Hegbert13/06/2007 23:15
Transplante de muda de pinheiro
Acabei de comprar uma muda de Pinus thumbergii com 3 anos. Como ela veio em um vaso muito pequeno, estou pensando em transplantá-la para um maior. É recomendável ou devo aguardar para o final do inverno?
Alcides Junior14/06/2007 07:31
Eu costumo fazer o transplante logo começe a dormência da planta, ela esta com a fase metabolica parada, isto diminui o stress e quando vierem as temperaturas um pouco mais altas indicando o inicio da primavera e ela iniciar o seu processo metabolico já estará prontinha para se desenvolver.
Hegbert14/06/2007 09:33
Época para transplante
Caro Junior,
Isto significa dizer que a época é apropriada, isto é, se estamos para iniciar o inverno, posso fazer o transplante em razão da fase de dormência da planta que está para se iniciar.
Obrigado pela sua resposta e um grande abraço.
Hegbert
Curitiba-PR
nickyfury16/06/2007 15:25
bonsai
Hegbert, antes de fazer o transplante, é aconselhável dar um tempo à planta para que ela se aclimatize em seu novo, digamos, habitat. Voce reside em Curitiba/Pr. Sua planta veio de algum viveiro de sua cidade ou de São Paulo? Há que termos certos cuidados, pois as vezes nos esquecemos dessa particularidade e perdemos nossas plantas em razão de nossa ansiedade e pressa em estar adequando determinado tipo de trabalho nesse sentido. 😲
Lembre-se: ao retirar a planta do vaso, não remova a terra toda em que ela está plantada. Prefira antes remover o vaso, mantendo o substrato em que está plantada, colocando-a numa bacia maior, se é seu desejo, acrescentando mais material inogarnico: pedrisco, caco de telha, terra granulada esteril. 😲
Isso por que junto com a terra que sua planta está imersa, há fungos chamados micorrizas que trabalham em parceria com as raízes, contribuindo sobremaneira para seu sustento e sobrevida. Ao eliminarmos esse material, podemos estar enfraquecendo a planta, e só nos aperceberemos disso muito lá na frente, quando as primerias aciculas começarem a secar sem nenhuma razão que justifique. 😲
Hegbert16/06/2007 21:41
Caríssimo Nickfury,
Novamente gostaria de agradecê-lo pela sua excelente orientação como a que me passou sobre pinçagem. São dicas realmente muito valiosas e que nos dão segurança nessa nossa caminhada inicial. 😄
Valeu!!! ❗
Grande abraço.
Hegbert
zigfreud3317/06/2007 12:16
Amigo, como vc adquiriu a planta agora e ela esta em um vaso muito pequeno, realemente o ideal é passa la pra um vaso maior ou um escorredor, para que a planta se desenvolva mais rápidamente! Faça o seguinte tirei a planta do vaso onde ela esta e a plante em seu novo vaso, mas não mexa nas raizes, isso fará com que a planta não se estresse e nem precise de nenhum cuidado extra.
Hegbert17/06/2007 20:00
Valeu Thiago!
Obrigado pela dica!
Hegbert