Enraizamento de estacas de jabuticaba - 100% até agora!!
moi.agr01/06/2007 20:20
Enraizamento de estacas de jabuticaba - 100% até agora!!
Olá pessoal, tava dando uma olhada nessas matérias e resolvi postar uma experiencia que estou tendo, quem sabe pode ajudar alguem!!
Estou conseguindo 100% de enraizamento de estacas de jabuticaba, sem hormonio.
Em uma vasilha furada com 10 a 15 cm de altura, coloquei apenas areia lavada como substrato, e neste, varias estacas de diametros variados.
Então, eu cobri todas as estacas, inclusive a vasilha, com um plástico, fazendo uma espécie de câmara úmida.
A drenagem é muito intensa, e a troca de umidade com o ambiente deve ser mínima.
Tá funcionando perfeitamente, mantenho o substrato sempre umido.
Faz 2 semanas que coloquei as estacas e elas ja estao comecando a desenvolver as radicelas. D+.
Vou postar algumas fotos para vcs verem
Espero que tenha ajudado...
EBREO02/06/2007 09:23
genial
Amigo , Eu uso esta tecnica a muito tempo e tinha receio de colocar aqui no forum ! Genial!!!! Obrigado!!!! Att. Luciano.
ARQPATRIK06/06/2007 12:49
ESTOU USANDO UMA TÉCNICA PARECIDA, QUE APRENDI AQUI NO FORUM É USAR CARRAFAS PETS, ( É SÓ CORTAR A GARRAFA PLANTAR, E DEPOIS VOLTAR A ENCAIXAR A PARTE DE CIMA DE VOLTA) CRIANDO ESTUFAS INDIVIDUAIS, TESTEI COM PINGOS D´OURO, PLANTEI TBÉM ESTACAS EM UM CANTEIRO ABERTO RESULTADO:
DAS GARRAFAS 100% DE PEGA,
DO CANTEIRO AINDA LUTO PARA VER SE NÃO SECAM (RSSS).
ARQPATRIK06/06/2007 12:55
SÓ PRA CONSTAR A MATÉRIA DAS ESTUFAS COM PETS, FOI POSTADA PELO COLEGA DE FORUM GERALDO INOCÊNCIO, MEUS AGRADECIMENTOS! JUNTO COM O LUCIANO E OUTROS DÃO VALIOSAS LICÕES PARA OS INICIANTES COMO EU!!
ABRAÇOS
Smoke08/06/2007 00:00
Vou tentar fazer estacas de jabuticabas com raizes grossas.
Abraços
bs_freitas09/06/2007 15:10
Legal moisés,
interessante.....sem diâmetros específicos nem nada,e a idade das ramas utilizadas?o de prasche ?
moi.agr12/06/2007 21:50
pronto pessoal disculpa nao responder antes.
realmente tem uma materia postada do nosso colega sobre esse assunto, so postei pq naum tinha visto e tbm pra reforcar a ideia.
bruno, os diametros variam de 3 a 4 cm e a idade dos ramos +- 8 meses
testei tbm com as garrafas pet, sao muito mais práticas.
valeu pessoal!
alexmikol13/09/2007 15:01
Pessoal, como novato, estou tendo dificuldes em entender como são as ESTACAS, são pedaços da árvore semelhantes a um lápis(sem folhas, sem nada), ou eles tem folhas semelhante a um galho com o formato da árvore? São cortados retos ou em angulo? Se puderem responder!!! Um abraço!!! 🙂
bonsai urbano13/09/2007 15:39
alexmikol escreveu:
Pessoal, como novato, estou tendo dificuldes em entender como são as ESTACAS, são pedaços da árvore semelhantes a um lápis(sem folhas, sem nada), ou eles tem folhas semelhante a um galho com o formato da árvore? São cortados retos ou em angulo? Se puderem responder!!! Um abraço!!! 🙂
sao pedacos de galhos, "normalmente" sem folhas, ou com poucas.
de preferencia corta em angulo pra nao apodrecer o apice (evita acumulo de agua).
Alex Fabiano23/07/2008 16:13
msg
pessoal, só para registrar, tem 2 meses que podem um galhinho do meu bonsai de jabuticaba ( aqueles fininhos que nascem na base do tronco ) como o galinho era bem comprido 9 uns 20 cm ) resolvi enterrar, resultado que até hoje está perfeito, as olhas bem saudáveis.....
