Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Areia - qq tipo serve?

kgodoyb09/06/2007 11:14
Areia - qq tipo serve?
Oi, pessoal

Gostaria de esclarecer uma dúvida. No substrato vcs recomendam colocar areia (dependendo da espécie. No meu caso, jabuticabeira e romã) de rio e tudo... e vi por aí que a granulação seria em torno de 3mm.
Acontece q não acho destas areias mais grossas, só acho de construção. Tem problema eu usar destas mais finas?

[s],
Kelly
_newbe09/06/2007 13:47
A areia que uso é essa mesmo de construção (areia LAVADA, o nome. não é saibro nem areia saibrosa!!!!!!)

Nas lojas eles teêm várias granulometrias. compre a maior que tiverem!

Se possível, passe a areia numa peneira fina, tipo essas de cozinha (alguns chamam de peneira de fubá). A parte que passar pela peneira (mais fina) você despreza. Use somente a parte que ficar nela (a mais grossa).

Dica: No momento da aquisição da areia nas lojas do ramo, se possível, observe onde esta fica acondicionada. Pode ser que seja armazenada junto a cal, cimento, ou outros produtos que poderia prejudicar sua planta.

Sucesso!
Felipe09/06/2007 16:40
amigo kgodoyb

eu utilizo areia de cachoeira sem peneirar, na verdade qdo vou coletar uso um escorredor de macarrão para tirar do fundo da cachoeira. Agora se é dificil é pra vc retirar nas cachoeiras, pode comprar em lojas de aquário areia. Nestas lojas estas areias tem otimas granulometrias.
kgodoyb10/06/2007 10:07
obrigada pelas dicas, era isso q eu precisava saber 🙂

abraços a todos,

Kelly