Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Extratificação Acer geladeira

Fabiana Ribeiro Costa02/06/2007 20:20
Extratificação Acer geladeira
Estou com algumas sementes de acer palmatum que coloquei na geladeira, isso faz uns 4 dias.
Como a curiosidade mata, abri o vidro hj para ver como elas estavam e para minha surpresa o substrato onde elas estao, esta seco, sem uma gota de agua.
Quando coloquei elas na geladeira deixei o substrato úmido, e nao entendo porque ele secou em tao pouco tempo, tampouco se isso é normal.
Isso ja havia me acontecido quando fiz a experiencia que tem na parte do forum - Matérias de colocar sementes de maça para estratificar, secou completamente a agua, e a semente nao germinou.
Alguem sabe o que pode estar ocorrendo?
Deixei o vidro bem lacrado para nao entrar o ar da geladeira. A temperatura aqui no sul esta muito baixa...imaginem a da geladeira..heheh

Abraço
kotta02/06/2007 20:27
Esquisito isso Fabiana!!!!!!

Tenho sementes de acer na geladeira desde o dia 1 de Março, ja despejei para retirar algumas sementes já germinadas, voltei a colocar na geladeira sem umidificar, pois estava ainda bem umido.
Hoje voltei a despejar o conteudo do frasco, para retirar mais algumas semente tb germinadas, e ...deitei umas gotas de água, mas ...por segurança, pois o substrato ainda está umido!!!!

Já agora Fabiana, ke tipo de substrato usas te ??????
Fabiana Ribeiro Costa02/06/2007 20:45
Kotta, eu fiz o mesmo procedimento que você, alias li a sua materia para fazer o processo.
Eu usei terra (preta comprada em floricultura 40%) e (areia 60%), e botei um pouquinho de vermiculita.
Realmente nao entendo o que esta acontecendo. 😢
Glauco Bastos02/06/2007 23:50
Fabiana,

Não sei o pq de seu subatrato secar, de qualquer forma eu já tentei estratificar sementes de Zelkova Serrata que é quase a mesma coisa e fui orientado a utilizar apenas vermiculita, mas tomando o cuidado para não encharcar demais pois vc sabe do grande poder de retenção de líquido da vermiculita, resultado, germinaram apenas 02 sementes dentro da geladeira e mais nenhuma, rsrsrs. Tente com vermiculita que funciona. Abraços fraternos.
murilo03/06/2007 07:48
O frasco na geladeira deve estar bem tampado para que não seque.

Abraço.
kotta03/06/2007 12:55
Exatamente com diz o Morilo , Fabiana ...o fresco deve estar bem fechado, e já agora coloque numas das prateleira mais baixas da geladeira, no mesmo sítio onde costuma guardar os legumes.
Como podes confirmar no meu poste sobre este assunto, continuo a retirar do frasco sementes germinadas, e olha ke o frasco está geladeira desde o dia 1 de Março !!!!!
Vou tirar entretanto uma foto dele e lhe mostro, mas é um vulgar frasco de café soluvel .
Fabiana Ribeiro Costa03/06/2007 13:56
Obrigado Glauco e Murilo pelas dicas 😉

Kotta, eu tbem usei frasco de café, antes de fechar, coloquei na boca do frasco filme de pvc, e mantenho na parte baixa da geladeira, exatamente onde se guardam as verduras.
Agora lacrei mais um pouco, enchi a volta da tampa de fita lacre, espero que isso resolva e troquei de geladeira, pois a minha é tao gelada que se nao cuidar congela tudo que tem dentro 😲

Obrigado pessoal, mais uma vez.
kotta03/06/2007 18:10
Então Fabiana , talvez seja esse o problema , excesso de frio, pois acaba desidratando.
Fabiana Ribeiro Costa03/06/2007 18:14
Obrigada Kotta, pelo auxilio.
kotta03/06/2007 18:17
De nada Fabiana ....no ke eu souber (e é poukinho), tou á disposição.
Eu tb sou principiante, mas fikei tão contente por ter conseguido germinar as minhas sementes de Acer que , resolvi pertilhar a experiencia 😎