Olá Amigos,
Lendo esse tópico percebi o quanto é importante respeitar e saber principalmente julgar e interpretar os pontos de vistas de cada um e acima de tudo um trabalho de bonsai de uma outra pessoa.
Por natureza nós temos a característica de defender o que acreditamos e achamos certo se muito refletir sobre o outro lado.
Gostaria de expor minas observações e visões lançando duas perguntas para que vocês possam refletir sobre o assunto, lembrando que não procuro ofender e muito menos desrespeitar a visão pessoal de ninguém, gostaria muito mais de poder participar do fórum de forma ativa, mas me questiono muito a respeito de postar algum tópico e ser mal interpretado.
Será que o Hidaka tem esta estrutura como definitiva?
Não seriam esses galhos baixos de sacrifício? Sendo removidos após o tronco atingir um diâmetro específico?
O pouco que posso comentar sem desrespeitar a confiança e carinho expresso pelo Sr. Hidaka que considero não um mestre de bonsai, mais sim como um amigo e principalmente um senhor de idade que merece o meu devido respeito e consideração. Posso dizer o que pinheiro em questão infelizmente passou por um bom tempo sem cuidados e atenção do próprio Sr. Hidaka por problemas familiares que são desnecessários comentário de minha parte, assim perdendo muito de sua forma original e principalmente do objetivo buscado.
Sempre que possível pude participar de evento com ele e sempre via ela tocar na mesma tecla, remover os galhos baixos quando o diâmetro desejado fosse atingido, assim expondo melhor o nebari e tachiagari do bonsai.
Hoje os novos trabalhos em seu viveiro se destacar dos dessa época, pinus como cerca de 1/4 a 1/5 da idade dos pinheiros da mesma leva do citado no inicio do tópico, possuem o troco de 3 a 4 vezes mais grosso e da mesma altura, sendo que ainda tem muitos galhos baixos para ajudar a forma o troco e fechar algumas cicatrizes, trabalhos similares são visto nos viveiro de Pinheiro no Japão.
Já é possível visitar o viveiro do Sr.Hidaka em Atibaia e poder ver pinheiros praticamente finalizados nos vasos sem esse galhos baixos, são maravilhosos.
Essa foto não e do Sr.Hidaka, mas e uma boa representação da ideia.
Sobre as regras e proporções, e muito mais fácil questionar e pensar de forma radical do que poder pensar um pouco mais com a cabeça aberta, eu estudo na medida do possível com o que temos acessível a nível de informação disponível da escola japonesa, eu pessoalmente vejo as proporções não como regras rígidas e cruéis, mais sim como uma grande ferramenta, pois são diretrizes a serem seguidas, que são estudos observados nas mais belas formas de árvores velhas e trazidas de uma forma simples e pratica para o Bonsai, assim conseguindo facilmente atingir os objetivos buscados no bonsai. ( Talvez seja um bom assunto para um tópico: Quem são e quais as proporções da Escola Japonesa)
Costumo brincar muito com os meus alunos iniciantes, o bonsai como qualquer arte possui padrões e normas predeterminadas, como por exemplo a pintura aquarela, não adiantar eu usar uma outra técnica de arte e pintura e depois querer que seja reconhecida como uma aquarela, simplesmente não é aceita em lugar algum, pois estaria criando uma nova arte. “Querer usar o nome de uma arte já existente para fazer outra coisa, e ilógico “.
Gostaria que todos vissem isso como a minha visão do bonsai, não tenho o intuito de desrespeitar muito menos confrontar ninguém com a minha opinião.
O Fórum pode tornar-se uma grande ferramenta para podermos crescer lado a lado no bonsai e principalmente para unirmos os bonsaistas em nosso País.
Abraço a todos,