se ter vou fazer isso q vc falou e coloco a foto pra ver se eu entendi bem o q vc me passou ..
muito obrigado....