calda sulfocalcica
IÊ BAISI18/06/2007 13:34
calda sulfocalcica
Ola pessoal do Forum
Estou precisando que alguem me passa a receita da calda sulfocalcica,com as porcentagem de cada produto e quantas vezes eu passo na madeira e como eu passo e que local eu coloco a planta,pode deixar ela no sol ? etc
Obrigado pela atenção
Eduardo de Mococa
Minotauro18/06/2007 14:47
Eu também tô precisando...
rodrigopessanha18/06/2007 15:57
ai vai a receita 100 gramas de CAL, 80 gramas de ENXOFRE e 1 litro de água. Ferva a agua adicione o cal, misture bem e adicione o enxofre depois q esfriar, peneire e coloque numa garrafa, eu passo uma demão e depois de 30 dias a segunda demão, eu naum achu muito aconselhavel deixar o bonsai em sol pleno.
valew abraço
IÊ BAISI18/06/2007 16:03
VALEW ,muito obrigado
vc chega a passar quantas vezes no bonsai
rodrigopessanha19/06/2007 15:44
eu passo duas vezes, no maximo três...
Edmilson19/06/2007 17:51
tem mais
A receita de calda e diversas outras esta na página principal do atelier do bonsai na seção como fazer.
Abraço
Edmilson
lbmaker19/06/2007 19:02
O grande problema é encontrar cal virgem (ja que o pra pintura nao serve), pois o cal virgem é considerado produto de risco ja que pode ser utilizado na confecção de esplosivos.
Aki em BH não encontrei em lugar nenhum pra vender cal virgem.... o enxofre é facil, mais o cal...
Se alguem souber onde encotra o cal me avise por favor.
Até mais....
Edmilson19/06/2007 19:20
Não sabia
Aqui em Ribeirão encontro com facilidade. Mas não vou fazer bomba não rssssssss
Abraço
Edmilson
marçal lemos pereira19/06/2007 19:45
ola
Acredito que voce encontre cal, nas lojas de construção pois e usado em algumas pinturas , ok?
Edmilson19/06/2007 20:43
É cal Virgem mesmo
Vou aproveitar e comprar amanha, antes que o pessoal tire de venda
abraço
Edmilson
lbmaker19/06/2007 21:27
Re: ola
marçal lemos pereira escreveu:
Acredito que voce encontre cal, nas lojas de construção pois e usado em algumas pinturas , ok?
É o que eu disse, só se encontra cal de pintura, não é o memso usado para fazer a calda, o cal virgem não é encontrado por aki (pelo menos perto da minha casa).
Até mais...
marçal lemos pereira19/06/2007 22:55
oi
Bme nu tnho certeza mas acho que é o mesmo, é cal virgem sim ,pergunte ao cara so pra vc ter certeza , ok?
RedOak19/06/2007 23:03
Vale lembrar que algumas especies sao alergicas ao enxofre, ou ao cobre. Fiquem atentos! 😉
GIULLIANO CARNEIRO19/06/2007 23:45
Pessoal, uma dúvida.
Depois de pronta, a calda pode ser guardada por quanto tempo?
lbmaker20/06/2007 00:15
Re: oi
marçal lemos pereira escreveu:
Bme nu tnho certeza mas acho que é o mesmo, é cal virgem sim ,pergunte ao cara so pra vc ter certeza , ok?
Justamente perguntando o vendedor que obtive estas informações, ele que me explicou essa parada do explosivo e tal....
RedOak escreveu:
Vale lembrar que algumas especies sao alergicas ao enxofre, ou ao cobre. Fiquem atentos!
Isso eu não sabia.... quais plantas não aceitam o enxofre?
GIULLIANO CARNEIRO escreveu:
Depois de pronta, a calda pode ser guardada por quanto tempo?
Li em algum lugar que ela pode ser guardada por cerca de 10 anos, mais não axo que tenha validade, sinceramente nao sei...
Até mais....
IÊ BAISI20/06/2007 07:28
cal
Pessoal, esse cal virgem não e o mesmo cal para construção civil,eu acho que e o mesmo, unica coisa de diferença que ele deve ser um pouco mais fraco,acho que faz o mesmo efeito,este cal que eu estou dizendo e aquele saco de 20 kg ou não?
marçal lemos pereira20/06/2007 09:15
oi
E tambem acho que é o mesmo , era usado antigamente nas cercas de fazendas e hoje em dia também e bem comum isso, em pinturas de postess de madeira em algumas cidades de interior.
Edmilson20/06/2007 21:30
Validade
Não sei informar sobre validade, mas já me falaram que tem de proteger da luminosidade
Utilize uma embalagem escura
Edmilson
adriano paes20/06/2007 22:06
E o enxofre???Onde se acha pra comprar???
Edmilson20/06/2007 22:20
Varios lugare
Principalmente em farmacia de manipulação e em casa de fertilizantes.
Seman passada encontrei no Leroy Merlyn
Abraço
Edmilson
mziede22/06/2007 13:23
Aki na minha cidade foi dificil encontrar o cal ...entrei en contato com uma firma q mexe com gesso ai eles me deram um pouco ...
Pessoal façam isso procure o pessoal q trabalhem com gesso ....
abraço.
fabioso23/06/2007 17:09
Olá,
Cal virgem é o mesmo que óxido de cálcio = CaO
cal apagada é o hidróxido de cálcio = Ca(OH)2
Na presença de água a cal virgem se torna cal apagada:
CaO + H2O-> Ca(OH)2
Então, se a calda usa água em algum momento a cal virgem se tornará cal apagada.
Nesse processo a única diferença do uso dos dois tipo de cal está relacionado com a quantidade. A cal virgem é mais "leve" que a cal apagada, ou seja, preciso de menos massa de cal virgem pra ter o mesmo efeito que usando cal apagada.
Pra cada quilo de cal virgem você precisará de 1kg e 320 g de cal apagada para ter o mesmo efeito...