Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Bouganville

Minotauro04/06/2007 00:28
Bouganville
Olá bonsaísta!!! Estou aqui para mais auxílio. Tinha uma Bouganville e, por dicas no fórum, resolvi mudar. Bom!!! Fiz um alporque. Dicas dos bonsaísta foristas. Deu muito certo.
Após o alporque, restaram duas mudas que eu acho que devem dar em alguma coisa.

Coloquei uma no escorredor e fixei com arame e ráfia para não marcar a casca.

Por favor, ajudem-me neste trabalho.
Aí vão as fotos.

Era assim.

Alporque.

Agora são assim.

nickyfury04/06/2007 17:22
bonsai
Sua planta está indo bem, o caule tem um ótimo movimento. Porém os galhos ainda precisam ser trabalhados. Creio que o ideal seria aramar, fixando o arame de maneira a não favorecer marcação muito forte. A seguir, reduza seu comprimento, visando favorecer emissão de novas brotações mais próximas ao caule principal. Com essas brotações é que voce irá formar uma boa estrutura de galhos para sua planta, harmonizando o conjunto. 😄
Minotauro04/06/2007 19:16
nickyfury, valeu pela dica. Vc poderia me orientar melhor sobre a planta menor; a que deu origem ao alporque.
Grato,
Minotauro.
nickyfury05/06/2007 01:18
bonsai
Uma boa dica seria voce replantar essa muda um pouco mais inclinada, para, com o tempo, formar uma boa estrutura no estilo moyogi:

Voce deve deixar o broto apical crescer bem, antes de cortá-lo, inverter a posição de crescimento/direcionamento, deixando novamente uma boa muda apical favorecer o desenvolvimento e novamente cortar, até atingir o tamanho adequado a sua intenção (shohin ou não).

É mais simples do que pode parecer. Basta paciencia e trabalho sério, buscando atingir tal objetivo em pouco tempo. 😄
Minotauro05/06/2007 13:07
Blz! obrigado mais uma vez pela dica...
Mino
Minotauro05/06/2007 13:10
Blz! obrigado mais uma vez pela dica...
Mino