Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Casuarina Reconstruçao

EBREO07/06/2007 12:21
Casuarina Reconstruçao
Amigos esta planta , quando vendi era uma das melhores que ja havia feito! Do Nebari ate o topo era uma perfeiçao ! Porem temos que as vezes mexer em algumas peças para que jogo ande! Vendi a planta e meses depois , por ter sido colocado numa estufa e ter atraido um gato escultor . Estava toda destruida de um lado. e havia perdido toda forma eum lado dela! Comprei-a de volta e estou reiniciando-a!

Tive que eliminar toda parte de cima dela e recomeçar nos ramos mais baixos!

O tempo , que eu considero o mais importante fator na formaçao da planta.
Fara a sua parte! Att. Luciano.
fabianoscosta07/06/2007 19:10
Luciano,

eu não conhecia essa planta, é uma conífera?
As folhas são finas demais para um PN e parece tbm com a eugênia, mas com esse troncão???
EBREO07/06/2007 20:10
Casuarina
Fabiano, Esta planta e muito comum em toda area litoraneas do Brasil! Inclusive ai em Sta. Catarina! E aquele pinheiro muito encontrado em praias! Camboriu tem muito. E o pinheiro de origem Australiana, acostumado as condiçoes mais adversas existentes! Att. Luciano.
fabianoscosta08/06/2007 11:14
Luciano

estes pinheiros não tem as agulhas muito longas? É feito pinçagem para redução ou é outra espécie a que me refiro?
EBREO08/06/2007 13:01
casuarina
Fabiano, Tesoura , Pinçagem , vale tudo!!! Tem uma coisa que ela nao suporta: adubaçao!!!! Att. Luciano.
Claudio Rodrigues09/06/2007 06:20
Luciano!
Quando vc fala que el anão suporta adubação , me vem a pergunta:

Vc quer dizer que devemos adubar pouco ? ou nunca? bom em um vaso acredito que em algum momento ela vai sentir fome né? hehehe

Obrigado!
fabianoscosta09/06/2007 11:24
Luciano,

Areia grossa e pedrisco, adubação só orgânica, é isso? Esses daqui, se vc conhece bem nossa ilha, na praia do Campeche é lotado, mas as agulhas dão até uns 30cm... se for, eu vou olhá-los com outros olhos, dão altas aparências de PN, não é?

Abraço
Fabiano
EBREO09/06/2007 11:49
casuarina
Fabiano, Era muito comum ve-las em toda a ilha , porem nao sei agora com a expansao imobiliaria. Antes perto de restaurante: O Ataliba, haviam muitas! Isto no continente!!!! Ela diminue o tamanho das agulhas em vaso! Aviso: Qualquer adubaçao em excesso mata ela!!! Att. Luciano.
fabianoscosta09/06/2007 12:01
AH, deu uma chegadinha no Ataliba, heim?? Comer até explodir! Eis o lema! 😂 Cara, eles tem uma comida de primeiríssima mesmo! Mas agora eles estão na ilha, e lá aonde era o restaurante agora é uma faculdade particular, creio eu.

Lá, já tiraram quase todos os pinheiros, no Campeche, ainda tem muito, mas é um dos pontos na ilha com maior expeculação imobiliária, vias expressas, túneis, asfaltos, trevos...tudo para aquela região, o preço dos terrenos se multiplicaram e já há vários condomínios de luxo!
Aos poucos lá se vai a ilha...

Abraço, e se vc querer nos visitar, pelo jeito será nosso guia... 😂
Fabiano
EBREO09/06/2007 22:58
tempo
Fabiano, Do começo da decada de 80, pra ca, muita coisa deve ter mudado! Att. Luciano.
Alexandre S. Coelho09/06/2007 23:07
Caro conterrâneo,

tua árvore pode ter sofrido muita alteração do antigo estilo... porém ficou com a mesma BASE, linda ❗

abraços
Ricardo Paiva10/06/2007 00:43
Luciano, adorei a "reforma' que você iniciou nesta casuarinha.
Este trabalho foi feito a pouco?

Abraços
EBREO10/06/2007 00:49
trabalho
Ricardo, Foi feito antes das fotos. Att. Luciano.
Angela Fernandes10/06/2007 12:17
Alô crianças !!!!!!!!!! 😂 😂 😂

Graças a Deus você conseguiu reaver a planta !!!!!

Que sorte heim MEU AFILHADO !!!!!

Você vai é ter trabalho para colocá-la novamente no ranking.

Dá muita tristeza quando damos ou vendemos alguma planta pronta e super bela e num certo dia nos é mostrada debilitada, sem forma e tristonha........

e
Glauco Bastos30/06/2007 02:59
Amigo Luciano,

Me tire uma dúvida, a casuarina suporta bem uma poda drástica, tem boa recuperação e brotação ? Qual o substrato ideal ?
Abraços.
EBREO30/06/2007 08:52
substrato
Glauco, Eu uso 60% de areia e terra comum de jardinagem! Ela e uma planta muito rustica, encontrada em quase todo pais! Tem preferencia por lugares quentes e secos , porem suporta climas umidos. Att. Luciano.
Glauco Bastos30/06/2007 15:24
Amigo Luciano,

Na realidade eu tenho uma casuarina já ha algum tempo sem saber o que fazer com ela e sem ter coragem de fazer uma poda mais drástica em função de não saber a reação de retorno, agora que vc me tranquilizou vou fazer uma poda bem drástica e quando estiver brotando irei fazer o transplante para um outro vaso para posteriormente entrar com uma adubação orgânica pesada.
Mais uma vez obrigado pelas orientações, acho que sou o cara que mais te explora neste fórum, rsrsrs.
Abraços fraternos.
EBREO30/06/2007 15:31
adubaçao
Glauco, Tenha cuidado na adubaçao, mesmo organica!!! Va de maneira homeopatica!!! Poda drastica, utilize as estacas que sobraram para fazer novas mudas! Att. Luciano.
Ferreira30/06/2007 22:54
Ângulo charmoso
Luciano

Como disse o Alexandre, esta casuarina tem uma excelente base e você consegui restarurar a copa com arte. Mesmo sem ter sido solicitado, eu sugeriria como frente aquela da foto que você aparece podando com a tesoura, pois dá ao mesmo tempo visão do belo nebari, do tronco inteiro com sua parte viva e do shari "felino" que desce do grande jin. O galho passando por trás para o lado sem ramagem é um grande charme adicional deste ângulo.
EBREO01/07/2007 09:23
angulo
Ferreira< Eu nao havia visto , com atençao , este angulo! Tai uma nova opçao de frente! Terei ainda que aprender a afinar a madeira, deixo a ponta muito grossa! Valeu!!!! Att. Luciano.