Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

simpaku

Isaias14/06/2007 12:20
simpaku
Boa tarde.esta planta esta com um tipo de fungo no qual não consigo definir se é bom ou ruim ,peço que opinem.

grato

Wilson Fracassi14/06/2007 14:34
Isaias,

Em minha opinião isto que você chama de fundo é apenas liquêm e musgo. Na verdade me parece que seu shimpaku esta com ácaro, por isso dessa aparência meio pálida e com poucas brotações. Outro fator que me chama a atenção é o solo. Os shimpakus não toleram solos enxarcados, isto na maioria das vezes termina com podridão de raízes. De qualquer maneira faça o seguinte : pulverize seu shimpaku com enxofre (Dymy ou Kumulus), faça aplicações semanais por pelo menos 1 mês. Para isto proteja o solo para que o enxofre não atinja o mesmo. Pulverize à vontade, enxarque ele de enxofre , pois os ácaros ficam por baixo e no meio das folhas e aplicações superficiais podem não atingi-los. Junto a isto diminua a rega, regue apenas quando o solo estiver ligeiramente seco, e deixe sua planta exposta diretamente ao sol por pelo menos 6 horas diárias. Acredito que isto ajurará.
Alcides Junior14/06/2007 16:23
Amigo, vc pode pegar uma escovinha de aço e fazer a escovação antes de passar o enxofre, eu tinha alguns exemplares com liquêm e fiz isto. Agora passo cauda bordalesa as vezes como prevenção.
Wilson Fracassi14/06/2007 17:05
Junior

Retirar o líquem pode ser uma opção, ou até mesmo gosto pessoal, agora estes não fazem mal algum à planta.
Alcides Junior14/06/2007 17:51
Caro Wilson, lí uma vez que o liquêm se alimenta da seiva da planta, prejudicando a mesma, por isso retiro. A reportagem estaria errada?
Wilson Fracassi15/06/2007 08:24
Junior,

Não tenho base para afirmar se a reportagem que você se refere estaria errada, longe disso. Mas, pelo conhecimento que tenho e que li sobre liquens consta que os mesmos são uma Associações mutualísticas entre fungos e algas, as Hifas (Fungos) revestem e protegem as células das algas , formando um conjunto homogêneo, quase como um organismo.

- As algas clorofiladas, realizam fotossíntese, produzindo nutrientes para os fungos. Os fungos, entretanto, absorvem água com muita facilidade dos locais nos quais estão, contribuindo para a hidratação das algas. Ou seja é uma simbiose independente do meio em que crecem. Caso eles se alimentassem da seiva das plantas não cresceriam em rochas, troncos mortos e nos mais diversos locais em que vivem. Um outro dado importante é que os liquens são um indicador da qualidade do ar, ou seja, são incapazes de crescerem e se reproduzir em ambientes poluidos. Mas vale a pena agente pesquisar. Se puder poste esta reportagem a que se refere.
nickyfury16/06/2007 11:32
bonsai
Concordo plenamente com as excelentes colocações do bonsaista Wilson. E, se isso o incomoda, os liquens, a melhor maneira de elimina-los é com a escovação sugerida. 😄

Para melhorar o visual das acículas e recuperar o verde exuberante caracteristico da espécie, o ideal é fazer a aplicação do fungicida indicado, que irá eliminar realmente o que está prejudicando sua planta: acaros e fungos. 😄
Isaias16/06/2007 13:00
A todos abrigado ,ja estou pondo em praticas as sugestões,em breve postarei a evolução.

Grato.