Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

BERGSON - BONSAI 2007

marçal lemos pereira06/06/2007 00:58
BERGSON - BONSAI 2007
Bem agora nosso amigo Bergson, fazendo um penjing de Ptecolobium:

Belo penjing não?

Bem com esta ultima apresentação, termino aqui minha visão do evento realizado pelo Mario Leal, o Bonsai 2007.

Fica um abraço a todos e ate o próximo evento.
bergson06/06/2007 06:02
Marçal,

Agradeço sua atenção, a satisfação em fazer a paisagem foi muito grande é para mim um momento de diversão.
marçal lemos pereira06/06/2007 08:46
oi
Bergson

Cara eu também gosto muito de paisagens , creio que isso vem da nossa profissão, a questão de observação do espaço urbano é algo já absorvido por nós, não é mesmo?

Belo penjing este que voce fez e ainda mais que foi com planta nativa, tenho certeza que alguns vou gostar muito de ver e apreciar.
Charles06/06/2007 10:29
Re: oi
Marçal...
Mais uma documentação fotográfica perfeita!... 😲 😉

Bergson...
Mais um grande e meticuloso trabalho!... 😉
Acho admiráveis suas composições, com tanta harmonia e equilibrio!
Mais ainda, sabendo que voce não apenas compõe a paisagem, como executa muitos dos seus elementos, com a precisão de um relojoeiro suiço!...
Obrigado por me presentear com um desses elementos!... Dificil será eu compor um arranjo digno dele!... 😮ops: 🙄 😂

Parabéns Marçal pelas fotos!
Parabéns Bergson pelo penjing!

Abraços,
Charles
fabianoscosta06/06/2007 11:15
Marçal, fenomenal!!

Bergson, lindo trabalho, meus parabéns!

Grande abraço aos dois,
Fabiano
bergson06/06/2007 11:20
Caro Charles,

Paisagem é para mim pura diversão, é compor um pequeno sonho e se sentir parte dele, é ver o resultado com pontes, caminhos, casas e barcos e participar destes recantos.

É simplesmente poder dividir com os amigos um sentimento de alegria.
bergson06/06/2007 20:48
Caro Fabiano,

Agradeço a gentileza.

Fazer uma paisagem é algo alegre, pois para mim arte bonsai em todas as suas vertentes precisa transmitir prazer a quem pratica.
Angela Fernandes07/06/2007 01:23
Alô crianças !!!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂

Viram a perfeição antes de efetuar o trabalho ????

Viram a disposição do material ?????

Isso se chama organicidade !!!!!!

Bergson amigo, você deu um verdadeiro show !!!!!!!

Charles - MEU GAROTO - fui presenteada com uma das peças feitas pelo Bergson, lindíssima peça.....

Quem assistiu a apresentação do Bergson, sentiu que ele a cada passo da feitura de sua paisagem, se sentia dentro dela...INCRÍVEL !!!!!

Isso foi o que sentí e

Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
bergson07/06/2007 06:02
Minha Querida Ângela,

Obrigado pelo carinho de suas palavras! 😂

Estar entre amigos é o que facilita e estimula a elaboração de uma paisagem, tudo é um momento de alegria, onde cada um de nós tem uma parcela de contribuição no que acontece.

Realmente gosto de fazer qualquer tarefa de maneira organizada, para mim é um facilitador, pois tudo está disponível e as etapas ocorrem gradativamente sem atropelos.

PS.: Viu sua foto no tópico BONSAI 2007?
Alexandre S. Coelho08/06/2007 02:06
Bergson meu amigo,

Parabéns por mais um lindo trabalho que transmite tanta sensação do natural... de poder imaginar-se alí dentro, caminhando pela grama ou pescando no rio...

Valeu Marçal!!!

abraços
duprat08/06/2007 02:29
Belo trabalho Bérgson,
Composição equilibrada e com pitecos de primeira. Cobertura bem adequada e variada, muito bom.
Mas merecia uma foto com fundo branco para podermos apreciar integralmente a composição.
Mas me diga uma coisa, sempre vejo nestas apresentações vocês usarem um substrato barrento para segurar parte do substrato. De que é composta esta pasta? Ate hoje não me acertei...
bergson08/06/2007 06:32
Caro Duprat,

Sentimos a sua ausência no evento, sei que no próximo ano estaremos todos presentes.

Agradeço suas palavras!

Para fazer o contorno utilizo da mesma maneira que Mário de turfa* (lama preta:matéria vegetal decomposta, principalmente folhas, que coleto nas margens de um riacho no sítio embaixo d'água), misturo com o substrato utilizado para dar consistência, faço pequenos peças e contorno a paisagem para conter o substrato com as plantas.

*Na coleta da turfa é feito um peneiramento do material para que fique limpo, levo para o galpão deixo secar e então quebro até fica em pó.

A turfa retém umidade, adere perfeitamente as margens do trabalho e é extremamente fértil.
nickyfury08/06/2007 11:54
bonsai
Bergsom, tenho tido bons resultados, tambem, com terra vegetal do tipo Plantax, misturada com argila e musgo esfagno (umedecido em liquido hormonizante), preparando uma pasta, que alem de manter a umidade, facilita a aeração das raízes, e não endurece. Costumo espalhar essa "massa" por sobre a superficie antes de prender as raízes da planta, para em seguida cobrir as raízes com mais preparado. 😄

Pode-se cobrir ou não com musgo previamente coletado e umedecido. 😄
Angela Fernandes08/06/2007 14:53
Alô crianças !!!!!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂

Bergson amigo, vi a foto sim !!!!!!!!

Sobre a turfa eu a conhecia muito feia, igual lama, dava até nojo em pegar.....

Quando vi a turfa que você levou me surpreendi....quanto trabalho para obter um material muito limpo....

A vasilha com turfa que você me deu vai ser utilizada em breve e
bergson08/06/2007 17:26
Meu caro amigo Alexandre,

Desculpe-me a demora em responder sua mensagem.

Tenho realmente uma paixão pelo Bonsai, que sejam as árvores ou as paisagens, complementam a minha diversão.

Como seria bom fazermos uma paisagem e conseguir não apenas na imaginação entrar em nossa pequena criação, poder passear descompromissadamente e aproveitando todos os recantos de tranquiliadade que pudessemos criar.
bergson08/06/2007 17:28
Caro Nicky,

Existem muitas possíveis soluções o que é bom para todos nós. No entanto para mim a turfa é de graça, não existe melhor preço, não acha? 😂
bergson08/06/2007 17:32
Querida Ângela,

Paciência de bonsaísta serve para isto: coletar, peneirar, secar, quebrar, moer e peneirar a turfa. Ao menos fica um material limpo e bem apresentável.

Vou ficar aguardando o resultado de seu trabalho, poste as fotos!