Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com Zelkova

RedOak30/05/2007 19:03
Ajuda com Zelkova
Ola amigos!! 😄
Preciso de ajuda em relacao a como comecar a podar e estilizar essa zelkova no famoso estilo "vassoura" .. apesar de estar magrinha, eu quero mante-la mais ou menos assim mesmo, imitando a zelkova em sua forma natural. Alguem com experiencia em bonsai de zelkovas?
Abracos! 🙂

EBREO30/05/2007 19:20
zelkova
Redoak, Se tu deixares ela subir ela vai reta para cima aumentando o espaço de brotaçao dos futuros galhos! Eu diminuiria ela e ficaria com apenas uma guia de crescimento, porem sempre contendo ela! Ai tu forçarias ela a dar mais ramos embaixo! Att. Luciano.
RedOak30/05/2007 19:26
Entao, nao podei o "galho mestre" porque durante esse verao todo (que foi quando ele cresceu) eu nao estava em casa.. e agora nao sei ao certo quando devo corta-lo. Creio que posso fazer quando estiver completamente sem folhas...
EBREO30/05/2007 19:40
zelkovas
Amigo , Espera ate Agosto!

E assim que eu faço com as minhas.
att. Luciano.
RedOak30/05/2007 19:46
Que lindas as suas!! 😄
Eu vou esperar entao! Obrigado!! 🙂
Glauco Bastos30/05/2007 22:50
Luciano,

Vou aproveitar este tópico para saber se Zelkova pega por estaquia, pois tenho duas mudas e gostaria de fazer algumas mudas a mais. Abraços.
RedOak30/05/2007 23:38
Desculpe, entrando na conversa.. hehehe
Mas zelkova por estaquia eh a coisa mais facil e rapida que existe! Heheheh eu propago as minhas por estaquia e tenho varias! Pega muito facil mesmo!
Glauco Bastos31/05/2007 13:47
Amigo Redoak,

Fico contente em saber isso, mas me confirme se deve ter ao menos a grossura de um cigarro ou mais fino tb serve ? Em Salvador é muito difícil conseguir esta espécie e as únicas duas que possuo foram de sementes e ainda estão muito finas. Abraços.
RedOak31/05/2007 13:52
Bom, ate hoje eu soh fiz com as fininhas! Heheh que sao as que eu podo, ai fico com doh de dispericar e planto. Eh quase mais facil que serissa! hehehehe 😄
EBREO01/06/2007 09:06
zelkova
Glauco, O Redoak, Ja respondeu! Ela pega muito facil por estaquia e alporquia. Att. Luciano.