Outra coisa que fiz e parece estar estar funcionando é um teste que fiz com um galho de Pitanga, plantei na areia um galho ( dentro da estufa de garrafa pet ) há ns 2 meses, reparei que esta cheia de brotações novas, está explodindo brotações em todo o galho, até brotinho de flor está aparecendo, acho que significa que está pegando né?
SEKI - Elio Luis Secchi24/07/2008 14:32
Alex,
apesar da técnica funcionar, o fato de estacas estarem brotando não significam necessariamente que estão enraizando.
A brotação inicial e mais fruto das reservas energéticas e água que o galho tem armazenado, mais a umidade que ela retira do solo através de um efeito "pavio". As raízes muitas vezes só se desenvolvem depois e outras vezes nem se desenvolvem fazendo com que a estaca, mesmo depois de brotada, venha a secar.
Outra coisa é o percentual de pega que às vezes é maior ou menor, dependendo de inúmeros fatores.
Estamos na torcida para que tenha um ótimo resultado final. Aconselho a não "mexer" nas novas mudas antes de um ano.
abraços
Marcos Castilho24/07/2008 16:39
Elio eu fiz várias estacas de Jabuticabeira de uns 2 a 7cm de tronco. Depois de mais um mês sem dar nenhum sinal de vida, algumas brotaram na estufa outras não. Exatamente o que você disse Elio se as estacas tenderam a enraizar as brotações continuaram do contrário secaram.
lubisomem0129/07/2008 09:22
Marcos sem querer desanimar ja fiz estacas que no inicio soltaram brotações e vieram a secar depois de quase um ano e não soltaram raizes não...
Marcos Castilho29/07/2008 10:34
Lubisomem dá uma lida na minha explicação no outro tópico.
E olhe esse link: www.ipef.br/publicacoes/scientia/nr69/cap07.pdf
Prova que não é impossível enraizar Jabuticabeira por estacas.
lubisomem0129/07/2008 19:29
Eu sei que pega mas é dificil, mas não podemos desanimar não so estou comentando a minha experiencia pois sempre que podo as minhas jaboticabeiras sempre separo varias estacas e coloco na areia e como falei as vezes as estacas soltam brotação e ficam visosas e depois de uns 8/9 meses é que começam a secar, mas eu continuo tentando e não é só com jaboticaba não normalemnte faço estaca com qualquer material que me passe pelas mãos algumas pegam outras não mas vamos em frente na tentativa e erro. não podemos é desanimar....
Marcos Castilho29/07/2008 19:36
Realmente Lubisomem, pega mais............. é difícil mesmo. O negócio é nunca desanimar. Você já conseguiu vingar alguma estaca sua de Jabuticaba alguma vez???
lubisomem0130/07/2008 15:01
Rapaz ainda não tive este prazer não ...mas continuo tentando heheheh sempre que faço uma poda separo umas estacas boas e enterro na areia e deixo na sombra ...quem sabe uma hora não tenho uma surpresa ...
Ferreira30/07/2008 18:36
Tentativa
Colegas
Com base no artigo do link fornecido pelo Marcos Castilho, a indicação para um melhor resultado de enraizamento de jaboticaba seria: plantar em areia grossa pura as estaquinhas de ponteira com cerca de 15cm, com poucas folhas, e manter a umidade constante em mini-estufa, regando frequentemente com tampão fosfato de potássio pH5,0.
Dará trabalho, mas se houver sucesso, terá valido a pena!
Marcos Castilho31/07/2008 12:44
Ferreira é isso aí amigo. O negócio é não desistir. Não sei se você leu o outro tópico mais lá relatei que um amigo meu disse que depois de usar o enraizador super thrive ele conseguiu aumentar o percentual de pega das estacas de 30% para 78% com esse enraizador. Comprei esse produto com o Rock Júnior e estou usando vamos ver no que vai dá.
lubisomem0123/09/2008 13:59
E ai Marcos como vão as estacas ? Já tem alguma com raiz ?
Marcos Castilho25/09/2008 19:01
E aí amigo como vai??? Não esqueceu heim??? Ainda não olhei. Tenho receio de que se eu mexer na areia e possa estragar tudo. Mas acho que devo deixar mais uns dois meses na estufa. O Geraldo disse que em média uns 6 meses para enraizar. Já tem 4 meses e estão verdes todas elas só uma que faz uns 20 dias que secou. E aquela sua que você me mostrou na foto lembra secou ou está verde???
lubisomem0125/09/2008 19:05
É meu amigo as minhas continuam a mesma coisa e eu tb tenho medo de mexer.