Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pinheiro Negro

Minotauro08/06/2007 17:00
Pinheiro Negro
Olá Bonsaístas de plantão!!! Estou com duas mudas de pinheiro negro de aproximadamente 3 anos de idade oriundas do Nipon Bonsai. No dia 21 de maio de 2007, reenvasei no escorredor de macarrão com substrato na seguinte proporção: 40% de Pedriscos; 40% de Tijolo Moído; 5% de Areia e 5% de Humus de minhoca. Tá legal esse substrato?? Acho bastante drenante.

Acontece que as pontas de suas agulhas estão secando. É normal acontecer isso???

Agradeço a atenção.
Minotauro.
nickyfury08/06/2007 21:54
bonsai
Como tá o frio em sua região? 😲

Ao reenvasar, voce lavou as raízes e eliminou toda a terra anterior, ou manteve tudo e apenas acrescentou o substrato que preparou para preencher o espaço vazio do escorredor?

Hulmus de minhoca em pinus para quê? Isso é bom para hortaliças, digam o que quiserem. 😲

Adubação só após 45 dias transcorridos desde o primeiro dia do reenvase. Antes disso, é risco. 😲
Minotauro08/06/2007 23:21
Meu caro nickyfury, agradeço pelas dicas, mas quero esclarecer que sou apenas iniciante nessa arte de bonsai e sei que tenho muito a aprender.

Bom! Qt ao tempo aqui no Rio, está bastante frio. Pelo menos para nós daqui q somos acostumados aos 40ºC. Está variando entre 15 a 25 graus de temperatura.

Ao reenvasar eu apenas desbastei o torrão. Não eliminei a terra nem ao menos cheguei a lavar as raízes. Li em outro artigo que lavar as raízes dos PN não é bom.

Meu caro, vc pode ainda e dar uma dica de adubação???
ais uma vez agradeço por td!
Minotauro.
nickyfury09/06/2007 01:27
bonsai
Desculpe-me, mas tambem sou um aprendiz, eternamente aprendendo e tornando a aprender, pois esse é o melhor caminho para tornarmo-nos alunos sagazes e aprendizes vorazes. 😄

Creio que, em decorrencia dessa queda na temperatura, talvez possa estar aí a chave para explicar a razão da queima nas pontas das folhas dos pinus. 😄

Quanto a adubação, eu uso torta de mamona+farinha de osso, durante um período, alternando com osmocote, adequando da melhor maneira possivel, para não faltar nutrientes para meus pinus, que estão todos, exceto tres, em crescimento e desenvolvimento. 😄

Nas mudas formadas a partir de semente, que agora estão atingindo o terceiro ano, tenho aplicado adubo liquido somente. 😄
Minotauro09/06/2007 09:59
Valeu nickyfury! Foi de grande valia suas dicas.
Abraços!
Minotauro.