Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Out of ta Rules

12
darkaso20/06/2007 21:40
Acredito que todos teremos o porque de seguir regras, diretrizes, normas ou o que quer que se denonomine, ou não. A única regra ou o que quer que seja, não se pode negar ou quebrar no bonsai é PACIÊNCIA!!

Mas com certeza veremos bonsai modelado através de regras que o criador conseguiu naturalidade, outras não. E veremos bonsai modelado sem regras que o criador conseguiu naturalidade e outras não. Alguns tem sensibilidade para dar a naturalidade, outros não.

Não é apenas a técnica que garante isso, também a sensibilidade e claro, experiência. Aos poucos nos posicionamos na nossa filosofia ocidental, que tem a mania de fazer as coisas como melhor nos convém, e vamos nos aperfeiçoando, por vezes mais do que nossas plantas, e assim vamos melhorando, aprendendo, ou não, depende de cada um, vamos indo.

Abraços a todos e parabéns pela discussão que teve um bom nível.
joaoporto21/06/2007 00:49
Olá pessoal,

O amigo Castro resumiu bem o meu posicionamento, se alguém pretende romper regras é imprescindivel primeiramente que as conheça e as domine. Isto é o aprendizado da arte. Não se rompe regras que não se conhece, senão não haveria nada a ser rompido.

um abraço
EBREO21/06/2007 12:19
remorso
Amigos, estou com remorsos, nao devia ter posto este topico!!! Nao era minha intençao ! Acho que estou perdendo o senso de´profundidade e sintetizaçao!!! Aqui eu afirmo e confirmo minha mais sincera admiraçao por nosso maior mestre! E que toda vez que observo uma planta dele a altura dos olhos, a unica frase que me vem a mente e : Genial!!!!Genial!!! Genial!!! Att. Luciano.
JUSTO VERÍSSIMO21/06/2007 12:41
VARIOS PONTOS
OLÁ
FILHOS, QUE BOM QUE TEMOS COISAS EM COMUM.
CONCORDO EM VÁRIOS PONTO COM TODOS, MAS FUI MAL ENTENDIDO DE CERTO MODO.
NÃO COMPAREI A ARTE BONSAI A OUTRA ARTE E SIM COMO SENTIMOS COISAS NOVAS HOJE E ELES SENTIRAM NAQUELA ÉPOCA.
SIGO REGRAS E QUEBRO REGRAS, EMBORA ACHE QUE AS TÉCNICAS SÃO MAIS IMPORTANTES E SE CONFUNDEM COM AS REGRAS, E TAMBÉM PREFIRO A PACIÊNCIA COMO RESSALTADA NO ATELIERDOBONSAI COMO A ÚNICA.
APENAS ME EXPRESSEI SOBRE NÃO DEIXAR QUE SEGUIR REGRAS ELITIZEM A ARTE, E APARTEM PESSOAS DE PRATICAREM/TEREM BONSAI.
ASSIM ESTAREMOS TODOS JUNTOS COMO FAMILIA DE BONSAISTAS COM RESPEITO PELOS NOVOS E SUAS NOVAS IDÉIAS QUE MAIS TARDE SE ESTIVEREM INCORRETAS ELES VERÃO AO MEDITAREM NO CAMINHO E NÃO SÓ NO OBJETIVO AO NOSSO LADO. OS ORIENTAIS TRATAM OS OUTROS ASSIM AO CUMPRIMENTAR, COMO SE ELES FOSSEM SUPERIORES, SEM IMPORTAR SE SÃO REALMENTE, O TRATAR É O IMPORTANTE. ASSIM, JUNTOS NOS DIVERTIREMOS E JUNTOS CRESCEREMOS.
ÓTIMOS TEXTOS PESSOAL
LUCIANO, VOCÊ NÃO CRIOU POLÊMICA NÃO, FIQUE TRANQÜILO.
joaoporto21/06/2007 14:59
Olá Luciano,

Não fique com remorssos essas discussões a meu ver são positivas e instigam as pessoas a aparecerem, desde que respeitadas as R E G R A S 🙂 de convivência pacífica e harmoniosa, todo movimento traz mais vida à arte, nós precisamos disso.

um abraço
Alcides Junior21/06/2007 15:21
vhobus escreveu:
Ok...
Viva la libertè!
Adiós

Valdir, vc se retirou do fórum ou só deste tópico? percebi que até o seu avatar não tem mais foto ❗
fabianoscosta21/06/2007 17:35
Gente, gostei muito q o Luciano, mesmo sem nenhuma intenção, tenha postado algo q nos leve de novo à essa discussão, pois para mim parece que foi o complemento, e com exemplos, da última, só que a diferença é que está sendo muito mais elucidatória e educativa, com todo o respeito de todos com todos.

