Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Bonsai 2007 mais Internacional

Ricardo Paiva14/06/2007 23:59
Bonsai 2007 mais Internacional
Olá amigos, navegando na net, me deparei com um site que na home tem um grande destaque para o evento de Ribeirão Preto.
Parabéns para os organizadores.

http://www.albek-bonsai.dk/

Abraços
bergson15/06/2007 01:12
Ricardo,

É uma felicidade para todos nós, inclusive no Blog do Morten ele fala sobre o evento, as plantas, as pessoas e futuro do bonsai no Brasil.

Veja o link:

http://knowledgeofbonsai.org/morten_albek/

Transcrevo também o que escreveu no Blog:

I had the pleasure travelling to Ribeirão Preto in Sao Paolo, Brazil, in late May. Kind Mario A. G. Leal hosted the Bonsai 2007 event focusing on Shohin-bonsai. As head demonstrator at this event I had the privilege to work on some very good material. The Shinpaku Juniper presented for me I must admit looked extremely difficult at first, but after a closer examination it proved very talented.

I found the fellow Brazilian demonstrators very enthusiastic, and also very talented. There really are some potential in South America. Furthermore the growing season is very long which makes it possible to shorten the time reaching results by almost the half of what is needed here in Northern Europe. Japanese black pines and the Shinpaku juniper grows very good under this hemisphere, allthough the big differences of climate must be taken into account, Brazil stretching over an enormous area, from cold south to hot north regions.

Four hour of works later, assisted by Charles White, a talented Brazilian bonsai artist, it was possible to present a future good and powerful looking cascade bonsai in Chuhin size (app. 45 cm high), assisted by another work done at the same time, a native Brazilian Cherry, Cerejeira. Also a number of Shohin-bonsai I styled for some participants, giving me good training and the fun of styling some native species I normally do not get my hands on. In the evening good talks, local music jazzed by Mario, his son brother and friends made this week in Brazil a very good one.

Thank you Mario my friend, Bergson, Charles, family, friends and all you enthusiastic and nice people participating in the event, for the pleasant stay.

Parabéns a todos!
Angela Fernandes15/06/2007 01:22
Alô crianças !!!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂

VIVA NÓS !!!!!!!!!!

SOMOS AGORA INTERNACIONAIS !!!!!!!!!!

Parabéns DOM MÁRIO e parabéns à todos os expositores !!!!!!!!!

E parabéns à todos que puderam participar !!!!!!!!!!

Abraços DOM BERGSON

e
bergson15/06/2007 06:28
Minha Querida Amiga Ângela,

Realmente todo o esforço em difundir a arte bonsai está aos poucos surtindo um pequeno efeito.

É gratificante ver que Morten se sentiu bem entre nós, que estava entre amigos e que viu que tem potencial para o desenvolvimento desta arte neste País Continental Brasil.

Agora quanto ao título é apenas privilégio de Mário Alberto, sou o fiel escudeiro deste reino.!ha,ha,ha,.. 😂 😮ops: 😂 😮ops:
EBREO15/06/2007 08:13
evento
Amigos, Eu reclamei das nativas , porem o Morten Albek, focou as mesmas no seu ensaio!!! Ficou demais!!! Charles White, abalou com as Caliandras e Jaboticabas!!! Att. Luciano.
Charles15/06/2007 19:04
Re: evento
Oi Luciano...

Foi muito bom ver o quanto Morten gostou de nossas nativas... 😉
Pena ele não ter podido, por restrições fitossanitárias internacionais, levar algumas das nossas nativas e divulgá-las por lá!... 😢 😂
Ainda assim, estava estampado no rosto dele o prazer em trabalhar com algumas delas no Bonsai 2007!... 😉

Agradeço muito os comentários que voce tem feito sobre minhas plantas e, acredite, me são muito motivadores!... 😉

Um grande abarço,
Charles
bergson15/06/2007 19:18
Charles,

Ao menos presentei o Morten com algumas sementes, quem sabe ele consegue as cultivar.

Fiquei imensamente feliz por todos os elogios que são direcionados a você, pois é justo e certo o seu reconhecimento.
Leo16/06/2007 10:00
Charles e Bergson,

Vcs agora podem entender a minha previsão de futuro.Explicando melhor,quando o Charles me convocou(acho que eu me ofereci 😮ops: )para ajuda-lo na desfolha da Jabu e eu entreguei minha câmera a alguem para registrar o fato é por que eu sabia que o cara ia ficar famoso internacionalmente,só não sabia que ia ser tão rápido.
E não sei se vcs se lembram que falei no evento que aquela tarde só tería os "gringos" se apresentando MORTEN ALBEK, CHARLES WHITE E BERGSON BROWN

um grande abraço
Leo
bergson16/06/2007 10:28
Meu caro amigo Léo,

Me lembro bem de sua previsão sobre os demonstradores gringos.

