Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Serissa

Minotauro15/06/2007 22:20
Serissa
Ajuda com essa serissa. Após dois meses no escorredor podei. Está certo?

Minos.
nickyfury16/06/2007 11:23
bonsai
Aproveite agora, então, para aramar e estilizar a planta, escolhendo a melhor opção, em seu entendimento, para conduzi-la. 😄 Como está, poderá ser estilizada em qualquer dos estilos propostos, guardadas poucas restrições, é claro, mas o principal é que seja algo de seu agrado. 😄 (há bonsaistas que repudiam ou não gostam de cascata, p.ex.)
mziede16/06/2007 11:24
Amigo é bom vc deixar ela se desenvolver bem a ai sim vc vai pensando no estilo q vc quer ...
nickyfury16/06/2007 14:07
bonsai
Desculpe, colega. Mas se voce esperar muito, ficará dificil, depois, aramar visando definir um estilo. 😲

A um ditado popular que traduz isso bem: é de novinho que se torce o pepino. Galhos e troncos grossos, particularmente nessa espécie, costumam quebrar ao tentarmos moldá-los, via aramagem. Então, ao estar formando a estrutura via arame agora, o colega poderá, ao final do cultivo, ter sua planta devidamente estilizada, sem prejuizo de perda, seja de galho, seja de caule. 😄
mziede16/06/2007 15:09
Amigo...a Nick falou ta falado comece o trabalho de estilizaçao ...com certeza ela tem muito mais bagagem do q eu um mero aprendiz ...
Muito obrigado nick isso serve pra eu fazer o q vc falou com as minhas ....mais uma vez obrigado ...
nickyfury16/06/2007 17:23
bonsai
Amiga Mziede, creio que há um engano: sou homem. 😈
mziede17/06/2007 15:15
Desculpe pelo engano ...eu tambem sou homem ...kkkk
darkaso18/06/2007 19:54
Minotauro,

já que esta no escorredor não é uma boa ficar podando. Mas deve iniciar a esilização com aramação agora, como sugeru o Nicky. A poda da copa irá atrasar o engrossamento do tronco e galhos.

Dê uma olhada nos galhos que estão saindo no mesmo ponto. Parecem ser quatro com o tronco. Seria melhor escolher um para a curva e depois trabalhar mais galhos acima.

T+