Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Transplante de vaso

hercidio05/06/2007 13:36
Transplante de vaso
Olá amigos,
Sou mais um amante da arte do que um bonsaista propriamente dito.
Sempre me confundo com a época adequada para se fazer transplante de vasos.
Procuro manter a planta no vaso por no mínimo 2 anos, mas quando chega a hora, confundo. Será que a melhor época para transplante de vaso ou reenvaso é agora, no Outono ou no início da Primavera?
Eu me mudei para o Rio de Janeiro, vindo de Curitiba. O clima daqui é totalmente diferente de lá. As únicas plantas que "sobreviveram" foram as figueiras (que adoro por conta das raízes aéreas) e as que dão flores e frutos, como o ibisco e jaboticaba.
Tenho receio de transplantar na hora errada, apesar de ter plantas em um mesmo vaso (sem reenvaso) há quase 4 anos.

Fiquei muito contente em poder encontrar e adentrar a este grupo.
Vejo que a técnica de Bonsais cresce a cada dia no Brasil.
Alcides Junior05/06/2007 17:17
Caro Hercicio, eu particularmente assim como o Ebreo (Luciano de teresópolis) faço transplantes logo que as temperaturas baixam, mas faço também durante a primavera, verão, outono. Não acredito que só a mudança de endereço fizeram suas plantas morrerem 😢 , pode ter havido outros fatores além do clima.
Tomara que tenha mais sucesso.
darkaso05/06/2007 22:45
hercídio,

acredito que esta pergunta não seja tão simples de responder com uma pergunta. Ela depende do que se pretende fazer com a planta, do estágio do transplante, ou seja, se é para transplante de uma planta já "pronta" em vaso de bonsai, se a planta está sendo envasada para iniciar o treinamento para o vaso de bonsai, se ela vai para um escorredor para crescimento, se vai para o chão, enfim, são muitas vairiáveis para responder assim, tão simples.

T+
hercidio06/06/2007 19:06
Junior PR,

Grato pelo apoio. Vou seguir a dica de aproveitar o período de baixa de temperatura para fazer o transplante das árvores mais críticas.
Outro assunto, concordo contigo e também suspeitei de outros fatores. As plantas ficam em varanda em andar alto, em prédio próximo a construção. Notei nas folhagens uma certa nível de depósito de poeira ou calissa por conta das construções que ocorrem ao lado.
Procuro limpar as folhas e a árvore mais resistente tem sido mesmo a figueira que vez por outra troca as folhas.
O Buxus tem folhas perenes. Morreu, secou. Fiquei tão chateado que resolvi manter o tronco como uma escultura do que ele foi um dia. Treinei esta planta por mais de 8 anos e só agora estava dando à mesma uma forma mais definida.
Um conífera também secou e morreu. Creio que isso se deu por conta da incidência do sol.

Darkaso,
Das situações possíveis, tenho em vista:
- Replante de planta que já está em vaso de bonsai.
- Transplante de planta em vaso comum para vaso de bonsai.
Sempre fico me questionando e tentando entender a melhor época para fazer o replantio.

Vou praticar um pouco mais com as dicas que me deram.
E espero também estudar com base em outros fóruns neste site.
Grato a ambos pelo apoio dedicado.