Com certeza você é baiano, já prevê até o futuro. Já tem uma segunda profissão, a arte bonsai ajuda até a descobrir novos dons! ha,ha,ha 😂

PS.: Já acertei tudo para a minha viagem a Bahia, um congresso em Porto Seguro, é sacrifício mas em prol do conhecimento aguento. Na segunda passo os detalhes para você.
nickyfury16/06/2007 11:02
bonsai
Bergsom, esse congresso parece ser interessante. É relativo a Bonsai ou a Mel? 😲
bergson16/06/2007 11:08
Nicky,

Desta vez é sobre abelhas/mel, mas vou aproveitar e visitar nosso amigo Léo e ver as belezas que ele esconde de todos nós.
nickyfury17/06/2007 05:51
bonsai
Bergsom, os baianos estão escondendo tesouros naquelas bandas!!! 😂 😂

O Leo, como voce sabe, parisiense puro sangue, certamente guarda a sete chaves na chacara dele plantas e mais plantas. Lembre-se de ocultar a camera fotografica e gravar o visual para podermos apreciar depois aqui no forum, o que é que o baiano tem. 😂 😂 😂
Leo17/06/2007 21:21
Grande amigo Nick,por favor não crie muitas expectativas para o Grande Bergson,o que so contribuiia para aumentar sua decepção ao ver minhas humildes mudas.Mas vai ser um grande prazer receber o amigo alagoano cá por essas bandas,assim como, será quando tivermos a honra de ser visitados pelo ilustre represenante do planalto central.
Um grande abraço,
Leo
Angela Fernandes18/06/2007 22:24
Alô crianças !!!!!!!!!!! 😂 😂 😂

Grande Leo, meu amigo, lembro bem das suas palavras e você acertou em cheio !!!!!! Todos internacionais !!!!!!!!

Bergson que sacrifício ir até a Bahia !!!!!!!!!!

Toma cuidado, coma acarajé frio !!!!!!!!!!!!

Fotografe as belezuras que o Leo possui e depois nos mostra, tá ????

e
bergson18/06/2007 23:23
Minha querida Ângela,

Simplesmente adoro pimenta, então na Bahia estou em casa.

Para aprender temos de fazer todo o tipo de sacrifício, a máquina já está pronta para registrar tudo!!!
Edmilson19/06/2007 12:57
E olha que foi a primeira vez do cara
Charles este é o cara, de primeira e já se tornou internacional...

Todos nos sabemos o quanto o caminho é longo ate chegar a este nível. Parabens Charles foi um excelente demostração, e so lembrando foi a primeira de muitas outras que virão.

Aguardo seu retorno a respeito de como germinar acer.

Abração

Edmilson
Charles20/06/2007 10:34
Oi pessoal...

Bergson, muito legal que voce tenha dado sementes de nativas ao Morten!... De quais espécies?...
Amigo, agradeço muito seus comentários elogiosos e tenha a certeza que me estimulam muito... valeu mesmo!.... 😉

Amigo Leo...
Claro que lembro qdo vc se referiu aos "gringos".. e acertou em cheio... êta nominhos enjoados!... 😂 😂
Eu citei em algum tópico por aqui, sobre a grande ajuda que recebi dos amigos do nordeste nas defolhas tanto da jabu como da calliandrinha.... voce na jabu... Sergivaldo, Rejane e Luis Galvão na calliandra... Tive um privilégio de poucos ai ter a ajuda de tal elenco!.... foi ótimo..🙄 😉

Abraços a todos...
Charles
Charles20/06/2007 11:57
Re: E olha que foi a primeira vez do cara
Oi Edmilson, tudo bem?

Amigo, é ótimo saber que voce gostou de minha apresentação!... 😉
Seus comentários são muito gentis, gratificantes e motivadores para mim!... valeu demais... 😉
Pode estar certo que, ao apresentar, eu mais aprendi que ensinei!!!... 😲 😉

Sobre a germinação de acer, estive visitando o sítio da Regina Suzuki após o Bonsai 2007 e ela me falou como faz germinar sementes de acer miyassama... e é algo mais ou menos assim...

1- Embala as sementes maduras e secas em jornal, coloca num saco plástico e mantém na geladeira (congelador, não freezer), por 3 meses.
2- Decorridos os 3 meses, retira as sementes do congelador e as coloca em água em temperatura ambiente por 24 horas.
3- Decorridas as 24 horas na água, planta as sementes em substrato próprio. As sementes são apenas colocadas sobre o substrato e recobertas com uma camada muito fina, apenas para fixá-las no lugar.

Sei que é uma forma muito resumida e sem detalhes, mas eu vi o resultado no local! ... 🙄 😉
Ela me mostrou o processo, desde como as sementes estavam embaladas e mantidas no congelador, até as pequenas mudinhas já em vasinhos individuais, em pleno sol!

Tudo isto foi com sementes de acer miyassama, mas penso que, como princípio, deva se aplicar as demais variedades de acer...

Minha unica experiência foi tentar, por várias vezes, fazer germinar as sementes do miayssama, direto da planta ao plantio, sempre sem sucesso...claro!!!... 😮ops: 🙄 😂

Abraço,
Charles
Edmilson20/06/2007 21:50
Muito obrigado
Muito obrigado pelo retorno. Agora quero adquirir sementes de varias especies, sei que minha região (Ribeirão Preto), não é nada própria para esta planta, mas sinto uma verdadeira atração por sua beleza.

Quanto a sua apresentação, simplismente foi fantastica e ao mesmo tempo muito didática.
Não é sem motivos que conseguiu todos méritos e elogios.
Devo agradecer também pelo excelente trabalho de interprete durante todo evento.

No bonsai todos nos estamos em constante aprendizado, e ao mesmo tempo somos professores.
Contamos com sua presença nos futuros eventos.

Abraço

Edmilson
Charles22/06/2007 10:55
Re: Muito obrigado
Oi Edmilson...

Pessoalmente acho que o acer tridente e miyassama podem ir bem aí em Ribeirão. Quanto aos demais, de fato tenho duvidas!.... 🙄

Gentis mesmo seus elogios... valeu muito!...

Abraço,
Charles