E digo mais, essa planta do Hidaka é uma aula, para bons entendedores...

Grande abraço
Fabiano
Ricardo RFA21/06/2007 22:13
Fala Pessoal... é muito difícil eu postar algo por aqui....leio muito mais que escrevo.

Mas após ler tudo isso e a opinião de todos vocês, acho que pela minha visão, o assunto pode ser visto de outra forma.

É facil perceber que este pinheiro é do Sr. Hidaka, mesmo eu que o vi apenas uma vez na vida e vi as plantas dele ao vivo tb apenas 1x ao vivo. O resto apenas pela internet. Todos sabem que ele adora essa planta e sem sombra de dúvida é um mestre em trabalha-las
Sr. Hidaka é fantástico... para mim realmente um mito! Bom demais!

Agora eu pergunto:

Será que se esse pinheiro ou se fosse outra planta, que fosse um pouco mais difícil identificar o criador, seria tão ovacionado assim por "fugir das regras"?

Será que não haveria opiniões ou sugestões de melhoria para esta planta?

É indiscutível a beleza deste bonsai. Eu particularmente prefiro bonsais com copa mais cheia. É um gosto pessoal meu.

Mas se seu "criador" fosse o Zé da esquina, e vocês não conhecessem nenhum outro trabalho dele, apenas uma única planta....seria tão "genial" assim e impassível de melhora?

Acredito que falta um "pouco" mais de personalidade e "atitude" para assumirmos nossas plantas.

Não digo que somos melhores ou piores que ninguem... somos nós mesmo... se a planta não tem estilo "conhecido" e agrada a quem fez. Isso basta.

Porém acredito também que as regras SÓ devem ser ignoradas após serem conhecidas e muito bem trabalhadas.
As regras mostradas em livros são para nos ajudar, nos guiar e principalmente nos ensinar.

É muito dificil se não raro, uma pessoa totalmente alheia as regras e conceitos, fazer algo tão belo.

Complicado né?

Abraços a todos

Ricardo Andrade
Antonio Castro22/06/2007 14:26
Olá a todos

Dentro da mesma linha/segmento que o Caro Luciano colocou como exemplo, o Bonsai criado pelo Sr/Sensei/Mestre Hidaka...., para quem gosta (como eu) e, caso ainda não se tenham cruzado com estes link´s, aqui vai...espero que seja do vosso agrado 😉

http://www.shohin-bonsai.ne.jp/auction/auction2006/html/auction06_1.htm

http://bonsai-master.com/shopping/07.06.18.htm

http://bonsai-master.com/Owner/Owner-m.htm

A irresistível beleza dos "Shohin" 😉 🙂 😄

Cptos.

Castro
JUSTO VERÍSSIMO22/06/2007 15:21
MARAVILHOSOS
RAPAZ, MARAVILHOSOS!
...NO WORDS!
fabianoscosta22/06/2007 18:16
Show Castro, todos acompanham esta linha...

Abraço
Fabiano
EBREO22/06/2007 20:04
beleza
Castro, Te agradeco por estes exemplos de beleza. Att. Luciano.
Fernando Magalhães22/06/2007 20:51
Olá Amigos,

Lendo esse tópico percebi o quanto é importante respeitar e saber principalmente julgar e interpretar os pontos de vistas de cada um e acima de tudo um trabalho de bonsai de uma outra pessoa.

Por natureza nós temos a característica de defender o que acreditamos e achamos certo se muito refletir sobre o outro lado.

