Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Nao Contem Para Ninguem!!!

EBREO05/06/2007 11:20
Nao Contem Para Ninguem!!!
Amigos, Eu ja tinha ouvido falar, porem tinha medo de comentar ou expor sem o enbasamento de um grande mestre! Abaixo , texto e fotos extraidos da ediçao 81, da revista Bonsai Europe. Este pequeno detalhe secreto!

E isto mesmo!!! A adiçao de tinta acrilica ( Acrilex), a a calda!
Se eu falasse , seria duvidoso, porem ai esta o aval do icone : MASAHIRO KIMURA!
Espero ter ajudado!
Att. Luciano.Ps. Nao tenho Scanner, e torco para que as fotos fiquem nitidas!!! Boca de Siri!!!
mziede05/06/2007 13:49
Luciano ...
vc nao acha q fica muito branco ??
Pois a calda q fiz quando eu a passo ela ja fica branca se adicionar a tinta acho q vai ficar com aparencia de pintado mesmo .... ou com o tempo ela vai saindo a coloraçao..???
o q vc acha ....
abraço
joaoporto05/06/2007 15:00
Olá Luciano,

Já tinha testado com tinta acrilica gelo, e ficou bom mas eu não coloco muito, bem pouco mesmo, para não ficar muito branco.
bergson05/06/2007 16:56
Caro Luciano,

Agora vou gastar meu estoque de tintas, tudo o que é cor!!!! 😂 😂 😂
SEKI - Elio Luis Secchi05/06/2007 17:02
Luciano!
Eu não vou contar prá ninguém.....
Quanto a ficar branco, amigos o bom desta idéia é que se pode usar tintas de cores diferentes ou pigmentos. Mas tem que testar pois talvez em contato com a calda as cores se modificam, então o negócio é ir experimentando até chegar na cor desejada.
Valeu garoto!!!

Abraços

Elio Luis Secchi
EBREO05/06/2007 17:51
calda
Amigos, Sao duas partes de calda , por uma de tinta! Poque a tinta Acrilex, para tecidos? Por ser fina e soluvel em agua o mesmo veiculo da calda, secar rapido rapido e evitar aquela Melaçao!!! E ficar , natural com o decorrer de pouco tempo. Sem falar que e Impermeavel!!! Att. Luciano.
joaoporto05/06/2007 22:21
Vou testar com acrilex, até agora usei apenas o latex acrilico.
EBREO08/06/2007 13:08
calda
Joao, O latex acrilico , cria uma camada muito grossa!!! O Acrilex , nao cria uma camada grossa e e facilmente mixavel a calda! Att. Luciano.
nickyfury08/06/2007 13:42
bonsai
essa tinta seria incolor? 😲
marçal lemos pereira08/06/2007 15:49
oi
Poderia por cal também nisso ai naum , daria um resultado parecido??
EBREO08/06/2007 18:40
cor
Amigos, E tinta acrilica para tecidos cor: branca ou branco gelo!!! Adicionada a calda!!!! Esta la a reportagem na Bonsai Europe 81, as outras tintas citadas, produzem uma camada grossa e descascam com o tempo! Att. Luciano.
EBREO08/06/2007 18:44
Formula
Amigos, Ja apanhei muito para formular uma boa calda!!! A formula certa e: 2 partes de enxofre por 1 de cal! Se voce adciona mais cal, fica uma porcaria e nao da branco!!! Nao fixa,e bom para gastar tempo!!! A adiçao da tinta torna o processo mais rapido e bonito. Att. Luciano.
Elio08/06/2007 19:33
Olá Pessoal!
Vou dar meu testemunho sobre isso:

1. Há mais de 2 anos tentei fazer a calda sulfocálcica. Foi um desastre, além de não ficar boa foi uma sujeira só!
2. Resolvi comprar pronta: Lime sulphur, achei caro.
3. Comprei a calda foliar que tem a mesma composição: Cal+enxofre. Pagei R$ 9,00 por 01 litro. Uso para pulverizar as plantas periodicamente como preventivo, à razão de 1,5%, e puro na aplicação nos Jin e Shari.
4. Tentei colocar PVA branco. Misturei e dpois de um tempo fui aplicar. A mistura não ficou homogênea. Coalhou ou talhou como muitos dizem.
5. Meses atrás fiz nova tentativa e acho que acertei. O negócio é fazer a mistura da calda com a tinta e aplicar imediatamente, antes de talhar.
6. Até acertar o ponto, alguns shari ficaram branco demais, foram várias experiências.
7. Hoje tenho a medida certa: 50 ml de calda + 01 colher de chá de tinta branca.
Pra mim está bom!

Grande abraço