Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Buxus salvado

Ricardo Paiva02/06/2007 19:48
Buxus salvado
Olá amigos, venho apresentar um buxus de +/- 25 anos que estava todo quebrado em uma calçada.
Retirei ele em dezembro de 2004 com galhos longos, muitos quebrados e infestado de pragas.
Hoje ele tem uns 35cm de altura (fora o vaso) e 15 cm de base.
O galho da direita, muito reto me encomoda um pouco, alquém sugere alguma coisa?

Abraços
GIULLIANO CARNEIRO03/06/2007 00:35
Ricardo,

Seu Buxinho esta muito bonito, muito bem trabalhado. Tentei trabalhar com Buxinhos mas não consegui, os dois que tentei morreram.
Elio03/06/2007 21:03
Olá Ricardo!

Esse buxinho tem algo muito bom: O nebari.
Como existe um espaço muito grande entre os 3 primeiros galhos e o restante, eu faria o seguinte:

1. Podaria logo após o 3º galhos e trabalharia com esses três.
2. O Jin ficará muito grande então eu o afinaria com a retífica, diminuiria de tamanho e daria um pouco de sinuosidade nele.
Acho que ficará um belo Shohin!

Se pude ajudar........

Abraço
Ricardo Paiva04/06/2007 20:00
Giulliano, tem alguns e só perdi aqueles que fiz yamadori e estavam com o sistema radicular deficiente. Ele é meio temperamental como alguns dizem, mas eu gosto. tenho um literati que é um dos meus bonsai preferidos.
Conte o que ocorreu, quem sabe posso te ajudar?

Élio, essa planta eu tirei de um canteiro e estava sendo soterrada por entulho de obra. Estava com poucas brotações e muitos galhos secos, foi um milagre salvá-la.
Quanto a sua sugestão, adorei, vou fazer uma simulação no Photoshop e depois vou botar a mão na massa. Postarei o resultado.

Abraços
Glauco Bastos04/06/2007 20:15
Ricardo,

Concordo com o Elio, eu também podaria logo acima do terceiro galho, levantaria este 3º para transformar em novo ápice, direcionaria os dois outros rstantes, sendo que o galho da direita eu reduziria um pouco mais para ficar harmônico e proporcional, depois é só adubar corretamente e aguardar as nivas brotações. Quanto ao Jin novamente concordo com Élio, teria também que reduzir e trabalhar para se adequar ao novo formato da árvore. Abraços.