Gostaria de expor minas observações e visões lançando duas perguntas para que vocês possam refletir sobre o assunto, lembrando que não procuro ofender e muito menos desrespeitar a visão pessoal de ninguém, gostaria muito mais de poder participar do fórum de forma ativa, mas me questiono muito a respeito de postar algum tópico e ser mal interpretado.

Será que o Hidaka tem esta estrutura como definitiva?

Não seriam esses galhos baixos de sacrifício? Sendo removidos após o tronco atingir um diâmetro específico?

O pouco que posso comentar sem desrespeitar a confiança e carinho expresso pelo Sr. Hidaka que considero não um mestre de bonsai, mais sim como um amigo e principalmente um senhor de idade que merece o meu devido respeito e consideração. Posso dizer o que pinheiro em questão infelizmente passou por um bom tempo sem cuidados e atenção do próprio Sr. Hidaka por problemas familiares que são desnecessários comentário de minha parte, assim perdendo muito de sua forma original e principalmente do objetivo buscado.

Sempre que possível pude participar de evento com ele e sempre via ela tocar na mesma tecla, remover os galhos baixos quando o diâmetro desejado fosse atingido, assim expondo melhor o nebari e tachiagari do bonsai.

Hoje os novos trabalhos em seu viveiro se destacar dos dessa época, pinus como cerca de 1/4 a 1/5 da idade dos pinheiros da mesma leva do citado no inicio do tópico, possuem o troco de 3 a 4 vezes mais grosso e da mesma altura, sendo que ainda tem muitos galhos baixos para ajudar a forma o troco e fechar algumas cicatrizes, trabalhos similares são visto nos viveiro de Pinheiro no Japão.

Já é possível visitar o viveiro do Sr.Hidaka em Atibaia e poder ver pinheiros praticamente finalizados nos vasos sem esse galhos baixos, são maravilhosos.

Essa foto não e do Sr.Hidaka, mas e uma boa representação da ideia.

Sobre as regras e proporções, e muito mais fácil questionar e pensar de forma radical do que poder pensar um pouco mais com a cabeça aberta, eu estudo na medida do possível com o que temos acessível a nível de informação disponível da escola japonesa, eu pessoalmente vejo as proporções não como regras rígidas e cruéis, mais sim como uma grande ferramenta, pois são diretrizes a serem seguidas, que são estudos observados nas mais belas formas de árvores velhas e trazidas de uma forma simples e pratica para o Bonsai, assim conseguindo facilmente atingir os objetivos buscados no bonsai. ( Talvez seja um bom assunto para um tópico: Quem são e quais as proporções da Escola Japonesa)

Costumo brincar muito com os meus alunos iniciantes, o bonsai como qualquer arte possui padrões e normas predeterminadas, como por exemplo a pintura aquarela, não adiantar eu usar uma outra técnica de arte e pintura e depois querer que seja reconhecida como uma aquarela, simplesmente não é aceita em lugar algum, pois estaria criando uma nova arte. “Querer usar o nome de uma arte já existente para fazer outra coisa, e ilógico “.

Gostaria que todos vissem isso como a minha visão do bonsai, não tenho o intuito de desrespeitar muito menos confrontar ninguém com a minha opinião.

O Fórum pode tornar-se uma grande ferramenta para podermos crescer lado a lado no bonsai e principalmente para unirmos os bonsaistas em nosso País.

Abraço a todos,
darkaso22/06/2007 22:08
Fernando,

em poucas conversas que tivemos sobre o Hidaka você me apresentou justamente esse Hidaka que revela aos amigos. Realmente faz muita diferença esta colocação, já que podemos ter uma idéia de como o criador age e procura fazer suas plantas.

Como devemos nos lembrar, muitas vezes o autor sendo um viveirista comercial não consegue finalizar suas plantas, vendendo-as ao interesse do comprador. Com isso não podemos ver a história dela ser finalizada como ele idealizou, sendo continuada por outro autor.

T+
Campolina26/06/2007 21:08
Desculpem reacender o topico mas não resisti pela imagem que me veio à cabeça e que muitos devem lembrar também, que é a do próprio hidaka trabalhando um pinheiro destes:

"Quando esse grosso (aponta para o tronco), corta esse (aponta para o galho baixo)". 😄

Um abraço.
12