Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

terra de cupim

MARCIO ROLDÃO02/04/2005 22:23
terra de cupim
Terra de cupim é um bom substrato ?
existe nutrientes nesse composto ?
abraços pessoal
Felipe Frango Zappala02/04/2005 23:48
Márcio, eu nunca usei, mas conheço gente que usa, como a Angela e diz que é muito bom e que promove uma drenagem semelhante ao tijolo/telha triturada...
Não se preocupe com os nutrientes, pois também não existem no caco de telha/tijolo... isso você é quem vai fornecer na adubação correta.
Quem pode dar uma ajuda aqui ao Márcio??

Abraços.
jackson03/04/2005 06:07
Re: terra de cupim
MARCIO ROLDÃO escreveu:
abraços pessoal

Márcio,

Tenho vasos com os mais variados tipos de substratos, com terra de cupinzeiro, com telha e tijolo triturados, com cascalho de rio, com pedrisco de brita, com terra de barranco peneirada, todos com granulação entre 2 e 5 mm, para garantir uma boa drenagem e retenção hídrica (substrato mais poroso ou com granulação menor = maior retenção de água, e quanto mais raso o vaso mais fina deve ser a granulação), com ou sem areia de rio lavada e peneirada e carvão ou turfa negra etodos com bons resultados sobre ao desenvolvimento da planta. A minha conclusão é que tanto faz, pois como o felipe já falou, sobre os nutrientes é vc q. vai colocar com a adubação e correção.

O mais importante é a correta hidratação, insolação, adubação, poda e reenvasamento, para cada espécie de planta.

[]s

Jackson
MARCIO ROLDÃO03/04/2005 21:39
obrigado Felipe e Jackson tirei minha duvida e aprendi outras dicas valeu
Angela Fernandes05/04/2005 23:55
Re: terra de cupim
MARCIO ROLDÃO escreveu:
abraços pessoal

Oi Márcio !!!!!!!
Se desejar utilizar o cupinzeiro em alguma planta para testar, eu arranjo um pouco para vc.
Abraços
Angela 😂 😂 😂 😂